Team based learning na formação médica: impacto na aquisição de conhecimentos anatômicos e competências para o trabalho em equipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.56370

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Anatomia, Aprendizagem Baseada em Equipes, Métodos Educacionais, Educação Médica, Educação nas Profissões da Saúde.

Resumo

O Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes caracteriza-se por ser uma metodologia ativa em que a aprendizagem é baseada na interação entre os alunos, através da formação de equipes, e trabalha a resolução de problemas para aplicação dos conceitos aprendidos. Objetivou-se analisar a percepção dos discentes de medicina sobre a utilização do TBL na disciplina de Anatomia do Aparelho Locomotor e o impacto do método no desenvolvimento de habilidades e competências do profissional de saúde. A pesquisa foi realizada com total de 112 alunos de quatro turmas ingressantes no curso de medicina do Campus UFRJ-Macaé, entre os períodos de 2017/1 e 2018/2. Analisou-se o desempenho dos participantes dentro da sessão do TBL e em testes da disciplina. Observou-se que a pontuação dos alunos, na fase de garantia do preparo, em equipe, foi significativamente (p<0,05) superior ao número de acertos individuais. 65% dos alunos que tiveram aulas no modelo TBL concordam que a estratégia pedagógica utilizada é mais motivadora para o estudo se comparada às aulas expositivas; 88,5% concordam plenamente ou parcialmente que a metodologia utilizada no TBL ajuda a aprender a trabalhar em equipe e 73% concordam que o método promoveu uma melhor compreensão, além da memorização. O uso deste método ativo pode trazer benefícios a longo prazo na estrutura curricular e no perfil dos discentes, gerando impacto real na qualidade do curso de medicina e na formação dos profissionais médicos, como conhecimentos anatômicos consolidados e habilidades para o trabalho em equipe, necessários para uma atuação interprofissional.

Biografia do Autor

Bruno Sant' Ana Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Técnico em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Aracruz (2015). Discente do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro-Campus Macaé e bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Atuante em projetos de Pesquisa e Extensão com focos em temas de Educação e Promoção de Saúde. 

Vivian de Oliveira Sousa Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Fisioterapeuta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2003), metre (2005) e doutora (2009) em Ciências Morfológicas pela UFRJ. Possui especialização em Ativação de processos de mudança na Educação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2011). Laserterapeuta pela ALLASER (2020). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua desde 2009. Atua em projetos de Pesquisa e Extensão com focos em temas de Educação e Promoção de Saúde.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Costa, B. S. A., & Corrêa, V. de O. S. (2024). Team based learning na formação médica: impacto na aquisição de conhecimentos anatômicos e competências para o trabalho em equipe. Revista Sustinere, 12(1), 240–263. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.56370