Panorama nacional dos métodos de ensino das escolas médicas: uma avaliação dos métodos de ensino formalmente adotados pelas instituições brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58225

Palavras-chave:

Ensino, Métodos, Aprendizagem, Educação médica, Escolas médicas

Resumo

Nas últimas décadas, as Instituições de Ensino Superior têm se empenhado em adequar o ensino médico aos novos paradigmas educacionais, integrando novas ferramentas e métodos ativos ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi avaliar os métodos de ensino, formalmente adotados no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de Medicina no país. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa e analítica. Os dados foram obtidos mediante consulta ao portal das Escolas Médicas do Brasil, Projeto Pedagógico de Curso e website institucional. Das 258 escolas analisadas, 200 (77,5%) adotaram como método central de ensino as metodologias ativas de aprendizagem. As regiões Norte (94,7%) e Nordeste (83,6%) foram as que concentraram a maior quantidade de instituições que incorporaram, formalmente, metodologias que privilegiem a participação ativa em comparação ao método tradicional de ensino. Ademais, os métodos ativos foram observados em maior frequência em instituições privadas (80,8%) e em municípios de pequeno/médio porte (82,6%), demonstrando um movimento crescente dos cursos em se adequar aos métodos ativos de ensino. As escolas médicas mais recentes, criadas a partir de 2013, foram as que apresentaram os maiores índices de métodos ativos comparado ao tradicional (94,1% versus 75%, p=0,014). Apesar dos avanços, a inclusão dos métodos ativos nos currículos médicos ainda é um grande desafio, pois a integração de metodologias ativas de aprendizagem requer coerência com a proposta pedagógica do curso, avaliação, planejamento e engajamento dos múltiplos sujeitos sociais que participam deste processo pedagógico.

Biografia do Autor

Lorrany Junia Lopes de Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Estudante de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Wellen Zane Nunes Andrade, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Estudante de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Doutora em Educação em Ciência e Saúde – PPGECS/UFRJ. Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

 

Luiz Fernando Quintanilha, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS. Curso de Medicina do Centro Universitário FTC – UniFTC

Doutor em Medicina (Radiologia). Pós-Doutorando em Educação – PUC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU/UNIFACS. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário FTC – UniFTC

 

Referências

ALVES, S. M. C. et al. Cooperação internacional e escassez de médicos: análise da interação entre brasil, angola e cuba. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 22, n. 7, p. 2223-2235, jul. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.03512017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v22n7/es_1413-8123-csc-22-07-2223.pdf. Acesso em: 07 ago. 2019.

AZEVEDO, S. B. et al. Metodologias ativas no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, [S.L.], v. 9, p. 1-22, 6 ago. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2573. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2573. Acesso em: 21 nov. 2019.

BEZERRA, Kévia Katiúcia Santos et al. Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil. Revista Multidisciplinar & Psicologia, v. 14, n. 51, p. 393-407, 2020. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2601. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601/4070. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRANDÃO, E. R. M.; ROCHA, S. V.; SILVA, S. S. da. Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade: Reorientando a Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.I.], v. 37, n. 4, p. 573-577, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a13v37n4.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.

Brasil. Política Nacional de Assistência Social - PNAS 2004. 1a ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; 2005.

Brasil. Portaria Interministerial no 1.369, de 8 de Julho de 2013: Dispõe sobre a implementação do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Diário oficial da união [Internet]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/pri1369_08_07_2013.html. Acesso em: 24 abr. 2019.

CALDARELLI, Pablo Guilherme. A importância da utilização de práticas de metodologias ativas de aprendizagem na formação superior de profissionais da saúde. Revista Sustinere, v. 5, n. 1, p. 175-178, 2017. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2017.26308. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/26308/21157. Acesso em: 5 abr. 2023.

CARABETTA JR, Valter. Metodologia ativa na educação médica. Revista de Medicina, v. 95, n. 3, p. 113-121, 2016. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i3p113-121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/103675. Acesso em: 12 abr. 2023.

CEZAR, P. H. N. et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 34, n. 2, p. 298-303, jun. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022010000200015&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 02 fev. 2019.

COLARES, Karla Taísa Pereira; DE OLIVEIRA, Wellington. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 5 abr. 2023.

Demo P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6a ed. Petrópolis: Editora Vozes; 2004.

FARIA, L. et al. Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em Saúde: uma experiência do programa de educação pelo trabalho para a saúde (pet-saúde) no sul da bahia, brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 22, n. 67, p. 1257-1266, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0226. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832018005008101&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 abr. 2019.

