Fatores sociodemográficos, sociais e bucais associados a autoconfiança em escolares do ensino médio: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58346Palavras-chave:
Educação, Adolescente, Saúde Bucal, Bullying.Resumo
O período escolar é fundamental no processo de formação pessoal. O objetivo foi avaliar os fatores sociodemográficos, sociais e bucais associados a autoconfiança entre escolares do ensino médio. Trata-se de um estudo transversal e analítico realizado com 385 adolescentes, entre 14 e 18 anos, provenientes de oito escolas estaduais do município de Piracicaba, São Paulo, Brasil. A variável dependente foi a autoconfiança (alta ou baixa) e as variáveis independentes incluíram os fatores sociodemográficos, sociais e bucais. Para se avaliar a associação entre as variáveis realizou-se regressão logística simples e múltipla, permanecendo no modelo final as variáveis com p≤0,05 após o ajuste para as demais variáveis. Verificou-se no modelo final, que a baixa autoconfiança esteve associada aos escolares que não moravam com seus pais biológicos (2,73; IC95%: 1,58-4,72), que já faltaram à escola por causa de bullying (2,38; IC95%: 1,25-4,52), que já sofreram bullying por seu peso (2,14; IC95%: 1,21-3,77), que já sofreram bullying devido aos seus dentes, queixo ou lábios (3,76; IC95%: 2,07-6,81) e que avaliaram sua saúde bucal como regular ou ruim (2,03; IC95%: 1,03-4,00). Conclui-se que, os fatores sociodemográficos, sociais e bucais relacionados ao bullying estiveram associados com a baixa autoconfiança em escolares do ensino médio. Salienta-se a importância dos determinantes relacionados à saúde bucal na autoconfiança de adolescentes, em âmbito educacional, fato que pode influenciar toda a vida do indivíduo.Referências
AL-BITAR, Z.B. Bullying among Jordanian schoolchildren, its effects on school performance, and the contribution of general physical and dentofacial features. Am J Orthod Dentofacial Orthop, 144(6):872-8, Dec. 2013. doi: 10.1016/j.ajodo.2013.08.016. Disponível em:<https://www.ajodo.org/article/S0889-5406(13)00830-5/fulltext >. Acesso em: 12 jan. 2021.
ALLISON, M.A.; ATTISHA, E; COUNCIL ON SCHOOL HEALTH. The Link Between School Attendance and Good Health. Pediatrics,143(2): e20183648, Feb. 2019. doi: 10.1542/peds.2018-3648. Disponível em: <https://pediatrics.aappublications.org/content/143/2/e20183648 >. Acesso em: 12 jan. 2021.
ALWADI, M.A.M.; VETTORE, M.V. Are school and home environmental characteristics associated with oral health-related quality of life in Brazilian adolescents and young adults? Community Dent Oral Epidemiol, 45(4):356-364, Aug. 2017. doi: 10.1111/cdoe.12298. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/83940455.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.
BALDO MORAES, R.; KNORST, J.K.; BRONDANI, B.; BALDO MARQUES, B.; REIS, M.S.; HENRIQSON, D.; ARDENGHI, T.M. Relationship between gingival bleeding and associated factors with reports of verbal bullying in adolescents. J Periodontol. Jul. 2020. doi: 10.1002/JPER.19-0745. Disponível em:< https://aap.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/JPER.19-0745>. Acesso em: 12 jan. 2021.
BARASUOL, J.C.; SOARES, J.P.; CASTRO, R.G.; GIACOMIN, A.; GONÇALVES, B.M.; KLEIN, D.; TORRES, F.M.; BORGATTO, A.F.; RAMOS-JORGE, M.L.; BOLAN, M.; CARDOSO, M. Untreated dental caries is associated with reports of verbal bullying in children 8-10 years old. Caries Res, 51(5):482-488, 2017. doi: 10.1159/000479043. Disponível em:<https://europepmc.org/article/med/28954260>. Acesso em: 14 jan. 2021.
BORTOLATO, C.; MANTOVANI, M.; FELIX, J.; BOOSTEL, R.; MATTEI, A.T.; ARTHUR, J.P.; SOUZA, R.M. SELF-CONFIDENCE AND SATISFACTION OF NURSING STUDENTS IN EMERGENCY SIMULATION. Reme: Rev. Min. Enferm, 24: e1336, 2020. Disponível em:<https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/en_e1336.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2021.
CORRÊA, L.L.G.; SOUSA, M.L.R.; FRIAS, A.C.; ANTUNES, J.L.F. Factors associated with dental caries in adolescents: a cross-sectional study, São Paulo State, Brazil, 2015. Epidemiol Serv Saude, 30;29(5):e2019523, Sep. 2020. doi: 10.1590/S1679-49742020000500007. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000500301&tlng=pt>. Acesso em 12 jan. 2021.
