Fatores sociodemográficos, sociais e bucais associados a autoconfiança em escolares do ensino médio: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58346

Palavras-chave:

Educação, Adolescente, Saúde Bucal, Bullying.

Resumo

O período escolar é fundamental no processo de formação pessoal. O objetivo foi avaliar os fatores sociodemográficos, sociais e bucais associados a autoconfiança entre escolares do ensino médio. Trata-se de um estudo transversal e analítico realizado com 385 adolescentes, entre 14 e 18 anos, provenientes de oito escolas estaduais do município de Piracicaba, São Paulo, Brasil. A variável dependente foi a autoconfiança (alta ou baixa) e as variáveis independentes incluíram os fatores sociodemográficos, sociais e bucais. Para se avaliar a associação entre as variáveis realizou-se regressão logística simples e múltipla, permanecendo no modelo final as variáveis com p≤0,05 após o ajuste para as demais variáveis. Verificou-se no modelo final, que a baixa autoconfiança esteve associada aos escolares que não moravam com seus pais biológicos (2,73; IC95%: 1,58-4,72), que já faltaram à escola por causa de bullying (2,38; IC95%: 1,25-4,52), que já sofreram bullying por seu peso (2,14; IC95%: 1,21-3,77), que já sofreram bullying devido aos seus dentes, queixo ou lábios (3,76; IC95%: 2,07-6,81) e que avaliaram sua saúde bucal como regular ou ruim (2,03; IC95%: 1,03-4,00). Conclui-se que, os fatores sociodemográficos, sociais e bucais relacionados ao bullying estiveram associados com a baixa autoconfiança em escolares do ensino médio. Salienta-se a importância dos determinantes relacionados à saúde bucal na autoconfiança de adolescentes, em âmbito educacional, fato que pode influenciar toda a vida do indivíduo.

Biografia do Autor

Alcir José Oliveira Júnior, Departamento de Ciências da Saúde e Odontopediatria. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas.

Graduado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP (2017). Especialista em Gestão Pública em Saúde na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2019) e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019). Mestre em Gestão e Saúde Coletiva na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2020). Atualmente é Doutorando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP.

Manoelito Ferreira Silva Junior, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduado em Odontologia (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Saúde Coletiva e da Família (2016) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) e em Odontopediatria (2019) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre (2016) e Doutor (2018) em Odontologia (Saúde Coletiva) pela FOP-Unicamp. Pós-doutor (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) pela UEPG e Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UEPG. Professor Colaborador do Departamento de Odontologia (Saúde Coletiva em Odontologia) desde 2017. Suas linhas de pesquisas abordam os temas: Educação e Saúde, Integração Ensino-Serviço, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Odontopediatria e Recursos Humanos em Saúde. Foi Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da Ufes (2013-2014) e Presidente da XXXVII Jornada Universitária Capixaba de Odontologia (JUNCO) (2013) realizada em Vitória-ES. Recebeu mais de 25 prêmios/menções honrosas em eventos científicos nacionais e internacionais com pesquisas realizadas. Apresenta mais de 60 artigos aceitos/publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. É professor, tutor e orientador do curso de especialização em Gestão Pública em Saúde da FOP/Unicamp e professor no curso de especialização de Gestão Hospitalar da Unisecal. Tem experiência como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FOP-Unicamp e do PET-Saúde/GraduaSUS na UEPG, e parecerista de diversas revistas científicas. É atualmente membro do Banco de avaliadores (BASis) da Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)/INEP/MEC como avaliador externo para autorização de cursos de graduação.

Fábio Luiz Mialhe, Departamento de Ciências da Saúde e Odontopediatria. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas

Professor Associado da Área de Educação e Promoção da Saúde da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP). É orientador em cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em nível de Mestrado e Doutorado. Apresenta experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Promoção da Saúde, Letramento em Saúde, Qualidade de Vida e Determinantes Sociais da Saúde. Publicou diversos artigos em periódicos especializados de impacto, bem como importantes livros na área: Educação e Promoção da Saúde: Teoria e Prática (Editora Santos - 1ª edição, 2012 e 2ª edição ,2018); O Agente Comunitário de Saúde: Práticas Educativas (Editora da Unicamp, 2009); Promoção da Saúde e Saúde Bucal (Cia do eBook, 2020 - volumes 1 e 2). É revisor AD HOC de diversos periódicos, atuando como assessor científico de fundações de amparo à pesquisa. É membro da Diretoria Científica da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS), bem como membro da International Union for Health Promotion and Education (IUHPE) e International Health Literacy Association (IHLA)

