Características do transtorno do espectro autista e sua influência na aprendizagem: uma revisão integrativa

Autores

  • Isabela Barreiros Pinheiro Lima Programa de Pós- graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3389-7961
  • Paula Prestrelo Costa Martins Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2912-291X
  • Iracema Campos Cusati Programa de Pós- graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4812-8412
  • Rita di Cássia de Oliveira Angelo Professora adjunta do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Serra Talhada e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE Campus Petrolina, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1694-1927

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.63902

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, aprendizagem, linguagem, habilidades sociais, educação

Resumo

Considerando que o processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se às características do estudante, conjectura-se que estratégias pedagógicas de intervenção educacional direcionadas à escolarização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) implicam que docentes devem conhecer as características do TEA para o adequado manejo da aprendizagem desses estudantes. Este estudo de revisão buscou compilar pesquisas de intervenção que abordam a relação entre as características clínicas do TEA e dificuldades na aprendizagem. Para tanto, realizou-se revisão integrativa da literatura, com abrangência temporal entre 2014-2020 e uso dos descritores autism spectrum disorder, language, learning, stereotyped behavior. Incluiu-se artigos completos em inglês, disponíveis nas bases de dados PubMed e SciELO; referentes a pesquisas de intervenção com crianças com TEA em idade escolar. Excluiu-se estudos de revisão, relatos e série de casos; duplicados ou fora da temática. Foram selecionados 8 artigos. Em relação às características do TEA, 5 estudos abordaram déficit de linguagem; 2 estudos, dificuldades nas habilidades sociais e 1 estudo, déficit na comunicação social. Verificou-se que as características clínicas do TEA mais abordadas são os déficits na comunicação social, na linguagem e na interação social. Os padrões restritos e repetitivos de comportamento não configuram como objeto de estudo, constituindo uma lacuna de conhecimento quanto ao impacto dessas características no ensino-aprendizagem. Salienta-se a ressignificação da prática docente diante da neurodiversidade em sala de aula, especialmente quanto às características inerentes ao TEA e seus respectivos estilos de aprendizagem. Este conhecimento deve subsidiar a prática docente em benefício da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Isabela Barreiros Pinheiro Lima, Programa de Pós- graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia (2004 ) e pós graduada em Desenvolvimento Infantil pela UNIVASF; especialista em Motricidade Oral com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia; especialista em Distúrbios da Fala e Linguagem; aprimoramento em Analise do Comportamento Aplicada (ABA) em Transtorno do Espectro Autista; associada ao Método Therapy Taping. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina sob a orientação Dra. Rita di Cassia de Oliveira Angelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências - GEPIN. Atualmente é fonoaudióloga clínica e fonoaudióloga - Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Disfagia, Motricicidade Oral e linguagem, transtorno do espectro autista e na área de educação inclusiva.

Paula Prestrelo Costa Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco(2002). Atualmente é Educadora do Physio Pilates.

Iracema Campos Cusati, Programa de Pós- graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2021). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional da UPE e em Educação Matemática e Tecnológica (PPGEdumatec) - Mestrado e Doutorado da UFPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Rita di Cássia de Oliveira Angelo, Professora adjunta do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Serra Talhada e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE Campus Petrolina, PE, Brasil.

Rita di Cássia de Oliveira Angelo é Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2014); Mestre em Anatomia Patológica pela UFPE (2004); Especialista em Morfologia Humana pela UFPE (1999) e Graduada em Fisioterapia pela UFPE (1997). Atualmente é Professora Adjunta no Colegiado de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Serra Talhada; Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, atuando na linha de pesquisa Educação, meio ambiente e saúde; Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS), atuando na linha de pesquisa Estudos interdisciplinares aplicados à promoção da saúde, prevenção e controle de doenças. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Neurociências - GEPIN. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisas Multicampi Garanhuns da Universidade de Pernambuco. Atua nas áreas Neurociências; Neuroeducação e Educação em Saúde; Anatomia Humana e Cinesiologia; Métodos e Técnicas de Avaliação; Exercícios Terapêuticos. Desenvolve pesquisas nos temas: dor, transtornos de humor, neuroeducação e educação em saúde. 

Referências

ALVARES, Gail A.;CHEN, Nigel TM.; NOTEBAERT, Mentiras,; GRANICH, Joana; MITCHELL, Ciara; WHITEHOUSE, Andrew JO . Brief social attention bias modification for children with autism spectrum disorder. Autism Research, v. 12, n. 3, p. 527-535, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/aur.2067>. Acesso: 27 ago. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

ARAUJO, Aloisio. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.

