Estratégias metodológicas tradicionais nos Cadernos do Aluno: Uma análise dos conteúdos de Educação Física relacionados com a saúde na Rede Estadual de Ensino Público de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.55894Palavras-chave:
Educação em Saúde, Currículo, Educação Física Escolar, Estratégias.Resumo
Atualmente, muito se tem discutido a respeito das estratégias metodológicas tradicionais baseadas em evidências. O que se sabe é que o ensino explícito, um seguimento da educação tradicional, se divide em preparação, interação e consolidação dos aprendizados. Na preparação, os objetivos são fundamentais, pois definem o que deve ser aprendido pelo aluno com base no currículo escolar. Da interação, esperam-se revisões, apresentações explícitas dos conteúdos, prática guiada e diversas revisões ao longo do processo educacional. Por fim, na consolidação, a lição de casa ou em sala de aula, resumos e anotações são imprescindíveis para o aprimoramento dos alunos. Com base nesses pressupostos: Quais dessas estratégias metodológicas estão presentes no material didático pedagógico da proposta curricular de Educação Física do Governo Estadual de São Paulo? O presente estudo visa identificar nos Cadernos do Aluno as estratégias de ensino sobre saúde direcionada ao Ensino Médio. Realizou-se a revisão documental de oito fontes, a partir da categoria: eixo temático: corpo saúde e beleza. A análise ocorreu em função dos tipos de estratégias metodológicas utilizadas nos Cadernos do Aluno. Com isso, foi possível chegar aos seguintes resultados das práticas com os alunos: interpretação de texto (perguntas fechadas e abertas), pesquisa em grupo, pesquisa individual, pesquisa em grupo (como pesquisa de campo), lição de casa e redação. Concluí-se que as estratégias metodológicas propostas nas fontes analisadas estão de acordo com as evidencias científicas.Referências
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