Referências

AL-BITAR, Z.B. Bullying among Jordanian schoolchildren, its effects on school performance, and the contribution of general physical and dentofacial features. Am J Orthod Dentofacial Orthop, 144(6):872-8, Dec. 2013. doi: 10.1016/j.ajodo.2013.08.016. Disponível em:<https://www.ajodo.org/article/S0889-5406(13)00830-5/fulltext >. Acesso em: 12 jan. 2021.

ALLISON, M.A.; ATTISHA, E; COUNCIL ON SCHOOL HEALTH. The Link Between School Attendance and Good Health. Pediatrics,143(2): e20183648, Feb. 2019. doi: 10.1542/peds.2018-3648. Disponível em: <https://pediatrics.aappublications.org/content/143/2/e20183648 >. Acesso em: 12 jan. 2021.

ALWADI, M.A.M.; VETTORE, M.V. Are school and home environmental characteristics associated with oral health-related quality of life in Brazilian adolescents and young adults? Community Dent Oral Epidemiol, 45(4):356-364, Aug. 2017. doi: 10.1111/cdoe.12298. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/83940455.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

BALDO MORAES, R.; KNORST, J.K.; BRONDANI, B.; BALDO MARQUES, B.; REIS, M.S.; HENRIQSON, D.; ARDENGHI, T.M. Relationship between gingival bleeding and associated factors with reports of verbal bullying in adolescents. J Periodontol. Jul. 2020. doi: 10.1002/JPER.19-0745. Disponível em:< https://aap.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/JPER.19-0745>. Acesso em: 12 jan. 2021.

BARASUOL, J.C.; SOARES, J.P.; CASTRO, R.G.; GIACOMIN, A.; GONÇALVES, B.M.; KLEIN, D.; TORRES, F.M.; BORGATTO, A.F.; RAMOS-JORGE, M.L.; BOLAN, M.; CARDOSO, M. Untreated dental caries is associated with reports of verbal bullying in children 8-10 years old. Caries Res, 51(5):482-488, 2017. doi: 10.1159/000479043. Disponível em:<https://europepmc.org/article/med/28954260>. Acesso em: 14 jan. 2021.

BORTOLATO, C.; MANTOVANI, M.; FELIX, J.; BOOSTEL, R.; MATTEI, A.T.; ARTHUR, J.P.; SOUZA, R.M. SELF-CONFIDENCE AND SATISFACTION OF NURSING STUDENTS IN EMERGENCY SIMULATION. Reme: Rev. Min. Enferm, 24: e1336, 2020. Disponível em:<https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/en_e1336.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2021.

CORRÊA, L.L.G.; SOUSA, M.L.R.; FRIAS, A.C.; ANTUNES, J.L.F. Factors associated with dental caries in adolescents: a cross-sectional study, São Paulo State, Brazil, 2015. Epidemiol Serv Saude, 30;29(5):e2019523, Sep. 2020. doi: 10.1590/S1679-49742020000500007. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000500301&tlng=pt>. Acesso em 12 jan. 2021.

Costa, M.R.; Xavier, C.C.; Andrade, A.C.S.; Proietti, F.A.; Caiaffa, W.T. Bullying among adolescentes in a Brazilian urban center - "Health in Beagá" Study. Rev Saude Publica, 49(56):1-10, Aug 2015. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102015000100239>. Acesso em: 10 jan. 2021.

DUMITRESCU, A.L.; DOGARU, B.C.; DOGARU, C.D. Self-control and self-confidence: their relationship to self-rated oral health status and behaviours. Oral Health Prev Dent, 7(2):155-62, 2009. Disponível em:<https://europepmc.org/article/med/1958304>. Acesso em: 12 jan. 2021.

DUMITRESCU, A.L.; ZETU, L.; TESLARU, S. Instability of self-esteem, self-confidence, self-liking, self-control, self-competence and perfectionism: associations with oral health status and oral health-related behaviours. Int J Dent Hyg, 10(1):22-9, Feb. 2012. doi: 10.1111/j.1601-5037.2011.00519.x. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21752194/>. Acesso em: 18 jan. 2021.

