Educação em saúde, alimentação e nutrição em escolas da zona rural de um município do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.58552Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Promoção da Saúde, Professores escolares, População RuralResumo
A infância e adolescência tornam-se um importante período para o desenvolvimento de práticas alimentares adequadas e a escola desempenha um importante papel na constituição dessas práticas, sendo o professor um interlocutor fundamental, pelo maior envolvimento na realidade social e cultural de cada aluno. O objetivo foi avaliar a realização de ações educativas em saúde e em alimentação e nutrição pelos professores da rede municipal das escolas da zona rural da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, constituído por professores da escola rural, do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Foi realizado o escore das ações previstas e realizadas nas escolas, denominando de “integralidade”. A amostra foi de 114 professores. Considerando as ações que faziam parte no projeto pedagógico da escola, 95,0% (n=108) dos professores responderam que as ações educativas de saúde e 94,7% (n=108) alimentação e nutrição estavam previstas. E a realização de ações educativas em saúde pelos professores foi de 67,5% (IC95%: 58,8; 76,3) e de alimentação e nutrição foi de 57,0% (IC95%: 47,8; 66,2). E um pouco mais da metade (52,2%; n=59) dos entrevistados respondeu positivamente aos quatro itens avaliados. É importante melhorar a formação dos professores, por meio da educação permanente, além de contar com o apoio de profissionais qualificados, como nutricionistas, na ampliação e atualização de seus conhecimentos.
Referências
ACCIOLY E. A escola como promotora da alimentação saudável. Ciência em tela 2009. v.2, n.2, p: 1-9. Disponível em: < http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0209accioly.pdf>. Acesso em: 04 de dez. de 2020;
BATISTA, M.A.S.; MONDINI, L.; JAIME, P.C. Ações do Programa Saúde na Escola e da alimentação escolar na prevenção do excesso de peso infantil: experiência no município de Itapevi, São Paulo, Brasil, 2014*. Epidemiol. serv. Saúde, Brasília, v.26, n. 3, p:569-578, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ress/v26n3/2237-9622-ress-26-03-00569.pdf>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742017000300014
BERNARDON, R. et al. Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Rev nutr., Campinas, v.22, n.3, p: 389-398, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000300009&lng=en>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009
BEZERRA, K.F.; CAPUCHINHO, L.C.F.M.; PINHO, L. Conhecimento e abordagem sobre alimentação saudável por professores do ensino fundamental. Demetra, Rio de Janeiro, v.10, n. 1, p: 119-131, 2015. Disponível em:< https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/13182/12219> Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13182
BRASIL. Lei n° 11.947/2009 – PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/pnae/pnae-sobre-o-programa/pnae-legislacao>. Acesso em 04 de dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Saúde na Escola (PSE). Caderno 24. 2009. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php#pseacontece>. Acesso em 04 de dez. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica>. Acesso em 04 de dez. de 2020.
BUBOLZ, C.T.R. et al. Consumo alimentar conforme o tipo de alimentação consumida em escolas de zona rural no Sul do Brasil. Ciênc. saúde colet., Rio de Janeiro, v.23, n.8, p: 2705-2712, 2018. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000802705&lng=pt>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.15902016
CAMOZZI, A.B.Q. et al. Promoção da Alimentação Saudável na Escola: realidade ou utopia?. Cad saúde colet., Rio de Janeiro, v.23, n.1, p: 32-37, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000100032&lng=en>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462X201500010006
CARVALHO F. F. B. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25. n.4, p: 1207-1227, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/physis/v25n4/0103-7331-physis-25-04-01207.pdf>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009
CASEMIRO, J.P.; FONSECA, A.B.C.; SECCO, F.V.M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc. saúde colet., Rio de Janiero, v.19 n.3, p: 829-840, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232014000300829&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013.
COUTO, N.A. et al. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis, Santa Cruz do Sul v. 17, n. 4, p: 378-383, 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8150/5362>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v17i0.8150
DAVANÇO, G.M; TADDEI, J.A.A.C; GAGLIANONE, C.P. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Rev. nutr., Campinas, v.17, n.2, p: 177-184, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000200004&lng=en>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732004000200004
FALKENBACH, D.; D’AVILA, H.F.; MELLO, E.D. Conhecimento, atitudes e práticas de professores de escola primária em nutrição e alimentação Int J Nutrol., Rio de Janeiro, v.11, p: 21–29, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/180919>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1646942
FERNANDES, M.P.; BIELEMANN, R.M.; FASSA, A.G. Fatores associados à qualidade da dieta de moradores da zona rural do Sul do Brasil. Rev saúde pública, São Paulo, v. 52 (Supl. 1): 6s, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102018000200506&lng=en>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052000267
JUZWIAK, C.; CASTRO, P.M.; BATISTA, S.H.S.S. A experiência da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde (OPEAS): formação de profissionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas. Ciênc saúde colet., v.18, n.4, p:1009-1018, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000400014&lng=en>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: 10.1590/S1413-81232013000400014.DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000400014
MADRUGA, S.W. et al. Manutenção dos padrões alimentares da infância à adolescência. Rev. saúde pública, São Paulo, v.46, n.2, p. 376-86, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102012000200021&lng=en.Epub>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000016
MINTZ, S.W. Comida e antropologia: uma breve revisão. Rev. bras ci. soc., São Paulo, v.16, n.47, p.31-42, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092001000300002
OLIVEIRA, R.R.; PETER, N.B.; MUNIZ, L.C. Consumo alimentar segundo grau de processamento entre adolescentes da zona rural de um município do sul do Brasil. Ciên saúde colet., Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/consumo-alimentar-segundo-grau-de-processamento-entre-adolescentes-da-zona-rural-de-um-municipio-do-sul-do-brasil/17268?id=17268>. Acesso em: 04 de dez. de 2021.
PIETRUSZYNSKI, E.B. et al. Práticas pedagógicas envolvendo a alimentação no ambiente escolar: apresentação de uma proposta. Teor. Prát. Educ., Maringá, v.13, n.2, p: 223-9, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15348>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v13i2.15348
PRADO, B.G. et al. Ações de educação alimentar e nutricional para escolares: um relato de experiência. Demetra, Rio de Janeiro, v.11, n.2, p: 369-382, 2017. Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/16168/17722>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16168
ROCHA, A.S.; FACINA, V.B. Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Ciênc educ., Bauru, v.23, n.3, p: 691-706, 2017. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300691&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030010
SANTOS, F.D.R. et al. Ações de enfermeiros e professores na prevenção e no combate à obesidade infantil. Rev Rene, Fortaleza, v.15, n.3, p:463-470, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324031781011>. Acesso em: 04 de dez. de 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2014000300011
SILVA, D.F.S.; GARCIA, R.N. Investigações a respeito do conhecimento e abordagem sobre alimentação e nutrição por professores de ciências do ensino fundamental II na cidade de Petrolina – PE. Experiências em Ensino de Ciências, v.13 n.2, p: 80-103, 2018. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID483/v13_n2_a2018.pdf> .Acesso em: 04 de dez. de 2020.
SILVA, S.U. et al. As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciênc. saúde colet, Rio de Janeiro v. 23, n.8, p: 2671-2681, 2018. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232018000802671&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 de dez. de 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.