Dimensões contextuais da política: análise da atuação do profissional de Educação Física no núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.62582

Keywords:

Atuação, Dimensões Contextuais, Profissional de Educação Física, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar as dimensões contextuais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica a partir da atuação dos Profissionais de Educação Física. Para tal, a pesquisa classifica-se qualitativa e descritiva. Como instrumentos de geração de dados foi utilizado entrevistas e aplicação de um questionário, cujas perguntas estavam relacionadas às dimensões contextuais da Teoria de Atuação (Ball, Maguire e Braun). Os atores sociais participantes desta pesquisa, foram 5 PEFs e o Gestor do NASF-AB. No contexto Situado, descrevem que seu ambiente de trabalho é a UBS e que sua demanda é o de entorno da UBS (bairro). No contexto profissional, ressaltam que a maioria das ações do PEF refere-se as ações do grupo de atividade física. Entretanto, salientam que existem outras funções, a saber: consultas compartilhadas, atendimentos domiciliares, acolhimento e reuniões. O contexto Material, aquele referente aos materiais utilizados na atuação pelo PEF, citam o uso de objetos de fácil acesso. Relatam que a Agente Comunitária de Saúde é um dos principais auxiliadores da sua prática. O último contexto, o externo, destacam que há parcerias público-privada, mas que são informais, necessitando oficializá-las. Os PEFs não relataram alguma pressão por atendimento ou por rapidez, apenas salientam que precisam inserir dados dos usuários na plataforma E-SUS. Por fim, espera- se que esta pesquisa possa auxiliar os profissionais atuantes nos NASF-AB no que tange a: atuação, funções, conceituações e trabalho interdisciplinar.

Author Biographies

Lucas Vitor Baumgärtner, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (2021). Graduado em Educação Física - Bacharelado (2019) e Educação Física - Licenciatura (2018) pelo Centro Universitário de Brusque. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/ FURB) e do Grupo de Estudo de Cultura Corporal do Movimento Humano (GECCMH/ UNIFEBE). Foi bolsista do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDE/ Licenciatura (UNIEDU) e bolsista do artigo 170 (UNIEDU) durante a primeira graduação. Foi tutor do PROESDE/ Licenciatura (UNIEDU) da Universidade Regional de Blumenau (2020-2021) e bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) durante o mestrado em Educação. Atualmente, trabalha como: Professor de Educação Física para a Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Brusque (SEME-SC) (colaborador na Coordenação Pedagógica), Professor de Educação Física para o Ensino Médio da Rede Estadual de Educação no município de Botuverá (SED-SC) e Treinador Físico (personal trainer). Tem experiência na docência para o Ensino Médio, Educação Infantil e para graduação nas áreas das Licenciaturas, em específico, nas disciplinas de: Orientação de estágio supervisionado, Orientação de estudos científicos, Iniciação Científica, Educação Física Escolar, Epidemiologia em Saúde, Esporte coletivo Voleibol, Recreação e Lazer, Políticas Públicas de Saúde e Educação, Didática e Metodologia de Ensino.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Foi Assessora Pedagógica da Pro-reitoria de Ensino (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Atualmente exerce as seguintes atividades : Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras; Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Pesquisa em Educação, Educação Superior, Docência Universitária, Licenciaturas, Políticas Curriculares, Internacionalização do Currículo.

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Published

2025-07-16 — Updated on 2025-07-29

How to Cite

Baumgärtner, L. V., & Heinzle, M. R. S. (2025). Dimensões contextuais da política: análise da atuação do profissional de Educação Física no núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. Revista Sustinere, 13(1), 542 – 558. https://doi.org/10.12957/sustinere.2025.62582