O uso de ferramentas lúdicas no processo de formação dos discentes de Farmácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.65350

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ludicidade, Literatura de cordel, Encenação, Música

Resumo

Compreende-se que a formação do profissional de farmácia, parte do paradigma tecnicista, no qual suas competências são limitadas a comunicação formal e expositiva. A fim de mudar esse cenário, as instituições de ensino poderiam adotar metodologias lúdicas na formação de profissionais da saúde. Algumas dessas ferramentas como o teatro, literatura de cordel e músicas educativas podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é descrever as experiências na utilização desses recursos lúdicos por acadêmicos de farmácia em uma instituição de ensino. Trata-se de um estudo observacional, transversal, qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, no qual participaram 15 discentes do curso de farmácia. O projeto foi submetido à apreciação pelo CEP e a pesquisa só se iniciou após a emissão do parecer consubstanciado favorável, CAAE 45708621.4.0000.8267. Os dados obtidos nas entrevistas foram verificados seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Minayo, na qual as falas são categorizadas e organizadas em sessões. Constatou-se com esse estudo, a importância da utilização de ferramentas lúdicas no processo de ensino aprendizagem, a valorização desse método pelos estudantes e a maior facilidade na absorção dos conteúdos para os participantes. No entanto, apenar das vantagens apontadas, observa-se que ainda são insipientes as estratégias de implantação de ferramentas lúdicas no processo de formação dos discentes de farmácia.

Biografia do Autor

Manoel Augusto Freitas Santos

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Colegiado de Farmácia (CFARM).

Angely Anny de Castro Alencar

Enfermeira, Mestre pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGEXR - Univasf)

Rafael Pedro de Souza Nascimento, Univasf

Graduando da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Colegiado de Medicina (CMED).

Raimunda Pereira da Silva

Pedagoga, Mestre, Doutoranda da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT).

Braz José do Nascimento-Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Cirurgião-Dentista, Doutor, Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Colegiado de Farmácia (CFARM); Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGEXR); Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e Coordenador do Grupo de Estudo em Plantas Medicinais e Atividades Lúdicas na Educação em Saúde (GEPALES Vale).

Referências

ALMEIDA, C.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso [online], v. 11, n. 3, p. 5-25. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457324278. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

ALMEIDA, L. P. V. G.; FERRAZ, C. A. Políticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 1, p. 31–35, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/55qr3jpvtHhBMcCp5ZjHjYb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

BARROS, A. S. M.; RAMOS, L. V. R.; DOLABELA, M. F. Atividades recreativas entre estudantes de farmácia: relato de experiência do programa de educação tutorial. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 27212-27220, 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/26516/21020. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

BRANDÃO, M. F. B. O.; DIAS, Y. S. A.; SANTANA, A. C.; et al. Farma Game: jogo de tabuleiro para promoção do uso racional de medicamentos. Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde, p. 182-190. 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8226. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

BRASIL. República Federativa da União. Lei no 13.021, DE 8 DE AGOSTO DE 2014. Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Diário Oficial da União., 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13021-8-agosto-2014-779151-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

CABRAL, C.; PITA, J. R. História Farmácia, Sinopse da Cronologia, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 (Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, p. 1–21, 16 jan. 2015. Disponível em: https://www.uc.pt/ffuc/patrimonio_historico_farmaceutico/publicacoes/catalogosdeexposicoes/catalogo_sinopse.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

CASAGRANDE, V.; SPADELLA, M. A.; CHAGAS, E. F. B.; et al. Construção e validação de material educativo sobre tratamento farmacológico da Leucemia Mieloide Crônica. Revista Sustinere, v. 9, n. 2, p. 731-745, jul-dez. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/sustinere/article/view/55657/41094. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257–263, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/gJHVSgz4PNT6DJd5zNbdYMv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

JESUS, E. M. S.; SANTOS, D. V.; VIEIRA, M. L. C.; et al. Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em Farmácia: Um estudo piloto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 1, p. 621-639, out./2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9921/6799. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