FARIAS, P. A. M. de; MARTIN, A. L. de A. R.; CRISTO, C. S.. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: percurso histórico e aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 39, n. 1, p. 143-150, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022015000100143&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 08 mar. 2019.

FEUERWERKER, L. C. M.; SENA, R. R.. Contribuição ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências uni. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 6, n. 10, p. 37-49, fev. 2002. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832002000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832002000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 set. 2019.

FRANÇA JUNIOR, Raimundo Rodrigues de; MAKNAMARA, Marlécio. A literatura sobre metodologias ativas em educação médica no Brasil: notas para uma reflexão crítica. Trabalho, educação e saúde, v. 17, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00182. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zWkGHv3kYskCpdtp4D7SDTR/?lang=pt. Acesso em 12 abr. 2023.

FREITAS, Francisco Ricardo Nascimento et al. Metodologias ativas de ensino nos cursos de medicina: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e151973922-e151973922, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3922. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3922. Acesso em: 5 abr. 2023.

GOMES, A. P.; REGO, S.. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem?. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 35, n. 4, p. 557-566, dez. 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022011000400016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 abr. 2019.

GRAFFAM, Ben. Active learning in medical education: strategies for beginning implementation. Medical teacher, v. 29, n. 1, p. 38-42, 2007. http://dx.doi.org/10.1080/01421590601176398. Disponível em: https://oakland.edu/Assets/Oakland/medicine/files-and-documents/ceme/Resources/Active%20learning%20in%20medical%20education%20Strategies%20for%20beginning%20implementation%20(1).pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

GRANERO-LUCCHETTI, Alessandra Lamas et al. Using traditional or flipped classrooms to teach “Geriatrics and Gerontology”? Investigating the impact of active learning on medical students’ competences. Medical teacher, v. 40, n. 12, p. 1248-1256, 2018. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1426837. Disponível em: http://www.tandfonline.com/loi/imte20. Acesso em: 20 abr. 2023.

KIM, Kyong-Jee. Project-based learning approach to increase medical student empathy. Medical Education Online, v. 25, n. 1, p. 1742965, 2020. DOI: 10.1080/10872981.2020.1742965. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7170272/pdf/ZMEO_25_1742965.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S.L.], v. 23, n. 3, p. 611-627, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772018000300611&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 03 fev. 2019.

LAMPERT, J. B.. Na transição paradigmática: o que o paradigma da integralidade atende que o paradigma flexneriano deixou de lado. Cadernos da Abem, [S.I.], v. 1, n. 1, p. 18-20, 2004. Disponível em: https://www.sumarios.org/artigo/na-transi%C3%A7%C3%A3o-paradigm%C3%A1tica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica-o-que-o-paradigma-da-integralidade-atende-que-o. Acesso em: 29 abr. 2019.

MACHADO, C. D. B.; WUO, A.; HEINZLE, M.. Educação Médica no Brasil: uma análise histórica sobre a formação acadêmica e pedagógica. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 42, n. 4, p. 66-73, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180065. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022018000400066&script=sci_arttext . Acesso em: 03 fev. 2019.

MACHADO, Carolina; OLIVEIRA, José Maurício de; MALVEZZI, Edson. Repercussões das diretrizes curriculares nacionais de 2014 nos projetos pedagógicos das novas escolas médicas. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200358, 2021. https://doi.org/10.1590/interface.200358. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/V3H87bcLY94p5dMFXPqQFKd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2023.

MELO PRADO, Hegla et al. Active learning on the ward: outcomes from a comparative trial with traditional methods. Medical education, v. 45, n. 3, p. 273-279, 2011. DOI: 10.1111/j.1365-2923.2010.03846.x. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1365-2923.2010.03846.x. Acesso em: 20 abr. 2023.

MONTREZOR, Luís H. Performance in physiology evaluation: possible improvement by active learning strategies. Advances in physiology education, v. 40, n. 4, p. 454-457, 2016. DOI: 10.1152/advan.00022.2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27697959/. Acesso em: 20 abr. 2023.

NEVES, C. E. B. Desafios da educação superior. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 17, p. 14-21, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/soc/n17/a02n17.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

NEVIN, Christa R. et al. Gamification as a tool for enhancing graduate medical education. Postgraduate medical journal, v. 90, n. 1070, p. 685-693, 2014. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2013-132486. Disponível: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4285889/pdf/postgradmedj-2013-132486.pdf. Acesso em 12 abr. 2023.

