Grupo de Orientação Familiar: Avaliação Processual do Programa por meio das Tarefas de Casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.64267

Palavras-chave:

Família, Tarefa de casa, Terapia cognitivo-comportamental, Avaliação de processo

Resumo

A técnica tarefa de casa é uma ferramenta considerada como um fator fundamental na prática de habilidades desenvolvidas na intervenção terapêutica. O presente estudo analisa o uso da técnica de avaliação processual – tarefa de casa –, oriunda da Terapia Cognitivo Comportamental, como fator de apoio para mudanças e/ou para o desenvolvimento de práticas parentais adequadas e habilidades sociais educativas parentais. A estratégia foi utilizada no Grupo de Orientação Familiar desenvolvido em um Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. O grupo foi composto por 07 familiares (com idades entre 20 e 47 anos), contando com quinze (15) encontros, cada um com um tema específico. Os instrumentos utilizados para a avaliação processual do programa foram: (a) Breve roteiro de entrevista semiestruturada, (b) Tarefas de casa, (c) Protocolo de Avaliação do Processo e (d) Supervisão de estágio. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que as tarefas de casa são ferramentas positivas no desenvolvimento e no aprimoramento de práticas parentais e de habilidades sociais educativas parentais dos participantes. Concluiu-se que o uso da estratégia tarefa de casa contribuiu para proporcionar a prática das habilidades parentais abordadas durante o programa.

Biografia do Autor

Bruna de Lima Camelo, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Pós-Graduanda em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro.

Jenniffer Pires da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, Rio de Janeiro.

Patricia Lorena Quiterio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia - UERJ e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UERJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Desenvolvimento Socioemocional, Inclusão e Habilidades Sociais - @ladis.uerj  

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Camelo, B. de L., Silva, J. P. da, & Quiterio, P. L. (2024). Grupo de Orientação Familiar: Avaliação Processual do Programa por meio das Tarefas de Casa. Revista Sustinere, 12(1), 264–284. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.64267