Costa, M.R.; Xavier, C.C.; Andrade, A.C.S.; Proietti, F.A.; Caiaffa, W.T. Bullying among adolescentes in a Brazilian urban center - "Health in Beagá" Study. Rev Saude Publica, 49(56):1-10, Aug 2015. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102015000100239>. Acesso em: 10 jan. 2021.
DUMITRESCU, A.L.; DOGARU, B.C.; DOGARU, C.D. Self-control and self-confidence: their relationship to self-rated oral health status and behaviours. Oral Health Prev Dent, 7(2):155-62, 2009. Disponível em:<https://europepmc.org/article/med/1958304>. Acesso em: 12 jan. 2021.
DUMITRESCU, A.L.; ZETU, L.; TESLARU, S. Instability of self-esteem, self-confidence, self-liking, self-control, self-competence and perfectionism: associations with oral health status and oral health-related behaviours. Int J Dent Hyg, 10(1):22-9, Feb. 2012. doi: 10.1111/j.1601-5037.2011.00519.x. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21752194/>. Acesso em: 18 jan. 2021.
FOLAYAN, M.O.; OGINNI, O.; AROWOLO, O.; EL TANTAWI, M. Association between adverse childhood experiences, bullying, self-esteem, resilience, social support, caries and oral hygiene in children and adolescents in sub-urban Nigeria. BMC Oral Health, 20(1):202, Jul. 2020. doi: 10.1186/s12903-020-01160-0. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7353770/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
FREDDO, S.L.; DA CUNHA, I.P.; BULGARELI, J.V.; CAVALCANTI, Y.W; PEREIRA, A.C. Relations of drug use and socioeconomic factors with adherence to dental treatment among adolescents. BMC Oral Health,19;18(1):221, Dec. 2018. doi: 10.1186/s12903-018-0674-4. Disponível em:< https://bmcoralhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12903-018-0674-4>. Acesso em: 15 jan. 2021.
GATTO, R.C.J; GARBIN, A.J.Í; CORRENTE, J.E.; GARBIN, C.A.S. The relationship between oral health-related quality of life, the need for orthodontic treatment and bullying, among Brazilian teenagers. Dental Press J Orthod, 20;24(2):73-80, May. 2019. doi: 10.1590/2177-6709.24.2.073-080.oar. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-94512019000200073>. Acesso em: 20 jan. 2021.
GOPALAN, T.; ASOKAN, S.; JOHN, J.B.; GEETHA PRIYA, P.R. School absenteeism, academic performance, and self-esteem as proxy measures of oral health status: A cross-sectional study. J Indian Soc Pedod Prev Dent, 36(4):339-346, Oct-Dez. 2018. doi: 10.4103/JISPPD.JISPPD_217_18. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30324922/>. Acesso em: 22 jan. 2021.
GRINSHTEYN, E.; Yang, Y.T. The association between electronic bullying and school absenteeism among high school students in the United States. J Sch Health, 87(2):142-149, Feb. 2017. doi: 10.1111/josh.12476. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076925/>. Acesso em: 22 jan. 2021.
GUILHARDI, H.J. Auto-estima, autoconfiança e responsabilidade. Tudo (ou quase tudo) que você precisa saber para viver melhor. Orgs.: Maria Zilah da Silva, 2002. Disponível em: <https://itcrcampinas.com.br/pdf/helio/Autoestima_conf_respons.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2021.
HAAS, M.F.; BELLATO, A.; ALVES, G.G.; AROSSI, G. Bullying na escola e fatores associados a saúde oral. Adolesc. Saude, 14(4): 85-96, 2017. Disponível em: <https://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=688>. Acesso em: 15 jan. 2021.
HONKALA, S.; HONKALA, E.; AL-SAHLI, N. Do life- or school-satisfaction and self-esteem indicators explain the oral hygiene habits of schoolchildren? Community Dent Oral Epidemiol, 35: 337–347, 2007. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17822482/>. Acesso em: 25 jan. 2021.
ISIEKWE, G.I.; SOFOLA, O.O.; ONIGBOGI, O.O.; UTOMI, I.L.; SANU, O.O.; DACOSTA, O.O. Dental esthetics and oral health-related quality of life in young adults. Dental esthetics and oral health-related quality of life in young adults. Am J Orthod Dentofacial Orthop, 150(4):627-636, Oct. 2016. doi: 10.1016/j.ajodo.2016.03.025. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27692420/>. Acesso em: 12 jan. 2021.
KARMILASARI, F.D.; WINARNI, I.; WINDARWATI, H.D. The susceptibility to mental health problems in the future as a serious effect of bullying on adolescent: a systematic review. International Journal of Science and Society, 2(3), 295-311, 2020. Disponível em: <http://ijsoc.goacademica.com/index.php/ijsoc/article/view/175>. Acesso em: 10 jan. 2021.
