Portfólio Reflexivo Eletrônico e a formação em saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.62702Palabras clave:
Educação à Distância, Aprendizagem, Avaliação Educacional, Portfólio.Resumen
Resumo: O portfólio reflexivo eletrônico (PRE) se revela como um recurso inovador de aprendizagem e avaliação, que facilita o desenvolvimento cognitivo e o pensamento crítico e refletivo. Assim sendo, analisa-se aqui a utilização do PRE na formação em saúde perante uma revisão integrativa de literatura, com objetivos específicos: identificar os cenários de uso PRE na formação em saúde; verificar os efeitos do PRE, enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação; e identificar as vantagens e desafios do PRE. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura (2011-2021). O levantamento bibliográfico foi realizado por meio eletrônico, via internet, na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Electronic Library Online, no mês de setembro de 2021. As categorias de análise foram formadas a partir do agrupamento dos aspectos recorrentes nos textos analisados com a síntese dos principais elementos de cada publicação. Ainda que as pesquisas acusem os benéficos da utilização do PRE para o processo educacional na área da saúde, considerando que o mesmo pode proporcionar a autonomia dos discentes, a reflexão sobre a trajetória pedagógica e profissional, a superação de aspectos cognitivos, a evolução decorrente da avaliação processual e formativa, a partir de narrativas críticas e singulares e de favorecer a relação afetiva entre aluno-professor e aluno-aluno, em prol do desenvolvimento de novos saberes e competências, percebe-se que o quantitativo de estudos sobre a temática ainda são inexpressivos.
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