Avaliação realizada por professores acerca do contexto universitário, do ensino e da aprendizagem na graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.59722

Palavras-chave:

Professores, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Avaliação em Enfermagem, Educação Superior.

Resumo

Introdução: O trabalho docente é permeado por interações entre as dimensões humana, técnica, ética e política conformando o encontro entre alunos e professores num ambiente privilegiado que é o da sala de aula da educação superior em que se requerem condições estruturais, reflexões acerca dos encaminhamentos pedagógicos, os quais devem ser avaliados e acompanhados cotidianamente. Objetivo: avaliar as condições estruturais e o processo ensino-aprendizagem de um curso de graduação em enfermagem na perspectiva dos professores. Metodologia: Estudo exploratório, quantitativo e qualitativo com docentes de um curso de graduação em enfermagem nos anos de 2018 e 2019, que responderam a um questionário on-line. Os dados quantitativos foram sistematizados em números absolutos e percentuais e os qualitativos tratados pela análise de conteúdo. Resultados e discussão: Evidenciou-se que as condições estruturais (salas de aulas, laboratórios, biblioteca e recursos para o ensino) e campos de aulas práticas requerem melhorias; a gestão do processo ensino-aprendizagem está adequada; o planejamento docente foi potente ferramenta para o ensino; as metodologias e as estratégias de avaliação podem ser melhoradas, assim como a relação professor aluno e entre os professores. Considerações finais: Concluiu-se que os professores cumprem suas responsabilidades docentes, mas vivenciam dificuldades no contexto relacional com alunos e colegas, que pode ser resultado do processo de trabalho cuja estrutura requer melhorias; destaca-se a importância do planejamento para guiar o fazer docente e que avaliar o processo ensino-aprendizagem corrobora para a profissionalização deste trabalho.

Biografia do Autor

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Alessandra Crystian Engles dos Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ensino de Ciências. Professora Assistente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Enfermagem.

Gicelle Galvan Machineski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Jéssica Borges Lúcio Barhart, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Especialista em Obstetrícia.

Nelsi Salete Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermagem. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Estabelecimentos de Saúde.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Referências

AGUIAR, M. C. C. Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no Ensino Superior. Pro. Posições. Campinas/SP. v. 27, n. 3(81), p. 221-235. set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v27n3/1980-6248-pp-27-03-00221.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3ª Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETO, M. A. Ofício, Estresse e Resiliência: desafios do Professor Universitário. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tese Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRN. 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14139/1/MariaAB.pdf>. Acesso em 3 de novembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de verificação in loco das condições institucionais: credenciamento de instituições não universitárias; autorização de cursos superiores (ensino presencial e a distância). Brasília; MEC; SESu, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/Manual1.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BOA SORTE, P.; SILVA, N. S. M.; CARAVALHO, C. B. Smartphones in higher education classrooms: motivations, rules, and consequences. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e230155, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/5GfXy79BxqCMJV4CsJ89kGG/?format=pdf&lang=en> Acesso em: 4 de novembro de 2020.

CARVALHO, A. P. D; OLIVEIRA, R. S. A gestão educacional e a qualidade do processo de ensino aprendizagem nas instituições de ensino superior, RJLB. Lisboa/PT. Ano 2, n. 6, p. 43-69, 2016. Disponível em: <http://www.cidp.pt/publicacoes/revistas/rjlb/2016/6/2016_06_0043_0069.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2018.

CUNHA, M. I. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre. v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725/16841>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONTANA, R. T.; WACHEKOWSKI, G.; BARBOSA, S. S. N. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG. v. 36, e220371, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/DLkqLfHXmX7kdww8NyWJN4D/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo/SP. v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009. Disponível em <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. 1 ed. 2 reimpr. São Paulo, Atlas, 2018.

GOMES, L. R. et al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. “Nota” expressão do comportamento do aluno. Pro-Posições. Campinas/SP. v. 18, n. 2, v. 53, p. 183-96, maio/ago. 2007. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643558/29759> Acesso em 4 de novembro de 2020.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2013.

INEP. Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed., revisada e ampliada. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.

LEITE, D. B. C. Pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia pedagógica universitária: glossário. v. 2. Editoria Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: Brasília-DF, 2006. p. 57-8.

LIMESURVEY. Limesurvey Project Team/Carsten Schmitz. LimeSurvey: An Open Source survey tool. LimeSurvey Project Hamburg, Germany, 2015.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, v. 4, n. 2, p. 79-88, 2002. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/310/298>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

MIRANDA, P. V.; PEREIRA, A. R.; RISSETTI, G. A influência do ambiente escolar no processo de aprendizagem de escolas técnicas. II Fórum Internacional de Educação. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. XIV Fórum Nacional de Educação. XVII Seminário Regional de Educação Básica. 27 a 30 de abril de 2016. Universidade de Santa Cruz do Sul. Escola e professor(a): identidades em risco? Santa Cruz do Sul, 2016.

NEHRING C. M.; BATTISTI, I. K.; POZZOBON, M. C. C. Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica. Espaço Pedagógico, Passo Fundo/RS. v. 25, n. 3, p. 647-664, set./dez. 2018. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8569/114114237>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, M. L.; SALES, T. L. S. Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 65, p. 558-579, abr./jun. 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v20n65/1981-416X-rde-20-65-558.pdf>. Acesso em 2 de novembro de 2020.

RODRIGUES, J. Z. et al. A importância da aula prática na formação do profissional de enfermagem: um relato de experiência. Revista Panorâmica On-Line, Pontal do Araguaia; Barra dos Garças/MT. v. 19, v. 19, p. 99-110, ago./dez., 2015. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/629>. Acesso em 2 de novembro de 2020.

SCARINCI, A. L.; PACCA, J. L. A. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação em revista, Belo Horizonte/MG. v. 31, n. 2, p. 253-279, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/dMxqvG7hnzTcf8sMxbrgy8d/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 20 de outubro de 2020.

SILVA, T. L.; RESENDE, G. S. L. A docência no ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Revista FACISA ON-LINE. Barra do Garças/MT, v. 6, n. 2, p. 32- 46, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php?journal=revistafacisa&page=article&op=view&path%5B%5D=219&path%5B%5D=157>. Acesso em 2 de novembro de 2020.

SPUDEIT, D. Elaboração do plano de ensino e do plano de aula. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.biblioteca.unirio.br/cchs/eb/ELABORAODOPLANODEENSINOEDOPLANODEAULA.pdf>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

TRIVIÑOS. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais – a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2013.

UNIOESTE. Resolução n. 180/2012-CEP, de 29 de novembro de 2012. Aprova o projeto pedagógico do curso de Enfermagem, do Campus de Cascavel, para implantação gradativa a partir do ano de 2013. Cascavel/PR, 2012.

VIANA, C. M. Q. Q.; SILVA, E. F. A aula na educação superior: desafios e perspectivas na atualidade. Revista de Administração Educacional, Recife/PE. v. 1. n. 1., p.67-80, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ADED/article/view/23121/18844>. Acesso em 4 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

Rodrigues, R. M., Reis, A. C. E. dos, Machineski, G. G., Barhart, J. B. L., Tonini, N. S., & Conterno, S. de F. R. (2024). Avaliação realizada por professores acerca do contexto universitário, do ensino e da aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Sustinere, 12(1), 517–537. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.59722