Ampliando discussões sobre a Interdisciplinaridade na História da Ciência a partir de Reflexões Tecidas na Formação de Futuros Professores de Química

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58637

Parole chiave:

História da Ciência, Interdisciplinaridade, Conhecimento científico, Epistemologia.

Abstract

O presente trabalho traduz uma discussão que norteia a História da Ciência a luz da interdisciplinaridade. Nesse sentido, refuta-se a necessidade de discutir que o conhecimento interdisciplinar deve permear o Ensino, seja ele na Educação Básica ou a nível superior, no intuito de priorizar a construção do conhecimento científico nesses espaços. A partir de um curso de formação Inicial sobre a História da Ciência no Ensino de Química, a pesquisa objetiva avaliar as concepções iniciais de Ciência em uma perspectiva de interligação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, bem como revelar algumas concepções dos futuros docentes sobre a construção da Ciência e do conhecimento científico. O diálogo construído a partir dos resultados norteiam a necessidade da inserção da História da Ciência em uma abordagem interdisciplinar no currículo, ampliando horizontes para a construção e mediação das aprendizagens a partir da própria natureza desse conhecimento científico.

Biografie autore

Rodrigo da Vitória Gomes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Desenvolve pesquisa em Educação em Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: História da Química, Epistemologia e história da ciência para a ciência e a educação científica, Relações entre Ciência e Técnica na História e Interfaces entre História da Ciência e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências (UFPR). Vencedor do Prêmio de Shell Educação Científica 2020. Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2017) com período sanduíche pelo programa Erasmus Mundos na University of Patras/UPATRAS na Grécia (2014-2015). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFaveni/FAVENI (2020). Especialista em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à EJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN (2020). Mestre em Ensino na Educação Básica sub área Ensino de Química pela Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus/Ceunes/UFES (2020), com pesquisa em História da Ciência no Ensino de Química e Formação de Professores. Atualmente desenvolve trabalho como Professor Mediador pela Universidade Federal do Espírito Santo/Superintendência de Educação á distância (SEAD/UFES). Também desenvolve trabalho docente pela Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo/SEDU atuando na Educação de Jovens e Adultos em Espaços de Privação de Liberdade (Penitenciária Regional de Linhares/PRL e Centro de Ressocialização de Linhares/CDRL) e em Ensino Regular. Durante a graduação participou de projetos Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Físico-química e química orgânica com ênfase em Polímeros atuando no desenvolvimento de pesquisas com os seguintes temas: Obtenção de poliésteres, compósitos de fontes renováveis, biodegradação, caracterização de materiais e extração de produtos naturais.

Mayki Jardim Sivico, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando pelo programa de Educação em Ciências e em Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em licenciatura em Química , pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no centro Universitário Norte do Espírito Santo -CEUNES. Especialização em metodologia Do Ensino de Química, pelo centro universitário FAVENI. Mestre em Ensino na Educação Básica pelo programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) pela UFES/CEUNES. Foi bolsista no Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr), na área de Química Orgânica (análise oxidativa de blendas de biodiesel a partir de óleo de fritura e sebo bovino), uma parceria entre UFES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Durante o mestrado o lócus de pesquisa foi centralizado sobre as práticas interdisciplinares no Ensino de Química na Educação Básica, por meio da utilização de temas geradores. Linha de pesquisa do mestrado: Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Possui contato com as seguintes temáticas voltadas para o Ensino de Química: Formação de professores , interfaces interdisciplinares e enfoque CTS. No período de 2019 até o primeiro semestre de 2023 atuou como professor de Química na Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU) , no município de São Mateus/ES, em turmas do Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e adultos (EJA). Atualmente é Bolsista de doutorado CAPES e integra o grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica-GEPACT.

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidad Autonoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Ensino de Química (desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas e formação de professores); Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura, biodiesel e efluentes aquosos.

Riferimenti bibliografici

AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G. Student’s preconceptions about the epistemology of science. Science Education, v. 76, n. 6, p. 559-580, 1992a. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.3730760602. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G. The Development of a New Instrument: “Views on Science-Technology-Society” (VOSTS). Science Education, v. 76, n. 5, p. 477-491, 1992b. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/228055123_The_Development_of_a_New_Instrument_'Views_on_Science-Technology-Society'_VOSTS. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G. VIEWS ON SCIENCE-TECHNOLOGY SOCIETY: Form CDN. mc. 5. Department of Curriculum Studies, College of Education. University of Saskatchewan, 1989.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHTOLD, M.; GUEDJ, M. Teaching energy informed by the history and epistemology of the concept with implications for teacher education. In M. R. Matthews (Ed.), International handbook of research in history, philosophy and science teaching, p. 211–243, Dordrecht: Springer, 2014.

BARBOSA, F.; AIRES, J. A. Aspectos consensuais da natureza da ciência e suas implicações para o ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, p. 26-44, 2019. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/228888452.pdf. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

BELTRAN, M. H. R. História da Química e Ensino: Estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós. v.1, n. 2, p. 67-77, 2013. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/P.2316-9451.2013v1n2p67/5324. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. Algumas propostas para contribuir na Formação do cidadão Crítico. In: BELTRAN, M. H. R.; TRINDADE, L. S. P. História da Ciência e Ensino: Abordagens Interdisciplinares. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

CHALMERS, A. L. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHELONI, F.; LEME, M. A. A.; PORTO, P. A. Concepções de licenciandos em química da USP-São Paulo sobre a história da ciência a partir de uma abordagem biográfica, in 29ª. Reunião Anual da SBQ, Águas de Lindóia, SP: 2006.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. Editora livraria da Física: São Paulo, 2006.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Interdisciplinaridade, v. 10, n. 2, 2012. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/16243/12246. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In:

FAZENDA, I. C. A. (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no Ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. Campinas: Papirus, 1993.

