Estratégias de educação em saúde nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.55927

Palavras-chave:

Crianças, escola, estratégias de ensino, saúde

Resumo

Historicamente, os campos da educação e da saúde estão interligados em busca de melhores condições de vida para a sociedade. Neste sentido, é importante que a educação em saúde seja abordada desde a infância, a fim de promover conhecimento e reflexões sobre a temática e sua dinamicidade. O objetivo do presente estudo foi revisar as publicações científicas relacionadas a educação em saúde nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a revisão da literatura recorreu as bases de dados eletrônicas Pubmed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (Lilacs e Medline) e Periódicos Capes como fonte de pesquisa. Foram utilizados os descritores educação em saúde, saúde na escola, promoção da saúde, escolares e anos iniciais, para busca. A seleção dos artigos teve como critérios de inclusão: artigos originais de estudos realizados no Brasil e publicados nas línguas português, inglês e espanhol, no intervalo de 2004 a 2019. Foram incluídos 23 estudos na presente revisão. Os temas relacionados a educação em saúde mais recorrentes foram a educação alimentar e nutricional e a educação postural. Quanto às estratégias de ensino para a temática pesquisada, foi possível inferir que a maioria das ações adotam estratégias de caráter lúdico. Conclui-se que o desenvolvimento da temática educação em saúde nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda ocorre de forma pontual e na maioria das vezes conduzidos pelos profissionais da saúde, sendo necessário que a saúde faça, efetivamente, parte do currículo escolar, para que sua abordagem se torne mais efetiva e promova resultados permanentes.

Biografia do Autor

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF); Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES) e Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE).

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM (2005), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM (2013). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores, Inclusão e Ensino. Mãe da Sofia de 6 anos.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena(2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho motor e saúde (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu o mestrado em Educação Física (2008) na área de Cineantropometria e Desempenho Humano e o Doutorado em Engenharia de Produção (2012) na área de Ergonomia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor, Educação e Saúde e Educação Física Adaptada.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria/ Centro de Educação

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Pampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Didática e práticas pedagógicas na Educação Física escolar; Estágio supervisionado na Educação Física; Investigação de processos de ensino e aprendizagem; TIC no contexto escolar; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE e vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF.

 

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Publicado

25-07-2023

Como Citar

Engers, P. B., Copetti, J., Graup, S., & Ilha, P. V. (2023). Estratégias de educação em saúde nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de revisão integrativa. Revista Sustinere, 11(1), 56–79. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.55927