Qualidade de vida dos estudantes de 10 a 14 anos de Picada Café, Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.59912

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Kidscreen-52, Saúde, Crianças, Adolescentes

Resumo

Resumo: A qualidade de vida pode ser considerada como um fruto de ampla discussão interdisciplinar e multidimensional, está relacionada diretamente com a satisfação do sujeito, influenciada por todos os acontecimentos que permeiam o mesmo. Nesse sentido, buscou-se realizar um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, aplicando o questionário KIDSCREEN-52 que é caracterizado como de autorrelato aplicável a crianças e adolescentes saudáveis e com doenças crônicas entre os 8 e os 18 anos de idade. De maneira geral nas dimensões de sentimentos, autopercepção, autonomia e tempo livre, família e ambiente familiar, amigos e apoio social, provocação e bullying, apresentaram escores acima de 80, as dimensões de estado emocional, aspectos financeiros, ambiente escolar e escore total ficaram abaixo do escore de 80, chamando a atenção para a dimensão de saúde e atividade física que apontou a menor média dentre as variáveis estudadas. Nota-se que o maior desvio padrão foi encontrado na dimensão de aspectos financeiros, apontando a maior diferença entre os investigados. Em conclusão, a média de escore total representa que a população estudada possui uma boa percepção de qualidade de vida, isso porque quando comparados com a literatura os escores foram elevados.

Biografia do Autor

Diego Matheus Schaab, Universidade Feevale

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale (2018), é mestre (2020) e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma instituição. Pesquisa Qualidade de Vida e Inclusão, com o foco nos seguintes temas: aptidão física e qualidade de vida relacionada a saúde.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade, Crescimento Físico e Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

É doutora e mestre em Engenharia de Produção com enfase em Ergonomia (UFRGS). Fez especialização em Saúde e Trabalho (UFRGS/CEDOP), graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale (1997). Atualmente é professora/pesquisadora e do Programa (Doutorado e Mestrado) em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. E editora chefe da Revista Conhecimento Online, vinculada ao PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social, da Universidade Feevale. É lider do Grupo de Pesquisa em Design da Universidade Feevale. É avaliadora ad hoc do CYTED (Programa Iberoamericano De Ciencia Y Tecnologia para el Desarollo). É diretora da Qualivida Consultoria em Saúde Ltda. que presta serviços em ergonomia e qualidade de vida no trabalho. Coordena o Grupo Técnico Prevenção de LER/DORT da ABERGO. Integra o SISCEB - Sistema Certificação Ergonomista Brasileiro. Integra a diretoria do CMPCD - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo (RS) . É certificada como ergonomista pesquisadora na categoria Sênior e pesquisador pela ABERGO. É conselheira da FIERGS e participa do Grupo de Estudos do Ambiente de Trabalho - GEAT/CONTRAB - FIERGS. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, tecnologias assistivas, processo e organização do trabalho, gestão em saúde e segurança e qualidade de vida no trabalho. Atua com uma equipe de pesquisadores em design na projeção e prospecção de produtos de design inclusivo e Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência, acamados e idosos.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Schaab, D. M., Berlese, D. B., Renner, J. S., & Sanfelice, G. R. (2024). Qualidade de vida dos estudantes de 10 a 14 anos de Picada Café, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Sustinere, 12(1), 538–561. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.59912