FLECK, L. Crisis in science. In: COHEN, R.; SCHNELLE, T. (Ed.). Cognition and fact: materials on Ludwik Fleck. Dordrecht/Boston: Reidel, p. 153-7, 1986.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

GOMES, R. V. A História da Ciência no Ensino de Química: Um Estudo sobre a Tabela Periódica desenvolvido com futuros Professores. 159f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário do Norte do Estado do Espírito Santo, São Mateus, 2020.

GUERRA, A.; FREITAS, J.; REIS, J. C.; BRAGA, M. A. A Interdisciplinaridade no Ensino das Ciências a partir de uma Perspectiva Histórico-Filosófica. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 15, n. 1, p. 32-46, abr. 1998. Disponível em: < https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6969/6436. >. Acesso em: 06 de abr. 2023

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Imago editora LTDA, Rio de Janeiro, 1976.

KRUPCZAK, C. Natureza da Ciência nas pesquisas sobre Controvérsias Sociocientíficas: O Estado do Conhecimento no Contexto Brasileiro. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Curitiba, 2019. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/66231/R%20-%20D%20-%20CARLA%20KRUPCZAK.pdf?sequence=1. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.

LAÇIN-SIMSEK, C. What Can Stories on History of Science Give to Students? Thoughts of Science Teachers Candidates. International Journal of Instruction, v.12, n.1, p. 99-112, 2019. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/330115355_What_Can_Stories_on_History_of_Science_Give_to_Students_Thoughts_of_Science_Teachers_Candidates >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

MANGINI, F. N. R.; MIOTO, R. C. T. A interdisciplinaridade na sua interface com o mundo. KáTal, v. 12, n. 2, p. 207 – 215, 2009. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rk/a/BJKqDcDwLY5wg9fBmgNgDzj/?format=pdf. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

MARTINS, L. A. P. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Bg8wgfnLgqvKB3tyBKXShCd/?format=pdf&lang=pt. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

MARTINS, R. A. Introdução: A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MCCOMAS, W. F.; CLOUGH, M. P.; NOURI, N. Teaching aspects of the nature of science: a review of the literature with implications for effective NOS instruction. In W. F. MCCOMAS (Ed.). Nature of science in science instruction. Boston: Springer Academic (in press), 2019.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L.I. A proposta curricular de química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v.23, n.2, p.273-283, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/qn/a/QZSvNkKHJHG3Wk6XsSd7Phb/?format=pdf&lang=pt. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

MOURA, C.; GUERRA, A. História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3. p. 725–748, 2016. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4497/2971. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

MUELLER, R. R.; BIANCHETTI, L.; JANTSCH, A. P. A interdisciplinaridade, pesquisa e formação de trabalhadores: as interações entre o mundo do trabalho e o da educação. Educação, Sociedade e Cultura, n. 27, 2008. Disponível em: < https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC27/27_rafael.pdf. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, n. 14. v. 1, p. 67-88, 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ciedu/a/MVJ3vF8LZsVwm8dpqTcWjgt/?format=pdf&lang=pt. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

POPPER, K. R. Autobiografia intelectual. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1986.

PORTO, A. P. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, p. 159-180, 2011.

REIS, P. Ciência e Controvérsia. Revista de Estudos Universitários, v. 32, p. 9-15, 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/257132799_Ciencia_e_Controversia. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

SANTOS, W. L. P.; PORTO, P. A. A pesquisa em Ensino de Química como parte da estratégica para o desenvolvimento da Química. Química Nova, v. 36, n. 10, 1570-1576, 2013. Disponível em: < >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

TRASSI, R. C. M.; CASTELLANI, A. M.; GONÇALVES, J. E.; TOLEDO, E. A. Tabela periódica interativa: um estímulo à compreensão. Acta Scientiarum, v. 23, n. 6, p. 1335-1339, 2001. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/qn/a/GTMDyf7cZn3k4VccPxV8w7R/?format=pdf&lang=pt. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

TRINDADE, D. F. História da Ciência: uma possibilidade interdisciplinar para o ensino de ciências no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores de ciências. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 257-272, jul/dez, 2011. Disponível em: < https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/335/282. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, I. C. A (orgs). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

VIANA, H. E. B.; PEREIRA, L. S.; OKI, M. C. C. A História da Química como disciplina de Graduação. História da Ciência e Ensino, v. 4, p. 6-12, 2011. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/7268/5765. >. Acesso em: 06 de abr. 2023.

Pubblicato

2023-07-25

Come citare

Gomes, R. da V., Sivico, M. J., & Mendes, A. N. F. (2023). Ampliando discussões sobre a Interdisciplinaridade na História da Ciência a partir de Reflexões Tecidas na Formação de Futuros Professores de Química. Revista Sustinere, 11(1), 191–214. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58637