Repercussões do distanciamento social nas rotinas e ocupações infantis durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.59330Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Isolamento social, Criança, Desenvolvimento infantil, Terapia Ocupacional.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir acerca das repercussões do distanciamento social nas rotinas e ocupações de crianças durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de ensaio reflexivo, estruturado a partir de uma revisão narrativa, sendo pesquisados estudos sobre a influência da pandemia nas rotinas e ocupações infantis e identificado os objetivos, métodos e principais resultados de cada documento. Os dados, submetidos à análise de conteúdo, resultaram nas categorias: Distanciamento social e vulnerabilidades; Saúde mental e influências no engajamento em ocupações; Engajamento em ocupações relacionadas à alimentação; Engajamento em ocupações escolares e de aprendizagem e Influências da tecnologia no engajamento em ocupações. Sob a perspectiva ocupacional, as experiências no distanciamento social revelam situações complexas possíveis de desencadear privação ocupacional, prejudicando a saúde e bem-estar de crianças e famílias. Todavia, podem oportunizar a revisão de formas, propósitos e significados além do engajamento em ocupações que recebiam menos tempo e investimento pessoal.
Palavras-chave: Infecções por Coronavirus; Isolamento social; Criança; Desenvolvimento Infantil; Terapia Ocupacional.
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