Representações de professores formadores sobre os impactos da História e Filosofia da Ciência no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.54739Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Formação docente, Ensino de Química, Análise do Discurso.Resumo
Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, buscamos em artigos relativos à História e Filosofia da Ciência, pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, segundo uma perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas sugeridas nesse instrumento, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso, proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os argumentos apresentados como respostas pelos professores. Assim sendo, compreendemos que o seu arcabouço teórico apresenta elementos interessantes que oferecem suporte às nossas interpretações, bem como traz à tona o funcionamento da linguagem, no qual o sujeito se constitui pela interpretação que faz. Os resultados apontam, a partir das falas dos professores aqui pesquisados, que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância enquanto estratégia didática e atividade de ensino, permitindo contextualizar as aulas, mostrando o processo de transformação da ciência, e proporcionando uma aprendizagem reflexiva sobre a natureza do conhecimento científico, além de observar os aspectos internos e externos que lhes são peculiares.
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