OLIVEIRA, B. L. C. A. et al. EVOLUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXPANSÃO DOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL (1808-2018). Trabalho, Educação e Saúde, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 1-20, 2019a. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00183. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v17n1/0102-6909-tes-17-1-e0018317.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

OLIVEIRA, F. P. de et al. Brazilian More Doctors Program: assessing the implementation of the education axis from 2013 to 2015. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 1-17, 2019b. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.170949. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23s1/pt_1807-5762-icse-23-s1-e170949.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

PEREIRA, Danilo Cesar Borges; TAKENAMI, Iukary Oliveira; QUINTANILHA, Luiz Fernando. Gamificação como ferramenta de avaliação no aprendizado em disciplinas de ciências da saúde. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 8, n. 4, p. 121-130, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ACIS/article/view/2282/1635. Acesso em: 20 abr. 2023.

QUINTANILHA, L. F. et al. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Advances In Physiology Education, [S.L.], v. 42, n. 4, p. 693-696, 1 dez. 2018. American Physiological Society. http://dx.doi.org/10.1152/advan.00105.2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30431321/. Acesso em: 02 fev. 2020.

QUINTANILHA, Luiz Fernando et al. Formação e envolvimento docente no ensino superior brasileiro em Saúde: fragilidades e fortalezas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5604-e5604, 2023. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5293. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5293/4248. Acesso em: 12 abr. 2023.

QUINTANILHA, Luiz Fernando et al. Impacto da pandemia do SARS-COV-2 na educação médica: migração" compulsória" para o modelo remoto, uma visão preliminar de gestores da educação médica. International Journal of Education and Health, v. 5, n. 1, p. 119-125, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3288. Acesso em: 20 abr. 2023.

QUINTANILHA, Luiz Fernando; DA SILVA FARIAS, Cassiana Santos; ANDRADE, Bruno Bezerril. Formação e envolvimento pedagógico entre docentes do ensino superior em saúde: uma análise dos cursos médicos. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021026-e021026, 2021. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5293. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/rrD4RRQgL9SWCWyRmbBMKht/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 abr. 2023.

RONN, Andressa Pereira et al. Evidências da efetividade da aprendizagem baseada em problemas na educação médica: uma revisão de literatura. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, n. 11, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/3607. Acesso em: 12 abr 2023.

SANTOS-JÚNIOR, Claudio José dos et al. Expansão de vagas e qualidade dos cursos de Medicina no Brasil:“Em que pé estamos?”. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200523. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712021000200205&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2023.

SCHEFFER, M. et al. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo, SP: FMUSP, AMB, 2023. 344 p. ISBN: 978-65-00-60986-8.

SI, Jihyun. Course-based research experience of undergraduate medical students through project-based learning. Korean Journal of Medical Education, v. 32, n. 1, p. 47, 2020. https://doi.org/10.3946/kjme.2020.152. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7066427/pdf/kjme-2020-152.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

SILVA-JUNIOR, Aluisio Gomes da; ANDRADE, Henrique Sater de. Formação médica no Programa Mais Médicos: alguns riscos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 2670-2671, 2016. DOI: 10.1590/1413-81232015219.18852016. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63047411005. Acesso em: 12 abr. 2023.

SOUSA, Paula Dourado et al. Simulação realística como estratégia de ensino na graduação médica: uma revisão sistemática. Scientia Medica, v. 32, n. 1, p. 10, 2022. DOI: 10.15448/1980-6108.2022.1.42717. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/42717. Acesso em: 12 abr. 2023.

TAKENAMI, I. O. et al. USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDICO NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [s. l], v. 8, n. 17, p. 22-38, 21 dez. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/239#:~:text=Setenta%20e%20sete%20(23%2C8,est%C3%A3o%20localizadas%20na%20Regi%C3%A3o%20Nordeste.&text=Sessenta%20(77%2C9%25)%20das,m%C3%A9todo%20tradicional%20de%20aula%20expositiva. Acesso em: 03 abr. 2019.

VARGAS, A. de F. M. et al. The More Doctors Program and the Curricular Guidelines for Medical courses: a comparative analysis among higher education institutions. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 1-15, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/interface.170903. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23s1/es_1807-5762-icse-23-s1-e170903.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

WAGNER, Katia Jakovljevic Pudla; MARTINS FILHO, Lourival José. Active teaching and learning methodologies: use, difficulties and training among medical course teachers. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210356. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/PjWjjkjDVHJwRP7Cz53VQSj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 abr. 2023.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

Lima, L. J. L. de, Nunes Andrade, W. Z., Vasconcelos Palácio, M. A., Takenami, I., & Quintanilha, L. F. (2023). Panorama nacional dos métodos de ensino das escolas médicas: uma avaliação dos métodos de ensino formalmente adotados pelas instituições brasileiras. Revista Sustinere, 11(1), 80–96. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58225