Avaliação do conhecimento sobre genética médica dos médicos residentes de pediatria na cidade de Manaus, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.53798Palavras-chave:
Educação, doença genética, genética básica, testes laboratoriaisResumo
Residentes de Pediatria têm maior probabilidade de ter contato com pacientes com doenças genéticas durante a prática, devendo estar preparado para lidar com essa situação. Assim, objetivou-se avaliar o conhecimento sobre genética médica entre médicos residentes de Pediatria de Manaus, Amazonas. O estudo descritivo foi realizado com 35 residentes em Pediatria, onde todos responderam a um questionário que abordava assuntos sobre genética básica e testes laboratoriais para diagnósticos na genética médica. Observou-se que os médicos residentes tiveram aproveitamento de 72% de acertos. Quando comparamos os resultados das questões das categorias genética básica e testes diagnóstico entre todos os residentes, apresentou diferença significativa (P-value=5,288e-05). Na categoria genética básica, todos os médicos residentes acertaram a questão sobre o teste do pezinho. Questões sobre genótipos, heredograma, malformações e mutação, a maioria responderam corretamente as questões. Questão sobre Síndrome de Down, quase metade dos médicos residentes não conseguiram responder à questão. Na categoria testes diagnósticos, a única questão que os médicos residentes responderam corretamente foi ao do exame do cariótipo. Portanto, nossos achados evidenciaram que os médicos residentes de Pediatria de Manaus possuem conhecimento sobre Genética médica, entretanto, este conhecimento está vinculado a assuntos sobre Genética básica, e pouco conhecimento para a compreensão, indicação e interpretação dos principais testes diagnósticos utilizados na Genética médica. Ainda, apontam para a necessidade que o residente em Pediatria busque aprimoramento sobre Genética médica, cujo o futuro pediatra é responsável por tomar as primeiras decisões concernentes a paciente com doença genética.
Referências
BAER, T.E.; FERACO, A.M.; SAGALOWSKY, S.S.; WILLIAMS, H., LITMAN, H.J.; VINCI, R.J. Pediatric Resident Burnout and Attitudes Toward Patients. Pediatrics, 2017. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28232639/ >. Acesso em 01 de agosto de 2020.
CORREIA, P.S.; VITIELLO, P.; CARDOSO, M.H.C.A.; HOROVITZ, D.D.G. Conhecimento e atitudes sobre genética entre médicos residentes. Revista Brasileira de Educação Médica, 2011. Disponível em < scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022011000200008&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
GENG, L.N.; KOHLER, J.N.; LEVONIAN, P.; MEMBERS OF THE UNDIAGNOSED DISEASES NETWORK JONATHAN A BERNSTEIN.; FORD, J.M.; AHUJA, N.; WITTELES, R.; HOM, J.; WHEELER, M. Genomics in medicine: a novel elective rotation for internal medicine residents. Postgraduate Medical Journal, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31439813/>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
HAMPEL, H.; BENNETT, R.L.; BUCHANAN, A.; PEARLMAN, R.; WIESNER, G.L. A practice guideline from the American College of Medical Genetics and Genomics and the National Society of Genetic Counselors: referral indications for cancer predisposition assessment. Genetics in Medicine, 2015. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25394175/>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
HARDING, B.; WEBBER, C.; RUHLAND, L.; DALGARNO, N.; ARMOUR, C.M.; BIRTWHISTLE, R.; BROWN, G.; CARROLL, J.C.; FLAVIN, M.; PHILLIPS, S.; MACKENZIE, J.J. Primary care providers lived experiences of genetics in practice. Journal of Community Genetics, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29700759/>. Acesso em 02 de agosto de 2020.
HARDING, B.; WEBBER, C.; RUHLAND, L.; DALGARNO, N.; ARMOUR, C.M.; BIRTWHISTLE, R.; BROWN, G.; CARROLL, J.C.; FLAVIN, M.; PHILLIPS, S.; MACKENZIE, J.J. Bridging the gap in genetics: a progressive model for primary to specialist care. BMC Medical Education, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31185964/>. Acesso em 02 de agosto de 2020.
LA PAZ, E.M.C.; CHUNG, B.H.; FARADZ, S.M.H.; THONG, M.; DAVID-PADILLA, C.; LA, P.S.; LI, S.; CHEN, Y.; SURA, T.; LAURINO, M. Training in clinical genetics and genetic counseling in Asia. American Journal of Medical Genetics, 2019. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31037827/>. Acesso em 02 de agosto de 2020.
PANEQUE, M.; TURCHETTI, D.; JACKSON, L.; LUNT, P.; HOUWINK, E.; SKIRTON, H. A systematic review of interventions to provide genetics education for primary care. BMC Family Practice, 2016. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27445117/>. Acesso em 02 de agosto de 2020.
PAPAVASSILIOU, P.; CHARALSAWADI, C.; RAFFERTY, K.; JACKSON-COOK, C. Mosaicism for Trisomy 21: A Review. American Journal of Medical Genetics Part A, 2015. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25412855/>. Acesso em 02 de agosto de 2020.
PLUNKETT-RONDEAU, J.; HYLAND, K.; DASGUPTA, S. Training future physicians in the era of genomic medicine: trends in undergraduate medical genetics education. Genetics in Medicine, 2015. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25674779/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
PRESS, K.R.; BODURTHA, J. Milestones for medical students completing a clinical genetics elective. Genetics in Medicine, 2017. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27584909/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
RAJABI, F. Updates in Newborn Screening. Pediatric Annals, 2018. Disponível em < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29750285/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
ROSA, V.L.; SOLOMON, J. When science and the public meet: training for genetic counseling. Public Understanding of Science, 1998. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1088/0963-6625/7/4/002>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
ROSAS-BLUM, E.; SHIRSAT, P.; LEINER, M. Communicating genetic information: a difficult challenge for future pediatricians. BMC Medical Education, 2017. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17577408/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
SANTIAGO, L.B.; BETTIOL, H.; BARBIERI, M.A.; GUTTIERREZ, M.R.P.; DEL CIAMPO, L.A. Incentivo ao aleitamento materno: a importância do pediatra com treinamento específico. Jornal de Pediatria, 2003. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/jped/v79n6/v79n6a08.pdf>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
SLADE, I.; BURTON, H. Preparing clinicians for genomic medicine: Table 1. Postgraduate Medical Journal, 2016. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/299343928_Preparing_clinicians_for_genomic_medicine_Table_1>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
SUCHDEV, P.S.; HOWARD, C.R.; SECTION ON INTERNATIONAL CHILD HEALTH. The Role of Pediatricians in Global Health. Pediatrics, 2018. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30455341/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
TREVISAN, P.; DE MORAES, F.N.; DE MATTOS, V.F.; GRAZIADIO, C.; ROSA, R.F.M.; PASKULIN, G.A.; ZEN, P.R.G. Cytogenetic profile of patients with down syndrome in Southern Brazil. Sao Paulo Medical Journal, 2014. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25055073/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
URV, T.K.; PARISI, M.A. Newborn Screening: Beyond the Spot. Advances in Experimental Medicine and Biology, 2017. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29214581/>. Acesso em 03 de agosto de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.