Coordenação Motora com Bola desenvolvida através do ensino sistematizado da capacidade de jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.61082

Palavras-chave:

Coordenação motora, estruturação, educação física escolar, escola básica

Resumo

A educação física escolar carece de estruturação de seus conteúdos. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da prática estruturada no ensino dos jogos para o desenvolvimento da coordenação com bola. A amostra foi composta por 326 escolares, divididos aleatoriamente em grupos controle (GC) e grupos experimental (GE) nos diversos anos da educação básica. Para medir a coordenação com bola utilizou-se do TECOBOL (teste de coordenação motora com bola) nos momentos pré e pós-intervenção. Houve 20 aulas de intervenção nos grupos experimentais com conteúdo sistematizado e estruturas, de observação nos grupos controle. Para a analisar as diferenças entre grupos e momentos utilizou-se teste t para amostra independentes, e entre os momentos de cada grupo utilizou-se o teste t para amostras pareadas. O Tamanho do Efeito foi calculado pelo dm de Cohen. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos dois momentos. O tamanho do efeito da prática estruturada se apresentou mais efetiva nos grupos experimentais, principalmente nos últimos anos da escola básica, aos 15 anos. Houve uma tendência de aumento da correlação da coordenação com bola e a idade com a prática continuada. A prática estruturada apresenta ganhos mais efetivos do que a prática sem um prévio planejamento.

Biografia do Autor

Kaísa Aparecida Campos Batista

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes - LAMEES

César Milagres Silva

Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Laboratório de Metodologia de Ensino dos Esportes - LAMEES

Marcella Campos Castro Velten, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós doutoranda em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES)

Siomara Aparecida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Educação Física da UFOP

Prs Doutorado em Ciências do movimento humano

Professora Associado III da EEFUFOP

Coordenadora do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (GRCREC e GEPAP)

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

Batista, K. A. C., Silva, C. M., Velten, M. C. C., & Silva, S. A. (2023). Coordenação Motora com Bola desenvolvida através do ensino sistematizado da capacidade de jogo. Revista Sustinere, 11(1), 39–55. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.61082