Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53753Palavras-chave:
Anatomia Regional, Aprendizagem ativa, Ensino à distância, Ambiente virtual de aprendizagem, Projeto de Tecnologia de Informação e ComunicaçãoResumo
Existe um afunilamento cada vez mais crescente dos limiares entre educação e tecnologias. As mudanças vivenciadas são constantes e rápidas, principalmente nas áreas da comunicação e saúde. O objetivo do presente trabalho é conhecer como as tecnologias da informação e comunicação influenciam o ensino-aprendizagem da Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem. Pesquisa prospectiva com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. A análise de dados por meio de questionários e descrevendo as etapas do desenvolvimento e implementação do ambiente virtual de aprendizagem. Desenvolvido em uma instituição de ensino superior de grande porte do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados usando-se estatística descritiva, cálculos de frequência e outras medidas que se mostraram importantes no momento da análise. A amostra inicial de 16 alunos participantes da pesquisa, 75% já conhecem o ambiente virtual de aprendizagem e 56,25% conhecem a ferramenta Google Sala de Aula, mas não a utilizam em suas aulas. Nos questionários, 75% julgaram que as metas foram alcançadas e 75% relataram que os conteúdos expostos estavam “dentro do esperado” e “maior que o esperado”. Concluímos que o ambiente virtual de aprendizagem é uma ferramenta importante para o ensino-aprendizagem de Anatomia Humana.
Este Artigo é derivado da dissertação de Mestrado intitulada: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Anatomia Humana de 2019.
Referências
ARAÚJO, H. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo “Google Sala de Aula” no ensino de Matemática. 2016. 93 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2016. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/ba09/04d3fde03fd3650612378fcd5f2ea446a0db.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.
BACHIC, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERNARDO, S. F. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino de idiomas: relato de experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 15., 2017, Recife. Anais [...]. Recife: Cubo9 Agência Digital, 2017. p. 1-14.
BOLLELA, V. R.; CESARETTI, M. L. R. Sala de aula invertida na educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 39-48, jan./dez. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/42807/pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, v. 3, n. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014.
DIAS, F. A. O. O papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cumprimento das metas do plano nacional da educação (PNE). Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, p. 1-11, set. 2017. Suplemento. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/216/pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Experiências avaliativas de tecnologias digitais na educação. São Paulo, SP: Fundação Telefônica Vivo, 2016. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/experiencias_avaliativas_portugues.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.
GALVÃO, A. P.; THOMAS, A.; PEREIRA, P. M. P. O uso das TIC na Educação Superior: estudo de caso com Docentes de áreas sociais de uma IES do Oeste do Pará. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE, 14.,/ CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE, 11., 2017. - Disponível em: < www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/12104>. Acesso em: 10 mar. 2020.
LIMA, M. C. V. et al. Uso do aplicativo google classroom em disciplina de pós-graduação em enfermagem. In: V CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Olinda. Anais [...]. Olinda: CONEDU, 2018. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID8059_17092018170643.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.
MOURTHÉ FILHO, A. et al. Refletindo o ensino da Anatomia Humana. Enfermagem Revista, Minas Gerais, v. 19, n. 2, p. 169-175, jul./dez. 2016.
OLIVEIRA, W. A.; COPPOLA, N. A importância das metodologias ativas na formação do enfermeiro no Brasil. Revista de Saúde, Brasília, v.4, n.2, p. 59-75, ago./dez. 2017. Disponível em: <http://revista.faciplac.edu.br/index.php/RSF/article/view/409/188>. Acesso em: 09 mar. 2020.
OLIVEIRA, W. A.; COPPOLA, N. A importância das metodologias ativas na formação do enfermeiro no Brasil. Revista de Saúde, Brasília, v.4, n.2, p. 59-75, ago./dez. 2017. Disponível em: <http://revista.faciplac.edu.br/index.php/RSF/article/view/409/188>. Acesso em: 09 mar. 2020.
REIS, Z. S. N. et al. Tecnologias digitais para o ensino em saúde: relato de experiências e a convergência para o projeto AVAS21. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 69-76, jan./jul. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/4685/3488>. Acesso em: 09 mar. 2020.
ROSENAU, N. R. et al. As tecnologias de comunicação digital como recurso pedagógico na escola. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, 4./ SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SIPD/CATEDRA UNESCO), 6. , 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: EDUCERES, 2017. p. 14292-14304. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2020.
SILVA, A. R., et al. Anatomia Digital: um Ambiente Virtual de Apoio ao Processo Ensino-aprendizagem. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), 6./ SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2017). 28., 2017, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 745-755. Diponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7603/5399>. Acesso em: 09 mar. 2020.
SILVA, G. M. L.; FRANCISCO NETTO, J. Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 24., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 119-128. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/9cfb/0a655258d5e798361a2c37e9444c735d136e.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.
SIQUEIRA, T. G. S. Uso do google sala de aula no ensino superior: aceitação no processo educativo. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, SE, v.6, n.1, p.54-62, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/125549>. Acesso em: 09 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.