Avaliação da aprendizagem nos cursos de formação em saúde pautados em metodologias ativas: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.58064Palavras-chave:
Ciências da Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, AprendizagemResumo
Introdução: No campo do ensino em saúde, o debate sobre a avaliação da aprendizagem em metodologias ativas é constante, visto que essa questão ainda encontra impasses em sua prática. Objetivo: Unir e consolidar informações que potencializam a tomada de decisão frente à promoção de melhorias do processo avaliativo no contexto de formação em saúde. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a busca foi realizada através das seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCOPUS, BDENF e o repositório de artigos SciELO. Foram incluídos 13 estudos no presente estudo. Resultados: Os resultados abordam questões acerca do enquadramento da metodologia ativa às instituições de ensino, da avaliação da aprendizagem no ensino superior e das dificuldades e impasses na implementação. Além disso, as evidências demonstraram múltiplas modalidades e estratégias de operacionalização das avaliações nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a avaliação formativa, e o impacto da avaliação de aprendizagem como um movimento que engloba os conhecimentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Conclusão: A avaliação aplicada está diretamente relacionada com a metodologia de ensino utilizada pela instituição, dessa forma, compreender os fatores objetivos e subjetivos que estão associados à essa prática, bem como as fragilidades e potencialidades dos envolvidos nesse processo, é fundamental.Referências
ALMEIDA, M.T. et al. Ser docente em métodos ativos de ensino-aprendizagem na formação do médico. Revista Brasileira de Educação Médica. [s.l], v.35, n.4, p.468-476, 2011. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1612. Acesso em: 19 ago. 2020.
BARRETO, I.D.P. et al. Avaliação das estratégias de autoaprendizagem em alunos de um curso de medicina em Belém-Pará. Revista Brasileira de Educação Médica. [s.l.], v.43, n.4, p.36-56, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000400036. Acesso em: 20 set. 2020.
BIVANCO-LIMA, D. et al. Promoção à saúde e prevenção de acidentes na infância. Revista de Medicina. São Paulo, v. 92, n.2, p. 119-127. 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/79951. Acesso em: 07 jun. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v92i2p119-127
BITENCOURT, B.M; SEVERO, M.B; GALLON, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 211-226, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso em: 03 jun. 2020. http://dx.doi.org/10.14244/19827199607
BOUWMEESTER, R.A.M.; DE KLEIJN, R.A.M.; VAN RIJEN, H.V.M. Peer-instructed seminar attendance is associated with improved preparation, deeper learning and higher exam scores: a survey study. BMC Medical Education, [s.l.] v. 16, n. 1, p. 200, 9 dez. 2016. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0715-0. Acesso em: 08 maio. 2020. https://doi.org/10.1186/s12909-016-0715-0
BUSEBAIA, T.J.A.; JOHN, B. Can flipped classroom enhance class engagement and academic performance among undergraduate pediatric nursing students? A mixed-methods study. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, [S.I], v. 15, n. 1, p. 4, 17 dez. 2020. Disponível em: https://telrp.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s41039-020-0124-1. Acesso em: 03 maio. 2020.
BOLLELA, V.R.; BORGES, M.C.; TRONCON, L.E.A. Avaliação Somativa de Habilidades Cognitivas: Experiência Envolvendo Boas Práticas para a Elaboração de Teses de Múltipla Escolha e a Composição de Exames. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, v.42, n.4, p. 74-85, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000400074&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 jun 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20160065
BOTELHO, J.C.; MARTINS, M.R.A.S. Avaliação da aprendizagem: novas perspectivas para velhos problemas. Revista Encantar- Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, n.1, p. 01-13, jan/dez. 2020. https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/download/8202/pdf. Acesso em: 29 mai 2020. http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v2.0002
BRAVO, R. et al. Collaborative active learning: bioimpedance and anthropometry in higher education. Advances in Physiology Education, [s.l.], v. 42, n. 4, p. 605–609, 1 dez. 2018. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00106.2017. Acesso em: 03 maio 2020. https://doi.org/10.1152/advan.00106.2017
BRIGHENTE, M.F.; MESQUIDA, P. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Prosições, Campinas, v. 27, n.1, p. 155-177, jan/abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v27n1/1980-6248-pp-27-01-00155.pdf Acesso em: 4 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/0103-7307201607909
CASTILHO, A.R. et al. Avaliação da aprendizagem ativa na visão do estudante de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE online, [s.l.], v. 11. supl. 2, p. 973-983, fev. 2017, Disponível em: < http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=30870&indexSearch=ID> Acesso em: 05 Maio 2020. https://doi.org/10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102sup201713
CARVALHO, D.P.S.R.P. et al. Mensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem: estudo experimental. Texto & contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 29, e20180229, p.01-12, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v29/pt_1980-265X-tce-29-e20180229.pdf. Acesso em: 12 jun 2020. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0229
CUNHA, C.R.O.B.J.; RAMSDORF, F.B.M.; BRAGATO, S.G.R. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s.l.], v. 43, n. 2, p. 208–215, jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022019000200208&script=sci_arttext. Acesso em: 02 maio. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180063.
