Repercussões do distanciamento social nas rotinas e ocupações infantis durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.59330

Palavras-chave:

Infecções por coronavírus, Isolamento social, Criança, Desenvolvimento infantil, Terapia Ocupacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca das repercussões do distanciamento social nas rotinas e ocupações de crianças durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de ensaio reflexivo, estruturado a partir de uma revisão narrativa, sendo pesquisados estudos sobre a influência da pandemia nas rotinas e ocupações infantis e identificado os objetivos, métodos e principais resultados de cada documento. Os dados, submetidos à análise de conteúdo, resultaram nas categorias: Distanciamento social e vulnerabilidades; Saúde mental e influências no engajamento em ocupações; Engajamento em ocupações relacionadas à alimentação; Engajamento em ocupações escolares e de aprendizagem e Influências da tecnologia no engajamento em ocupações. Sob a perspectiva ocupacional, as experiências no distanciamento social revelam situações complexas possíveis de desencadear privação ocupacional, prejudicando a saúde e bem-estar de crianças e famílias. Todavia,  podem oportunizar a revisão de formas, propósitos e significados além do engajamento em ocupações que recebiam menos tempo e investimento pessoal.

Palavras-chave: Infecções por Coronavirus; Isolamento social; Criança; Desenvolvimento Infantil; Terapia Ocupacional.


Biografia do Autor

Ana Claudia Moron Betti, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutoranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, Brasil. 


Débora Ribeiro da Silva Campos Folha, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Terapeuta Ocupacional.  Doutora em Terapia Ocupacional. Professora Assistente IV do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém/PA, Brasil.


Patrícia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação Especial. Pós-doutorado em Estudos da Criança. Docente associado do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos/SP, Brasil. 


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Publicado

25-07-2023

Como Citar

Betti, A. C. M., Folha, D. R. da S. C., & Della Barba, P. C. de S. (2023). Repercussões do distanciamento social nas rotinas e ocupações infantis durante a pandemia da COVID-19. Revista Sustinere, 11(1), 327–342. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.59330