Atividades Extracurriculares na Formação Médica: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.56202Palavras-chave:
Educação Médica, Atividade Extracurricular, Ligas Acadêmicas, Extensão Universitária.Resumo
Conforme aumenta o número de médicos formados, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina e, consequentemente, seu Projeto Pedagógico (PP), que contempla os Conteúdos Curriculares (CC) e as Atividades Extracurriculares (AE), modificam-se na intenção de construir, durante a graduação, um médico atuante na melhoria da saúde da população, principalmente na Atenção Básica (AB). Esta revisão objetivou caracterizar o perfil das AE na graduação médica. Os artigos para esta revisão foram buscados no Portal de Periódicos CAPES e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando-se de forma integrada os descritores: “Medicina”, “Educação Médica” e “Atividades Extracurriculares”, sendo selecionados aqueles em português publicados entre 2011 e 2020, que foram sintetizados com suas referências e seus dados quantitativos transformados em tabelas pelo Microsoft Office Excel e Tabwin. Encontrou-se nos 11 artigos selecionados caracterização de várias AE, sendo a maioria sobre Ligas Acadêmicas, Projetos de Extensão e Iniciação Científica, principalmente por meio de relatos da experiência. A análise foi realizada considerando os achados dos artigos e as DCN, na qual identificou-se que predominam o assistencialismo sem longitudinalidade nas ações de Extensão e, no referido às Ligas, observou-se maior interesse no estudo de especialidades. A partir da análise, percebeu-se a necessidade de diálogo qualificado com os estudantes para um melhor entendimento da proposta de cada AE e também que sejam desenvolvidos novos estudos que possam ampliar o conhecimento sobre o tema.
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