Transtorno do espectro autista e inclusão escolar: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58603

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista, Revisão de Literatura

Resumo

Apesar da oferta de serviços de Educação Especial, escolas têm demonstrado dificuldades em oferecer experiências de aprendizagem positivas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, teve-se por objetivo analisar produções científicas sobre a inclusão escolar de estudantes com TEA, publicadas entre os anos de 2010 e 2019. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Portal de Periódicos da CAPES. O material utilizado foi o Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). Um total de 95 artigos elegíveis foi selecionado para a análise e classificado em 12 categorias temáticas, sendo elas:  1) Pesquisa bibliográfica, 2) Interface saúde-educação, 3) Concepção do docente, 4) Práticas, 5) Avaliação, 6) Socialização, 7) Comunicação Alternativa, 8) Escolarização, 9) Família, 10) Formação, 11) Concepção do estudante e 12) Recursos. As categorias com maior expressividade de produções foram: Pesquisa bibliográfica, com o total de 22 artigos, e Interface Saúde- Educação, com o total de 15 artigos. A escolarização desses estudantes se põe como desafio que só pode ser superado por uma mudança na cultura escolar, na qual todos os agentes envolvidos no processo conheçam as especificidades de estudantes com TEA e possam apoiá-los, otimizando e, por vezes, viabilizando o processo de escolarização.

Biografia do Autor

Fernanda Delai Lucas Adurens, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2010). Residência em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Centro Universitário Filadélfia (2011). Especialização em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce pela Universidade do Contestado - UnC (2015). Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília (2016). Mestrado em Educação (2020) - na linha de Educação Especial. Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais - DefSen, da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília. Experiência em Psicologia - Instituição clínica e Psicologia Escolar. Áreas de interesse: saúde e educação.

Clarissa Maria Marques Ogeda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Membro do Grupo de Pesquisa "Diferença, desvio e estigma" (UNESP/Marília).

Carla Cristina Marinho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Possui Graduação em Pedagogia (2012), Especialização em Educação Especial: apoio à escola Inclusiva (2014), Mestrado em Educação (2016) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília. Tem experiência na área de Educação - com ênfase em Educação Especial. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: concepções de Educação Inclusiva, concepções de Educação Especial, atitudes sociais em relação à Inclusão, formação de professores e método de pesquisa. Exerceu a prática docente como Professora de Educação Especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Marília e como Professora de Educação Especial pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atua como Professora de Educação Especial pela Secretaria Municipal da Educação de Marília.

Aila Narene Dahwache Criado Rocha, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

Professora Assistente Doutora do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Docente e atualmente Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Doutorado (2013) e Mestrado (2010) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2013). Graduação em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001), Especialização em Terapia Ocupacional uma Visão Dinâmica em Neurologia (2004), em Psicopedagogia (2004), em Terapia de Mão (2006) e em Processos Educacionais na Saúde (2014). Certificate in Ayres Sensory Integration Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration, CLASI, Estados Unidos (2017). Coordenadora do Laboratório de Estudos em Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Inclusão (LATAI). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do Espectro Autista, Integração Sensorial, Tecnologia Assistiva, Comunicação Suplementar e Alternativa, Educação Especial, o processo de Inclusão numa perspectiva coletiva na comunidade e a formação de serviços em saúde e educação.

Referências

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Adurens, F. D. L., Ogeda, C. M. M., Marinho, C. C., & Rocha, A. N. D. C. (2023). Transtorno do espectro autista e inclusão escolar: uma revisão sistemática. Revista Sustinere, 11(2), 662–678. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58603