AZAD, Gazi; MANDELL, David. S. Concerns of parents and teachers of children with autism in elementary school. Autism, v.20, n. 4, p.435–441, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361315588199>. Acesso em: 27 jun 2021.

BAIXAULI, Inmaculada; ROSELLÓ, Belén; BERENGUER, Carmen; MIRANDA, Ana. Perfiles en comprensión lectora y en composición escrita de niños con autismo de alto funcionamiento. MEDICINA (Buenos Aires), v. 80, n. Supl II, p. 37-40, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802020000200009>. Acesso em: 13 mar.2021.

BEFI-LOPES, Debora Maria; PEREIRA, Ana Carulina Spinardi; BENTO, Ana Carolina Paiva. Representação fonológica em crianças com distúrbio específico da linguagem (DEL). Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v.3, n.22, p.305-310, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-56872010000300025>. Acesso: 17 nov. 2021.

BRADY, Nancy; STOKE, Holly L.; BUSHNEL, Paige; BARKER, Michael R.; SAUNDERS, Kate; DANIELS Debby; FLEMING, Kandace Investigating a multimodal intervention for children with limited expressive vocabularies associated with autism. American journal of speech-language pathology, v.24, p. 438-459, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-0093>. Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva; FLORES, Eileen Pfeiffer; BARROS, Romariz da Silva; SOUZA, Barbosa Alves de. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102.3772e3424>. Acesso em: 03 mar. 2021.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Caller Rangel de; MAGALHÃES, Suellen Lessa. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em revista, v. 36, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698214220>. Acesso em: 22 nov 2021.

CAPOVILLA, Fernando C.; PRUDÊNCIO, Érica R. Teste de vocabulário auditivo por figuras: normatização e validação preliminares. Avaliação Psicológica, v.5, n.2, p.189-203, 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 22 nov.2021.

CAVACO, Nora. Autismo: desafio do novo século In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

CHANG, Ya-Chih; SHIH, Wendy; LANDA, Rebecca; KAISER, Ann; KASARI, Connie. Symbolic play in school- aged minimally verbal children with autism spectrum disorder. Journal of autism and developmental disorders, v.48, n. 5, p. 1436-1445, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10803-017-3388-6>. Acesso em: 26 jul.2021.

CUNNINGHAM, Alisson. B.; SCHREIBMAN, Laura. Stereotypy in autism: The importance of function. Research in Autism Spectrum Disorders, v.2, n.3, p. 469–479, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rasd.2007.09.006>. Acesso em: 17 set 2021.

DANIELS, Jena; HABER, Nick; VOSS, Catalin; SCWARTZ, Jessey; TAMURA, Serena; FAZEL, Azar; KLINE Aaron; WASHIGTON, Peter; PHILLIPS, Jennifer; WINOGRAD, Terrey; FEISTEIN, Carl; WALL, Dennis P. Feasibility testing of a wearable behavioral aid for social learning in children with autism. Applied clinical informatics, v. 9, n. 1, p. 129, 2018. Disponível em: https://doi.org/ 10.1055 / s-0038-1626727. Acesso em: 27 ago 2021.

DI REZZE, Briano; ROSENBAUN, Peter; ZWAIGENBAUM, Lonnie; HIDECKER, Mary Jo Cooley; STRATFORD, Paul; MARTA, Primos; CAMDEN, Chantal; MARIA, Lei. Developing a classification system of social communication functioning of preschool children with autism spectrum disorder. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 58, n. 9, p. 942-948, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/dmcn.13152>. Acesso em: 10 out 2021.

DIAS, Natália Martins; GOMES. Cristiano Mauro Assis; REPPOLD, Caroline Tozzi; FIORAVANTI- BASTOS, Ana Carolina Monnerat; PIRES, Emmy Uehara; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues; GOTUZO, Alessandra. Investigação da estrutura e composição das funções executivas: análise de modelos teóricos. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 17, n. 2, p. 140-152, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2021.

FRIEDMAN, Laura; STERLING, Audra. A review of language, executive function, and intervention in autism spectrum disorder. Seminars in speech and language, v.40, n.4, p. 291-304, 2019. Disponível em: <https://doi.org/ 10.1055/s-0039-1692964>. Acesso em: 27 nov.2021.

