Portfólio Reflexivo Eletrônico e a formação em saúde: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.62702

Palavras-chave:

Educação à Distância, Aprendizagem, Avaliação Educacional, Portfólio.

Resumo

Resumo: O portfólio reflexivo eletrônico (PRE) se revela como um recurso inovador de aprendizagem e avaliação, que facilita o desenvolvimento cognitivo e o pensamento crítico e refletivo. Assim sendo, analisa-se aqui a utilização do PRE na formação em saúde perante uma revisão integrativa de literatura, com objetivos específicos: identificar os cenários de uso PRE na formação em saúde; verificar os efeitos do PRE, enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação; e identificar as vantagens e desafios do PRE. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura (2011-2021). O levantamento bibliográfico foi realizado por meio eletrônico, via internet, na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Electronic Library Online, no mês de setembro de 2021. As categorias de análise foram formadas a partir do agrupamento dos aspectos recorrentes nos textos analisados com a síntese dos principais elementos de cada publicação. Ainda que as pesquisas acusem os benéficos da utilização do PRE para o processo educacional na área da saúde, considerando que o mesmo pode proporcionar a autonomia dos discentes, a reflexão sobre a trajetória pedagógica e profissional, a superação de aspectos cognitivos, a evolução decorrente da avaliação processual e formativa, a partir de narrativas críticas e singulares e de favorecer a relação afetiva entre aluno-professor e aluno-aluno, em prol do desenvolvimento de novos saberes e competências, percebe-se que o quantitativo de estudos sobre a temática ainda são inexpressivos.

 

Biografia do Autor

Milene Arlinda de Lima Mendes, Universidade Federal de Alagoas/Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning pela Universidade Nova Lisboa (UNL, 2017). Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2015), Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase na Facilitação de Metodologias Ativas de Ensino/Aprendizagem pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP-HSL, 2013), Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2011), Graduada em Sistema de Informação pela Faculdade de Alagoas pela Faculdade Estácio (2008). Pertenço ao quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), sendo que durante período de 2012-04/2021 exerci minha atividades laborais na Gestão de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES) da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEREVP), respondendo pelo Setor de Qualificação do Servidor (SQS). Atualmente vinculada a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual. Tutora do Curso de Habilitação em Tutoria da UFAL (2019), Tutora do Curso de Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica no Foco no Enfrentamento das Arbovirores do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS, 2018-2019),Tutora dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2014-2017), Tutora do Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da UFRGS (2016-2017), Docente do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (UFAL, 2016), Tutora dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Movimento da UFRGS (2014-2015), Tutora da Graduação em Secretaria Escolar (nas disciplinas Fundamentos e Práticas da EaD e Informática Aplicada à Educação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL, 2013-2015) e Docente do Curso de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde do IEP-HSL (2012-2013). Orientadora de TCCs do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON/ÁGORA) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (UFAL).

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Mendes, M. A. de L. (2023). Portfólio Reflexivo Eletrônico e a formação em saúde: uma revisão integrativa. Revista Sustinere, 11(2), 679–695. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.62702