LEMOS, S. M.; NETO, M. U.; SILVA, F. V.; et al. QUALIDADE E RELEVÂNCIA SOCIAL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: para o controle social, duas faces da mesma questão. 1. Ed. Porto Alegre, RS : Editora Rede Unida, 2022. 121 p. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Livro-Qualidade-e-relevancia-social-da-formacao-profissional-em-saude-para-o-controle-social-duas-faces-da-mesma-questao.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

LUCHESI, B. M.; LARA, E. M. O.; SANTOS, M. A. Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4667/6/4%20-%20GUIA%20PR%C3%81TICO%20DE%20INTRODU%C3%87%C3%83O%20%C3%80S%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20DE%20APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

LUCKESI, C. C. Ensinar, Brincar e Aprender. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 5, p. 131–136, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2466/2033. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

MARTINS, G. A.; DOMINGUES, O. Estatística geral e aplicada. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

MASTEY, R. J. Simulação: Recursos do teatro em cursos de Medicina e Enfermagem. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Artes – CEART, Florianópolis - PR, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_raquel_julio_mastey.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

NARDELLI, G. G.; GAUDENCI, E. M.; GARCIA, B. B.; et al. Perfil dos alunos ingressantes dos cursos da área da saúde de uma Universidade Federal. Revista de Enfermagem e atenção à saúde [Internet], v. 2, n. 1, p. 3-12. 2013. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/405. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

NASCIMENTO-JÚNIOR, B. J.; MENEZES, T. V.; MOURATO, M. G. S.; et al. Educação em saúde de adolescentes escolares nas formas expositivas e lúdicas: Drogas e DST. Revista Cereus, v. 8, n. 2, p. 1-21, mai./ago. 2016. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1132/455. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

NASCIMENTO-JÚNIOR, B. J.; SANTOS, M. A. F.; DIAS, D. M. F.; et al. LUDARTE: Educação em saúde de estudantes de escolas rurais e urbanas através do teatro popular, músicas educativas e literatura de cordel. Espetáculo teatral: O amor é a resposta (e-book) – Petrolina, PE: Univasf, 2021. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/00001e/00001eb3.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

NEGRI, E. C.; MAZZO, A.; MARTINS, J. C. A.; et al. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, e2916, p. 1-10. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/QQxfsnbsqwYJCMmjRPp7xtB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

PAIM, M. R.; SANTI, N. R. O uso de paródias como ferramenta didática para o ensino de Ciências/Biologia. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 7, n. 2, p. 107-115, 2018. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/issue/view/64/15. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

PIMENTEL, A. G.; SPIEGEL, C. N.; MOREL, A. P. M.; et al. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS JOGOS DIDÁTICOS SOBRE AEDES AEGYPTI NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 285-304, 2021. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/395a/05608b551b810079184bbbd2f6964b6a4d3c.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

TEIXEIRA, L. H. O. A abordagem tradicional de ensino e suas repercussões sob a percepção de um aluno. Revista Educação em Foco, v. 10, p. 93-103. 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/08/009_A_ABORDAGEM_TRADICIONAL_DE_ENSINO_E_SUAS_REPERCUSS%C3%95ES.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

XAVIER, R. A. G. O uso de paródias em abordagens conceituais: vivência na formação inicial para a docência. Anais do Seminário Internacional de Educação Superior: formação e conhecimento, v. 7, n. 9, p. 26–28, 2014. Disponível em: https://uniso.br/assets/docs/publicacoes/publicacoes-eventos/anais-do-sies/edicoes/edu-formacao-professores/47.pdf. Acesso em: 16 de jan. de 2024.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Santos, M. A. F., Alencar, A. A. de C., Nascimento, R. P. de S., Pereira da Silva, R., & Nascimento-Júnior, B. J. do. (2025). O uso de ferramentas lúdicas no processo de formação dos discentes de Farmácia. Revista Sustinere, 13(1), 4–25. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.65350