FOLAYAN, M.O.; OGINNI, O.; AROWOLO, O.; EL TANTAWI, M. Association between adverse childhood experiences, bullying, self-esteem, resilience, social support, caries and oral hygiene in children and adolescents in sub-urban Nigeria. BMC Oral Health, 20(1):202, Jul. 2020. doi: 10.1186/s12903-020-01160-0. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7353770/>. Acesso em: 20 jan. 2021.

FREDDO, S.L.; DA CUNHA, I.P.; BULGARELI, J.V.; CAVALCANTI, Y.W; PEREIRA, A.C. Relations of drug use and socioeconomic factors with adherence to dental treatment among adolescents. BMC Oral Health,19;18(1):221, Dec. 2018. doi: 10.1186/s12903-018-0674-4. Disponível em:< https://bmcoralhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12903-018-0674-4>. Acesso em: 15 jan. 2021.

GATTO, R.C.J; GARBIN, A.J.Í; CORRENTE, J.E.; GARBIN, C.A.S. The relationship between oral health-related quality of life, the need for orthodontic treatment and bullying, among Brazilian teenagers. Dental Press J Orthod, 20;24(2):73-80, May. 2019. doi: 10.1590/2177-6709.24.2.073-080.oar. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512019000200073>. Acesso em: 20 jan. 2021.

GOPALAN, T.; ASOKAN, S.; JOHN, J.B.; GEETHA PRIYA, P.R. School absenteeism, academic performance, and self-esteem as proxy measures of oral health status: A cross-sectional study. J Indian Soc Pedod Prev Dent, 36(4):339-346, Oct-Dez. 2018. doi: 10.4103/JISPPD.JISPPD_217_18. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30324922/>. Acesso em: 22 jan. 2021.

GRINSHTEYN, E.; Yang, Y.T. The association between electronic bullying and school absenteeism among high school students in the United States. J Sch Health, 87(2):142-149, Feb. 2017. doi: 10.1111/josh.12476. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076925/>. Acesso em: 22 jan. 2021.

GUILHARDI, H.J. Auto-estima, autoconfiança e responsabilidade. Tudo (ou quase tudo) que você precisa saber para viver melhor. Orgs.: Maria Zilah da Silva, 2002. Disponível em: <https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/Autoestima_conf_respons.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2021.

HAAS, M.F.; BELLATO, A.; ALVES, G.G.; AROSSI, G. Bullying na escola e fatores associados a saúde oral. Adolesc. Saude, 14(4): 85-96, 2017. Disponível em: <https://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=688>. Acesso em: 15 jan. 2021.

HONKALA, S.; HONKALA, E.; AL-SAHLI, N. Do life- or school-satisfaction and self-esteem indicators explain the oral hygiene habits of schoolchildren? Community Dent Oral Epidemiol, 35: 337–347, 2007. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17822482/>. Acesso em: 25 jan. 2021.

ISIEKWE, G.I.; SOFOLA, O.O.; ONIGBOGI, O.O.; UTOMI, I.L.; SANU, O.O.; DACOSTA, O.O. Dental esthetics and oral health-related quality of life in young adults. Dental esthetics and oral health-related quality of life in young adults. Am J Orthod Dentofacial Orthop, 150(4):627-636, Oct. 2016. doi: 10.1016/j.ajodo.2016.03.025. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27692420/>. Acesso em: 12 jan. 2021.

KARMILASARI, F.D.; WINARNI, I.; WINDARWATI, H.D. The susceptibility to mental health problems in the future as a serious effect of bullying on adolescent: a systematic review. International Journal of Science and Society, 2(3), 295-311, 2020. Disponível em: <http://ijsoc.goacademica.com/index.php/ijsoc/article/view/175>. Acesso em: 10 jan. 2021.

KRAUSS, S.; ORTH, U.; ROBINS, R.W. Family environment and self-esteem development: A longitudinal study from age 10 to 16. J Pers Soc Psychol, 119(2):457-478, Aug. 2020. doi: 10.1037/pspp0000263. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/335110307_Family_Environment_and_Self-Esteem_Development_A_Longitudinal_Study_from_Age_10_to_16>. Acesso em: 12 jan. 2021.

