Acesso à informação por meio do sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus/AM: em foco HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.55289

Palavras-chave:

Educação em Saúde, IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais, Região Norte.

Resumo

A busca por informações em relação à Educação em Saúde pode contribuir de forma muito positiva na prevenção e no combate a várias infecções e doenças, entre elas as de contágio por meio da prática/relação sexual. Junto a isso, destacamos que entre os/as jovens, há certa facilidade de buscar tais informações por meio virtual, acessando canais de comunicação por meio de computadores, celulares, notebooks, dentre outros instrumentos que permitem o acesso e a navegação à internet. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo está em analisar como estão dispostas as informações acerca do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV – na sigla em inglês), da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS – na sigla em inglês), das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e das Hepatites Virais no sítio eletrônico da Secretaria de Saúde de Manaus/AM. Para tal, optamos por uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo. Por fim, concluímos que no conjunto de estratégias para que o site da SEMSA se torne uma grande ferramenta para divulgação das campanhas e do que se trata HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais, avaliamos ser necessária a criação de uma aba dedicada para elas especificamente, com estrutura e design que chamem a atenção principalmente dos/as jovens, com linguagem e aspectos regionais, o que poderia potencializar sua visualização e divulgação de conhecimento, além de ser um meio de contribuição para a reflexão coletiva sobre o tema apresentado e auxiliar na construção do censo crítico em relação às doenças e infecções de aspecto sexual.

Biografia do Autor

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Câmpus Manaus). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Subchefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (atual). Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual. Linhas de Estudo e Pesquisa: Formação de Professores/as; Gênero; Sexualidade; Violência contra a Mulher; Violência Sexual contra crianças e adolescentes

Wania Ribeiro Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação (Faced). Pós Doutora em Saúde Coletiva, pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FACED/UFAM). Lider no grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD). Vice-Coordenadora do Programa de Extensão Universitária do Neppd/Faced. Assessora Adjunta na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM. Corpo Editorial da Revista Amazonida. Corpo Editorial da Revista Tempus Actas. Possui doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Psicologia pela Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza. Atuando mais especificamente nos temas: educação e saúde; educação inclusiva, diversidade, aprendizagem, mobilidade educacional.

Claudiney Lofiego Cacau, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Professor na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

Jefferson Araújo Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do 9° ano do curso em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Atuou como estagiário de 2018 a 2020 na Prefeitura Municipal de Manaus. Realizou PIBIC intitulado "A docência masculina na educação infantil: percepções de pedagogos egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFAM. Linhas de Estudo e Pesquisa: Formação de professores/as. Atuação de docentes masculinos na Educação Infantil. Gênero.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acesso-internet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes>. Acesso em: 20 ago. 2020.

AMAZONAS ATUAL. Dezembro Vermelho: o HIV não discrimina ninguém. Amazonas Atual, 2019. Disponível em: <https://amazonasatual.com.br/dezembro-vermelho-o-hiv-nao-discrimina-ninguem-3/>. Acesso em: 24 jun. 2020.

ARAÚJO, Ana Ruth Silva de. Hepatites B e C em Manaus: perfil clínico-epidemiológico e distribuição espacial de casos conhecidos desde 1997 a 2001. 2004. 94 fls. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BEZERRA, Joana Rocha. Identificação e Formação de Lideranças Jovens para Atuar na Prevenção das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais em Três Municípios da região metropolitana de Manaus. 2017. 15 fls. Monografia (Curso de Especialização sobre Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017.

BEZERRA, Juliana. Região Norte. Toda Matéria, 2020. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/regiao-norte/>. Acesso em: 22 jun. 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative research of education. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1999.

BRASIL. O que é AIDS? Brasília: Ministério da Saúde, s/d a. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/aids-hiv>. Acesso em: 15 jun. 2020.

BRASIL. O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis? Brasília: Ministério da Saúde, s/d b. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist>. Acesso em: 16 jun. 2020.

BRASIL. O que é Hepatite? Brasília: Ministério da Saúde, s/d c. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite>. Acesso em: 16 jun. 2020.

CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa educacional e o movimento “pesquisas científicas baseadas em evidências”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 02, p. 329-342, jul./dez., 2015.

COSTA, Paulo da.; BIANCHINI, David. Caracterização da Demanda Futura de Usuários da Internet no Brasil: uma contribuição para o desenvolvimento de políticas governamentais de inclusão digital e acesso à internet. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, v. 05, n. 01, p. 135-162, 2008.

FACULDADE BAGOZZI. Campanhas de Conscientização. Faculdade Bagozzi, 2020. Disponível em: <https://faculdadebagozzi.edu.br/pastoral/campanhas-de-conscientizacao/#>. Acesso em: 22 jun. 2020.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Brasília-DF, 2013.

IBGE. Região Norte. 2018. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/regiao-norte>. Acesso em: 25 jun. 2020.

LIMA, Silvana. Coordenação Estadual de IST/AIDS lança campanha de prevenção às hepatites virais. Amazonas, 2017. Disponível em: <http://www.amazonas.am.gov.br/2017/07/coordenacao-estadual-de-istaids-lanca-campanha-de-prevencao-as-hepatites-virais/>. Acesso em: 24 jun. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOUTINHO, Wilson Teixeira. Região Norte. Cola da web, 2020. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/regiao-norte>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SAUDI. Campanhas de conscientização: veja a importância de implantá-las. Saudi, 2018. Disponível em: <https://www.saudi.com.br/blog/campanhas-de-conscientizacao-e-saude/#>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SEMSA. Controle IST/AIDS e Hepatites Virais. 2020. Disponível em: <https://semsa.manaus.am.gov.br/#>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Leila Cristina Ferreira da et al. Padrão da infecção pelo HIV/AIDS em Manaus, Estado do Amazonas, no período de 1986 a 2000. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., Uberaba, v. 42, n. 05, set./out., 2009.

TRISTÃO, Isadora. Região Norte - História, economia, cultura, geografia e estados da região. Conhecimento Científico, 2020. Disponível em: <https://conhecimentocientifico.r7.com/regiao-norte/>. Acesso em: 23 jun. 2020.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

Oliveira, M. de, Fernandes, W. R., Cacau, C. L., & Nascimento, J. A. (2024). Acesso à informação por meio do sítio eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus/AM: em foco HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais. Revista Sustinere, 12(1), 452–475. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.55289