Elaboração e validação de curso sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenário de prática em atenção primária à saúde.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.65586

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Educação em Saúde

Resumo

A preocupação com o desenvolvimento de atividades de preceptoria nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde tem se tornado cada vez mais constante. O conhecimento das estratégias de ensino-aprendizagem pelos preceptores pode contribuir para o desenvolvimento dessas atividades. Este estudo objetivou elaborar e validar um curso na modalidade a distância sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenários de prática em atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo metodológico de elaboração e validação de conteúdo e semântica do curso. A coleta de dados ocorreu através de painel de respostas dos juízes, durante validação de conteúdo, quanto aos itens: objetivos, estrutura/apresentação e relevância e durante validação semântica quanto à clareza, objetividade e relevância, considerando a aparência do curso. Os dados foram analisados através do Índice de Validade de Conteúdo ≥ a 0,9 e do teste binomial para avaliar diferenças estatisticamente significativas entre a opinião dos juízes. Na validação de conteúdo, houve concordância superior a 90%, em todos os itens, com relação ao cálculo do IVC, do teste binomial e IVC Global igual a 1. Na validação semântica os valores de IVC individual apresentaram concordância superior a 90% em 11 dos 14 itens do questionário e 83% em 3 itens. O teste binomial apresentou concordância superior a 90% e IVC Global igual a 0,96. O protótipo do curso foi considerado válido pelos juízes quanto ao conteúdo e semântica, compondo três unidades pedagógicas, autoinstrucional, 100% on-line e disponibilizado no Repositório Digital e no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Biografia do Autor

Schirley Cristina Almeida Pereira, FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda, Especialista em Saúde Coletiva, Mestra em Educação para o Ensino na Área de Saúde. Atualmente é docente e coordenadora da Unidade Curricular: Integração Academia Serviço e Comunidade (IASC) da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO).

Reneide Muniz Silva, FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), mestrado em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (2002) e doutorado em Saúde Materno infantil na linha de pesquisa de Avaliação de Intervençoes em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - (IMIP 2015). Docente-pesquisadora e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem. Coordenadora do Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS) e a Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Perambucana de Saúde(FPS). Coordenadora e docente do módulo 'O Sistema único de Saúde e a Educação no Brasil' do Mestrado Profissional de Educação para o Ensino na área de Saúde, com sete dissertações concluídas e seis andamento. Tem experiencia em educação, planejamento e gestão em saúde, e atenção primária à saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Interprofissional e Práticas Colaborativas em Saúde da FPS.

Bruno Hipólito Silva, FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)

Graduado Sistemas para Internet, Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Atualmente é coordenador de Produtos Educacionais do IMIP Educa, plataforma de cursos online do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). Na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), exerce a função de coordenador de Educação a Distância, atua em projetos educacionais mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como na formação docente para utilização de tecnologias voltadas para os processos de ensino-aprendizagem. Atuou como coordenador de de Teleducação do Núcleo de Telessaúde de 2010 à 2022 e como coordenador e designer Instrucional no projeto de implantação da Telessaúde na Saúde Indígena do Imip de 2014 à 2021, coordenou a produção do Curso para Retirada de Órgãos para Transplante na modalidade EAD. Desde 2009 desenvolve atividades na área de tecnologias assistivas. Coordenador de divulgação científica do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Docente colaborador do Mestrado em Educação em Saúde e do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da FPS. Atua nas áreas de educação tecnológica, formação de tutores e autores para EAD, implantação de ensino à distância no âmbito corporativo e/ou ensino superior. Tem como especialidades e interesses as áreas de Tecnologias Aplicadas à Educação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Desenho Instrucional. 

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Pereira, S. C. A., Silva, R. M., & Silva, B. H. (2024). Elaboração e validação de curso sobre estratégias de ensino-aprendizagem em cenário de prática em atenção primária à saúde. Revista Sustinere, 12(1), 330–360. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.65586