KRAUSS, S.; ORTH, U.; ROBINS, R.W. Family environment and self-esteem development: A longitudinal study from age 10 to 16. J Pers Soc Psychol, 119(2):457-478, Aug. 2020. doi: 10.1037/pspp0000263. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/335110307_Family_Environment_and_Self-Esteem_Development_A_Longitudinal_Study_from_Age_10_to_16>. Acesso em: 12 jan. 2021.
LABOULIERE, C.D.; KLEINMAN, M.; GOULD, M.S. When self-reliance is not safe: associations between reduced help-seeking and subsequent mental health symptoms in suicidal adolescents. Int J Environ Res Public Health, 1;12(4):3741-55, Apr. 2015. doi: 10.3390/ijerph120403741. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4410213/>. Acesso em: 14 jan. 2021.
MENEGAZ, A.M.; SILVA, A.E.R.; CASCAES, A.M. Educational interventions in health services and oral health: systematic review. Rev. Saúde Pública, 52: 52, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102018000100505>. Acesso em: 20 jan. 2021.
NEUPANE, T.; PANDEY, A.R.; BISTA, B.; CHALISE, B. Correlates of bullying victimization among school adolescents in Nepal: Findings from 2015 Global School-Based Student Health Survey Nepal. PLoS One, 19;15(8):e0237406, Aug. 2020. doi: 10.1371/journal.pone.0237406. Disponível:<https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0237406>. Acesso em: 10 jan. 2021.
R: A language and environment for statistical computing [computer program]. R Core Team. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria; 2019.
RUFF, R.R.; SENTHI, S.; SUSSER, S.R.; TSUTSUI, A. Oral health, academic performance, and school absenteeism in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. J Am Dent Assoc, 150(2):111-121.e4, Feb. 2019. doi: 10.1016/j.adaj.2018.09.023. Disponível em:< https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30473200/>. Acesso: em 20 jan. 2021.
SILVA, D.F.O.; SENA-EVANGELISTA, K.C.M.; LYRA, C.O.; PEDROSA, L.F.C.; ARRAIS, R.F.; LIMA, S.C.V.C. Motivations for weight loss in adolescents with overweight and obesity: a systematic review. BMC Pediatr, 21;18(1):364, Nov. 2018. doi: 10.1186/s12887-018-1333-2. Disponível em: <https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-018-1333-2>. Acesso em: 27 jan. 2021.
SILVA, J.L.; MELLO, F.C.M.; OLIVEIRA, W.A.; PRADO, R.R.; SILVA, M.A.I.; MALTA, D.C. Vitimização por bullying em estudantes brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE). Texto & Contexto Enfermagem, v. 27, n. 3, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000300317>. Acesso em: 27 jan. 2021.
SIQUEIRA, D.V.S.; DOS SANTOS, I.M.; PEREIRA, L.L.; DOS SANTOS, S.C.L.T.; CRISTINO, P.S.; FIGUEIREDO FILHO, C.E.P.M.; FIGUEIREDO, A.L. Impact of oral health and body image in school bullying. Spec Care Dentist, 39(4):375-379, Jul. 2019. doi: 10.1111/scd.12401. Disponível em:< https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31206206/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
TSAI, C.; RAPHAEL, S.; AGNEW, C.; MCDONALD, G.; IRVING, M. Health promotion interventions to improve oral health of adolescents: A systematic review and meta-analysis. Community Dent Oral Epidemiol, 48(6):549-560, Dec. 2020. doi: 10.1111/cdoe.12567. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/343523972_Health_promotion_interventions_to_improve_oral_health_of_adolescents_A_systematic_review_and_meta-analysis>. Acesso em 22 jan. 2021.
Vazquez, F.L.; Cortellazzi, K.L; Gonçalo, C.S.; Bulgareli, J.V.; Guerra, L.M.; Tagliaferro, E.S.P.; Mialhe, F.L.; Pereira, A.C. Estudo qualitativo sobre as justificativas de adolescentes para a não adesão ao tratamento odontológico. Ciênc Saúde Colet, 20(7), 2147-2156, 2015. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015207.04502014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000702147&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 22 jan. 2021.
WALDHAUER, J.; KUNTZ, B.; MAUZ, E.; LAMPERT, T. Intergenerational educational pathways and self-rated health in adolescence and young adulthood: results of the German KiGGS Cohort. Int J Environ Res Public Health, 26;16(5):684, Feb. 2019. doi: 10.3390/ijerph16050684. Disponível em: <https://www.mdpi.com/1660-4601/16/5/684>. Acesso em 12 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.