CHINI, H.; OSIS, M.J.D.; AMARAL, E.A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, [s.l.], v. 42, n. 2, p. 45–53, jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n2/0100-5502-rbem-42-02-0045.pdf. Acesso em: 01 maio. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2rb20170021
CHEN, H. et al. The use of simulation as a novel experiential learning module in undergraduate science pathophysiology education. Advances in Physiology Education, [s.l.], v. 40, n. 3, p. 335–341, set. 2016. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00188.2015?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 29 maio 2020. https://doi.org/10.1152/advan.00188.2015
CHUNG, E. Y. H. Facilitating learning of community-based rehabilitation through problem-based learning in higher education. BMC Medical Education, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 433, 21 dez. 2019. Diponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6873456/. Acesso em: 02 jun. 2020. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1868-4
DALBOSCO, S.N.P.; FERRAZ, A.S.; SANTOS, A.A.A. dos. Metas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v.19, n. 1, p. 75-84, jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902018000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2020 http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p75.
DIAS-LIMA, A et al. Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 2, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010055022019000200216&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 Maio 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180037
DICKINSON, B. L. et al. Involving a real patient in the design and implementation of case-based learning to engage learners. Advances in Physiology Education, [s.l.], v. 42, n. 1, p. 118–122, 1 mar. 2018. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00174.2017. Acesso em: 02 jun. 2020. https://doi.org/10.1152/advan.00174.2017
DUARTE, C. E. L. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. HOLOS, [s.l..], v. 8, p. 53-67, jan. 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660/1310. Acesso em: 09 jun. 2020.
FERMOZELLI, J.A.; CESARETTI, M.L.R.; BARBO, M.L.P. Blended learning strategies in teaching general pathology at a medical course. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, São Paulo, v. 53, n. 3, p. 202-209, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/jbpml/v53n3/1676-2444-jbpml-53-03-0202.pdf. Acesso em: 02 maio 2020. https://doi.org/10.5935/1676-2444.20170032
FONSECA, S.C.; PACÍFICO, S.M. Paulo freire antes de pedagogia do oprimido, ou, de educação e atualidade brasileira à educação como prática da liberdade. Cadernos CIMEAC, v. 7, n.2, p.36-62, nov/dez 2017. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2445/3690 Acesso em: 21 ago. 2020. https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i2.2445
FREIRE P. Pedagogia do oprimido. 29.ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2000.
FREITAS, C.A.O.; SANTOS, A.C.M.. Use of active methodologies in teaching nursing practices. Revista de Enfermagem UFPE on line, [s.l.], v. 13, e241524, p. [1-6], ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/241524/33149. Acesso em: 05 maio. 2020. https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241524
GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 20, n. 43, p.201-213, maio/ago 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020. https://doi.org/10.18222/eae204320092045
GARCIA, M.B.O.; OLIVEIRA, M. M.; PLANTIER, A. P. Interatividade e Mediação na Prática de Metodologia Ativa: o Uso da Instrução por Colegas e da Tecnologia na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, p. 87–96, mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100087. Acesso em: 04 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180154.
KIVINIEMI, M. T. Effects of a blended learning approach on student outcomes in a graduate-level public health course. BMC Medical Education, [s.l], v. 14, n. 1, p. 47, 11 dez. 2014. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-14-47. Acesso em: 29 maio 2020. https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-47
JBI. Joanna Briggs Institute. Reviewers manual: methodology for JBI mixed methods systematic reviews. Austrália: JBI, 2014. Disponível em: https://nursing.lsuhsc.edu/JBI/docs/ReviewersManuals/Mixed-Methods.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
JOWSEY, T. et al. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, [s.l.] v. 44, n. 1, p. 102775, 1 mar. 2020. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S147159531930112X. Acesso em: 04 jun. 2020. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102775
MACEDO, K.D.S. et al. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery. [s.l.], s.22, n.3, e20170435, 2018. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452018000300704&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 30 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0435
METZGER, K. J.; YOWLER, J. Y. Which Way Is Better? Comparison of Two Interactive Modeling Approaches for Teaching Meiosis in an Introductory Undergraduate Biology Course. The American Biology Teacher, [s.l.], v. 81, n. 2, p. 98–109, 1 fev. 2019. Disponível em: https://online.ucpress.edu/abt/article/81/2/98/19131/Which-Way-Is-Better-Comparison-of-Two-Interactive. Acesso em: 20 maio 2020. https://doi.org/10.1525/abt.2019.81.2.98
MEZZARI, A. O Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como Reforço ao Ensino Presencial Utilizando o Ambiente de Aprendizagem Moodle. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio Grande do Sul, v. 35, n.1, p. 114-121. 2011.Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n1/a16v35n1.pdf. Acesso em: 03 maio 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000100016.