GOODWIN, Matthew S.; ÖZDENIZCI, Ozan; CUMPANASOIU, Catalina; TIAN, Peng; GUO, Yuan; STEDMAN, Amy; PEURA, Cristina; MAZEFSKY, Carla; SIEGEL, MATTHEW; ERDOĞMUŞ, Deniz; IOANNDIS, Stratis Predicting Imminent Aggression Onset in Minimally Verbal Youth with Autism Spectrum Disorder Using Preceding Physiological Signals. Proceedings Of The 12Th Eai International Conference on Pervasive Computing Technologies For Healthcare, [S.L.], p. 201-207, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/3240925.3240980>. Acesso: 02 out.2021.

GRAHAME, Victoria; BRETT, Denise; DIXON, Linda; MCCONACHIE, Helen; LOWRY, Jessica; RODGERS, Jacqui; STEEN, Nick; COUTEUR. Managing repetitive behaviours in young children with autism spectrum disorder (ASD): pilot randomised controlled trial of a new parent group intervention. Journal of autism and developmental disorders, v. 45, n. 10, p. 3168-3182, 2015. Disponível em:< https://doi.org/10.1007/s10803-015-2474-x>. Acesso em: 26 jul.2021.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GROSSI, Vitor Gabriel Ribeiro; GROSSI, Breno Henrique Ribeiro. O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares: uma revisão de teses e dissertações. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 12-40, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p12-40>. Acesso: 28 fev 2021.

GUERRA, Barbara Trevizan; ALMEIDA- VERDU, Ana Claudia Moreira; PESSENDA, B.; ALVAREZ, Maria Fernanda Cazo. Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Psicologia Revista, v. 27, n. 2, p. 377-400, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400>. Acesso em: 27 ago.2021.

JONES, Elizabeth K.; HANLEY, Mary; RIBY, Deborah M. Distraction, distress and diversity: Exploring the impact of sensory processing differences on learning and school life for pupils with autism spectrum disorders. Research in autism spectrum disorders, v. 72, p. 101515, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rasd.2020.101515>. Acesso em: 15 set. 2021.

KAMPS, Debra; THIEMANN-BOURQUE, Kathy; HEITZMAN- POWELL, Linda; SHWARTZ, Ilene; ROSENBERG, Nancy; MASON, Rose; COX, Suzanne. A comprehensive peer network intervention to improve social communication of children with autism spectrum disorders: a randomized trial in kindergarten and first grade. J Autism Dev Disord, v. 45, n. 6, p.1809-24, 2015. Disponível em:< <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25510450 >. Acesso em: 26 jul.2021.

KASARI, Connie; SMITH, Tristam. Interventions in schools for children with autism spectrum disorder: Methods and recommendations. Autism, v. 17, n. 3, p. 254–267, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361312470496>. Acesso em: 31 out.2021.

KASARI, Connie; DEAN, Michelle; KRETZMANN, Mark; SHIH, Wendy; ORLICH, Felice; WHITNEY, Rondalyn; LANDA, Rebecca; LORD, Catherine; KING, Bryan. Children with autism spectrum disorder and social skills groups at school: a randomized trial comparing intervention approach and peer composition. J Child Psychol Psychiatry, v. 57, n. 2, p. 171-179, 2016. Disponível em: . Acesso: 31 out. 2021.

LAMPREIA, Carolina. Os enfoques cognitivista e desenvolvimentista no autismo: uma análise preliminar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 111-120, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prc/a/ZSzZ3LMzyndLWhBHh9hJjJJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso: 01 nov.2021.

LANDA, Rebecca. Early communication development and intervention for children with autism. Mental retardation and developmental disabilities research reviews, v. 13, n. 1, p. 16-25, 2007. Disponível:

<https://doi.org/10.1002/mrdd.20134>. Acesso em: 31 out. 2021.

LOPATA, Christopher; THOMEER, Marcus L.; RODGERS, Jonathan D.; DONNELLY, James; MCCDONALD, Christin A.; VOLKER, Martin A.; SMITH, Tristram H.; WANG, Hongyue. Cluster randomized trial of a school intervention for children with autism spectrum disorder. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, v. 48, n.3 p. 1-12, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/15374416.2018.1520121>. Acesso em: 12 jul.2021.

LU, Haoyang; PENGLI, Li; FANG, Jing; YI, Li. The Perceived Social Context Modulates Rule Learning in Autism. Journal of autism and developmental disorders, v. 49, n. 11, p. 4698-4706, 2019.

Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31446524/>. Acesso em: 12 ago. 2021.

LUCAS, Rebeca; NORBURY,Courtenay Frazier. Making inferences from text: it’s vocabulary that matters. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v.58, p. 1224–1232, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1044/2015_JSLHR-L-14-0330>. Acesso em: 06 jul.2021.

LUCAS, Rebeca; THOMAS, Louisa; NORBURY, Courtenay Frazier. Can children with autism spectrum disorders learn new vocabulary from linguistic context? Journal of autism and advelopmental disorders, v. 47, n.7, p. 2205-2216, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10803-017-3151-z>. Acesso em: 06 jul.2021.

MÁLAGA, Ignacio; LAGO, Raquel Blanco; FERNÀNDEZ, Antonio Hedrera; ÁLVAREZ- ALVAREZ, Nelly; OREÑA-ANSONERA, Virginia Ainhoa; BAESA-VELASCO, Monica. Prevalence of autism spectrum disorders in USA, Europe and Spain: Coincidences and discrepancies. Medicina, v. 79, n. Suppl 1, p. 4-9, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30776272/>. Acesso em: 04 mai. 2021.

MANDELL, David; STAHMER, Aubyn; SHIN, Sujie; XIE, Ming; REISINGER, Erica; MARCUS, Steven, C. The role of treatment fidelity on outcomes during a randomized field trial of an autism intervention. Autism: the international journal of research and practice, v. 17, n. 3, p. 281-295, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361312473666>. Acesso: 2 nov. 2021.

MORGAN, Paul L.; FARKAS, George; HILLEMEIER, Marianne M.; HAMMER, Carol S.; MACZUGA, Steve. 24-month-old children with larger oral vocabularies display greater academic and behavioral functioning at kindergarten entry. Child Development, v.86, n.5, p.1351-1370. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/24698163>. Acesso em: 20 ago 2021.

OSWALD, Tasha M.; BECK, Jonathan S.; IOSIF, Ana- Maria; MCCAULEY, James B.; GILHOOLY, Leslie J; MATTER, John C.; SOLOMON, Marjorie. Clinical and cognitive characteristics associated with mathematics problem solving in adolescents with autism spectrum disorder. Autism Research, v. 9, n. 4, p. 480-490, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/aur.1524>. Acesso em: 27 ago. 2021.

PARSONS, Lauren; CORDIER, Reinie; MUNRO, Natalie; JOOSTEN, Annette. The feasibility and appropriateness of a peer- to- peer, play-based intervention for improving pragmatic language in children with autism spectrum disorder. Int J Speech Lang Pathol, v. 21, n. 4, p. 412-424, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/17549507.2018.1492630>. Acesso em: 16 set. 2021.

PEDRUZZI, Cristiane Monteiro; ALMEIDA, Cássia Heloíse Alcino. O jogo simbólico na intervenção fonoaudiológica de crianças com transtorno do espectro autístico. Distúrbio da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 242-251, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-242-251>. Acesso em: 16 set. 2021.

PELLECCHIA, Melaine; CONNELL, James E.; KERNS. Connor M.; XIE, Ming; MARCUS, Steven, C.; MANDELL, David S. Child characteristics associated with outcome for children with autism in a ischool-based behavioral intervention. Autism, v.20, n.3, p.321-329, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361315577518>. Acesso: 16 set. 2021.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PEREIRA, Lorena David; CANAL, Claudia Patrocinio Pedroza; CORREA, Monica Cola Carielo Brotas; RICARDO, Lorena Santos. Perspectiva e Estratégia Materna ante a Comunicação da Criança com Transtorno do Espectro Autista. Pensando Famílias, [s. l], v. 23, n. 2, p. 208-222, dez. 2019. Disponível: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 nov. 2021.

PONCE, Joice Otávio; ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo. Estilos da Clínica, v. 24, n. 2, p. 342-357, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357>. Acesso: 18 fev. 2021.

REBELLO, Michelle Gitahy. Construção aprendizagem: uma abordagem neurobiológica. In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

REIS, Helena Isabel Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva; ALMEIDA, Leandro S. Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 22, n. 3, p. 325-336, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002>. Acesso em: 06 set. 2020.

RODRIGUES, Isabel de Barros; ANGELUCCI, Carla Biancha. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 545-555, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-35392018033904>. Acesso em: 31 jan. 2021.