LABOULIERE, C.D.; KLEINMAN, M.; GOULD, M.S. When self-reliance is not safe: associations between reduced help-seeking and subsequent mental health symptoms in suicidal adolescents. Int J Environ Res Public Health, 1;12(4):3741-55, Apr. 2015. doi: 10.3390/ijerph120403741. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4410213/>. Acesso em: 14 jan. 2021.

MENEGAZ, A.M.; SILVA, A.E.R.; CASCAES, A.M. Educational interventions in health services and oral health: systematic review. Rev. Saúde Pública, 52: 52, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102018000100505>. Acesso em: 20 jan. 2021.

NEUPANE, T.; PANDEY, A.R.; BISTA, B.; CHALISE, B. Correlates of bullying victimization among school adolescents in Nepal: Findings from 2015 Global School-Based Student Health Survey Nepal. PLoS One, 19;15(8):e0237406, Aug. 2020. doi: 10.1371/journal.pone.0237406. Disponível:<https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0237406>. Acesso em: 10 jan. 2021.

R: A language and environment for statistical computing [computer program]. R Core Team. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria; 2019.

RUFF, R.R.; SENTHI, S.; SUSSER, S.R.; TSUTSUI, A. Oral health, academic performance, and school absenteeism in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. J Am Dent Assoc, 150(2):111-121.e4, Feb. 2019. doi: 10.1016/j.adaj.2018.09.023. Disponível em:< https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30473200/>. Acesso: em 20 jan. 2021.

SILVA, D.F.O.; SENA-EVANGELISTA, K.C.M.; LYRA, C.O.; PEDROSA, L.F.C.; ARRAIS, R.F.; LIMA, S.C.V.C. Motivations for weight loss in adolescents with overweight and obesity: a systematic review. BMC Pediatr, 21;18(1):364, Nov. 2018. doi: 10.1186/s12887-018-1333-2. Disponível em: <https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-018-1333-2>. Acesso em: 27 jan. 2021.

SILVA, J.L.; MELLO, F.C.M.; OLIVEIRA, W.A.; PRADO, R.R.; SILVA, M.A.I.; MALTA, D.C. Vitimização por bullying em estudantes brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE). Texto & Contexto Enfermagem, v. 27, n. 3, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300317>. Acesso em: 27 jan. 2021.

SIQUEIRA, D.V.S.; DOS SANTOS, I.M.; PEREIRA, L.L.; DOS SANTOS, S.C.L.T.; CRISTINO, P.S.; FIGUEIREDO FILHO, C.E.P.M.; FIGUEIREDO, A.L. Impact of oral health and body image in school bullying. Spec Care Dentist, 39(4):375-379, Jul. 2019. doi: 10.1111/scd.12401. Disponível em:< https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31206206/>. Acesso em: 20 jan. 2021.

TSAI, C.; RAPHAEL, S.; AGNEW, C.; MCDONALD, G.; IRVING, M. Health promotion interventions to improve oral health of adolescents: A systematic review and meta-analysis. Community Dent Oral Epidemiol, 48(6):549-560, Dec. 2020. doi: 10.1111/cdoe.12567. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/343523972_Health_promotion_interventions_to_improve_oral_health_of_adolescents_A_systematic_review_and_meta-analysis>. Acesso em 22 jan. 2021.

Vazquez, F.L.; Cortellazzi, K.L; Gonçalo, C.S.; Bulgareli, J.V.; Guerra, L.M.; Tagliaferro, E.S.P.; Mialhe, F.L.; Pereira, A.C. Estudo qualitativo sobre as justificativas de adolescentes para a não adesão ao tratamento odontológico. Ciênc Saúde Colet, 20(7), 2147-2156, 2015. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015207.04502014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000702147&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 22 jan. 2021.

WALDHAUER, J.; KUNTZ, B.; MAUZ, E.; LAMPERT, T. Intergenerational educational pathways and self-rated health in adolescence and young adulthood: results of the German KiGGS Cohort. Int J Environ Res Public Health, 26;16(5):684, Feb. 2019. doi: 10.3390/ijerph16050684. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/16/5/684>. Acesso em 12 jan. 2021.

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Oliveira Júnior, A. J., Silva Junior, M. F., & Mialhe, F. L. (2023). Fatores sociodemográficos, sociais e bucais associados a autoconfiança em escolares do ensino médio: estudo transversal. Revista Sustinere, 11(2), 601–617. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58346