MATOS, D. A. S, et al. Avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional. [s.l.], São Paulo, v.24, n.54, p. 172-193, jan/abr. 2013. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1907. Acesso em: 04 jun. 2020. https://doi.org/10.18222/eae245420131907
OLANIYI, N. E. E. Threshold concepts: designing a format for the flipped classroom as an active learning technique for crossing the threshold. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 2, 29 dez. 2020. Disponível em: https://telrp.springeropen.com/articles/10.1186/s41039-020-0122-3. Acesso em: 04 maio 2020. https://doi.org/10.1186/s41039-020-0122-3
OLIVEIRA, C.M.; MARQUES, V.F.; SCHRECK, R.S.C. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Revista Eletrônica Pesquiseeduca, [s.l.], v. 09, n. 19, p. 674-684, set.-dez. 2017. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/633>. Acesso em: 05 Maio 2020.
ALMEIDA, V.O. de. O uso da dramatização na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Psicodrama, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 231–235, 18 dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v27n2/10.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020. http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190026
OLIVEIRA, F. et al. Estratégias de ensino-aprendizagem com apoio de tecnologias para a formação interdisciplinar e integral em saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [s.l.], v.8, e1612, 2018. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1612. Acesso em: 2 set. 2020. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1612
PASCON, D.M.; OTRENTI, E.; MIRA, V.L. Percepção e desempenho de graduandos de enfermagem em avaliação de metodologias ativas. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v.31, n.1, 61-70, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-21002018000100061&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 ago. 2020. https://doi.org/10.1590/1982- 0194201800010
PINHEIRO, M. F. S. et al. Avaliação da aprendizagem: percepções docentes em sessões tutoriais de um curso de medicina na Amazônia. Interdisciplinary Journal of Health Education, [s.l.], v. 1, n.2, p.25-32, jun/nov. 2017. Acesso em: https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/issue/viewFile/3/1. Acesso em: 10 jun. 2020. https://doi.org/10.4322/ijhe.2016.025
VOKIĆ, N.P..; ALEKSIĆ, A. Are Active Teaching Methods Suitable for All Generation Y students? - Creativity as a Needed Ingredient and the Role of Learning Style. Education Sciences, [s.l.], v. 10, n. 4, p. 87-25 mar. 2020. https://doi.org/10.3390/educsci10040087
RODRIGUES, F.L. et al. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de simulação realística na graduação em enfermagem. Enfermagem em Foco. [s.l.], v.10, n.6, p.118-124, 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2782/660. Acesso em: 29 set. 2020. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2782
RODRÍGUEZ, G. et al. Developing creative and research skills through an open and interprofessional inquiry-based learning course. BMC Medical Education, [s.l.] v. 19, n. 1, 8 maio 2019. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1563-5
RODRIGUES, M. D. S R et al. Transtorno de Ansiedade Social no Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, v.43, n.1, jan/mar 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100065. Acesso em: 04 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015V43N1RB20180110
RODRIGUES, S. G.; NEVES, M.G.C. Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente. Comunicação em Ciências da Saúde, [s.l.], v. 26, n.4, p. 105-114. 2015. Disponível em: http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/304/140. Acesso em: 28 Abr. 2020.
ROHRS, R. M. S. et al. Impacto da metodologia de simulação realística na graduação de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife v. 11, n. 12, p. 5269-5274, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23005/25474. Acesso em: 28 abr. 2020. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a23005p5269-5274-2017
SILVA, R H. A., SCAPIN, L T. Utilização da avaliação formativa para a implementação da problematização como método ativo de ensino-aprendizagem. Estudos em Avaliação Educacional, [s.l.], v. 22, n. 50, p. 537-552, set./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1969. Acesso em: 05 maio 2020. https://doi.org/10.18222/eae225020111969
SANDRONE, S. et al. Active Learning in Psychiatry Education: Current Practices and Future Perspectives. Frontiers in Psychiatry, [s.l.], v. 11, n.11, abr. 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2020.00211/full. Acesso em: 02 maio 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2020.00211
SOARES, L.S.; SILVA, N. C.; MONCAIO, A. C. S. Metodologias ativas no ensino superior: opiniões, conhecimentos e atitudes docentes. Revista de enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 13, n. 3, p. 783–795, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/236317/3158. Acesso em: 23 maio. 2020. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i03a236317p783-795-2019
SOUZA, A. M. L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus. [s.l.], v. 2, n. 1, p.231-254, jan/jun 2012. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/85/85. Acesso em: 05 jun. 2020.
TOBASE, L. A dramatização como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Revista Paulista de Enfermagem, [s.l.], v.29, n.1-2-3, p.77-99, 2018. Disponível em: http://repen.com.br/revista/wp-content/uploads/2018/11/A-dramatiza%C3%A7%C3%A3o-como-estrat%C3%A9gia-facilitadora-no-processo-ensino-aprendizagem-dos-estudantes-de-enfermagem.pdf. Acesso em: 04 maio 2020.
WHITTEMORE, R. et al. Methods for knowledge synthesis: an overeview. Heart Lung. [s.l.], v.43, n.5, p.453-461, 2014.
WOODLEY, S. K.; FREEMAN, P. E.; RICKETTS, T. D. Combining novel research and community-engaged learning in an undergraduate physiology laboratory course. Advances in Physiology Education, [s.l], v. 43, n. 2, p. 110–120, 1 jun. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30835144/. Acesso em: 04 jun. 2020. https://doi.org/10.1152/advan.00177.2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.