ROSELLO, Belen; BERENGUER, Carmen; BAIXAULI, Inmaculada; COLOMER, Carla; MIRANDA, Ana. ADHD symptoms and learning behaviors in children with ASD without intellectual disability. A mediation analysis of executive functions. Plos one, v. 13, n. 11, p. e0207286, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1371/journal.pone.0207286>. Acesso em: 13 abr. 2021.

SANINI, Claudia; SIFUENTES, Maúcha; BOSA, Cleonice Alves. Competência social e autismo: o papel do contexto da brincadeira com pares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.29, n.1, p.99-105. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100012>. Acesso em: 31 jan.2021.

SANTOS, Vivian; ELIAS, Nassim Chamel. Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 465-482, 2018. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000500001>. Acesso em: 31 mai.2021.

SENGUPTA, Koyeli, LOBO, Leera, KRISHNAMURTHY, Vibha. Educational and Behavioral Interventions in Management of Autism Spectrum Disorder. Indian Journal Pediatric, v.84, n.1, p.61-67, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s12098-015-1967-0>. Acesso em: 31 mai.2021.

SILVA, Mirella Cassia da; ARANTES, Ana; ELIAS, Nassim Chamel. Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo. Psicologia em estudo, v.25, p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.43094>. Acesso em: 20 jul. 2021.

SUN, Ingrid Ya I.; VARANDA, Cristina Andrade; FERNANDES, Fernada Dreux. Stimulation of executive functions as part of the language intervention process ins children with autism spectrum disorder. Folia phoniatrica et logopaedica, v.69, p. 78-83, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1159/000479586>. Acesso em:12 jul. 2021.

TAMANAHA, Ana Carina et al. Atividade lúdica no autismo infantil. Distúrbios da Comunicação, v.18, n.3, p. 307-312, 2006. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/issue/view/817>. Acesso em: 15 set. 2021.

TEIXEIRA, Sirlândia. Estimulação cognitiva por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

TIRADO, Maria J.; SALDAÑA, David. Readers with autism can produce inferences, but they cannot answer inferential questions. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 3, p. 1025-1037, 2016. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26547920/>. Acesso em: 12 jul. 2021.

UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf >. Acesso em: 31 jan. 2021.

UZUN DE FREITAS, Maria Luisa de Lara. A evolução do jogo simbólico na criança. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 145-163, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n3/v15n3a13.pdf. Acesso em: 02 nov. 2021.

VENKER, Courtney E.; BEAN, Allison; KOVER, Sara T. Auditory–Visual Misalignment: A Theoretical Perspective on Vocabulary Delays in Children With ASD. Autism Res, v. 11, n. 12, p. 1621-1628, 2018. Disponível em:< https://doi.org/10.1002/aur.2038>. Acesso em: 02 nov.2021.

WELSH, Patrick; RODGERS, Jacqui; HONEY, Emma. Teachers' perceptions of Restricted and Repetitive Behaviours (RRBs) in children with ASD: Attributions, confidence and emotional response. Research in developmental disabilities, v. 89, p. 29-40, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.009.>. Acesso em:10 mar. 2021.

WESTERVELD, Marleen F.; TREMBATH, David; SHELLSHEAR, Leanne; PAYNER, Jessica. A systematic review of the literature on emergent literacy skills of preschool children with autism spectrum disorder. The Journal of Special Education, v. 50, n. 1, p. 37-48, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0022466915613593>. Acesso em: 10 mar 2021.

WUO, Andrea Soares. Educação de pessoas com transtorno do espectro do autismo: estado do conhecimento em teses e dissertações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil (2008-2016). Saúde e Sociedade, v. 28, p. 210-223, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170783>. Acesso em: 25 fev. 2021.

ZUANETTI, Patrícia Aparecida; SILVA, Katia da; PONTES- FERNANDES, Angela Cristina; DORNELAS, Rodrigo; FUKUDA, Marisa Tomoe Hebihara Características da prosódia emissiva de crianças com transtorno do espectro autista. Revista CEFAC, v. 20, n. 5, p. 565-572, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-021620182051718>. Acesso em: 27 ago. 2021.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

Lima, I. B. P., Martins, P. P. C., Cusati, I. C., & Angelo, R. di C. de O. (2023). Características do transtorno do espectro autista e sua influência na aprendizagem: uma revisão integrativa. Revista Sustinere, 11(1), 343–374. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.63902