Promoção da saúde única: concepções e percepções sobre ambiente e saúde de professores de uma escola pública em Xerém
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52561Palavras-chave:
Saúde única, ambiente, Processo de ensino-aprendizagem, Promoção da SaúdeResumo
A escola é compreendida como um núcleo educativo, onde além do ensino formal, outras perspectivas como a saúde, fomentam reflexões críticas sobre a realidade e contribuem para a construção de um pensamento complexo. Nesse contexto, os professores são os mentores dos alunos no espaço escolar, pois conduzem os discentes a construção do conhecimento e de sua cidadania. Dada a relevância do binômio ‘saúde e ambiente” este estudo tem por objetivo apresentar as percepções e concepções de professores de uma escola pública, sobre saúde e ambiente, para a elaboração de propostas interventivas visando a promoção da saúde única (One Health). Para o conhecimento das concepções e percepções sobre saúde e ambiente dos docentes foi elaborado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado constituído por perguntas abertas e semi-abertas As concepções e percepções de cada participante sobre os temas foram analisadas por meio da técnica análise de Conteúdo de Bardin. As concepções e percepções dos docentes quanto a saúde e ambiente estão pautadas em uma visão paradigmática sustentadas por um pensamento simplista, observado em suas falas e práticas. Essas concepções comandam o discurso e a práxis do professor, muitas vezes limitando suas possibilidades e criatividade, negligenciando o potencial de suas ações e intenções.Referências
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