Tasy e o ensino em saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51556Palavras-chave:
Ensino em Saúde. Ensino em Enfermagem. Teoria e Prática. Ferramentas de Ensino. Tasy. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Hipermídia.Resumo
Este estudo objetiva descrever as contribuições do software Tasy no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Em suma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a qual teve como participantes trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari. Todos os participantes estavam matriculados nas disciplinas destacadas, durante o primeiro semestre de 2018. O instrumento de levantamento de informações deste estudo foi o diário de campo do pesquisador que esteve presente durante as 20 horas aula da pesquisa, sendo que todos os achados foram reunidos em pontos focais compatíveis e categorizados com aproximações da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os participantes consideram o Tasy como um facilitador na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Eles destacam suas funcionalidades, como a de prontuário, do registro de informações e, por consequente, qualificador da assistência oferecida ao cliente. Pontua-se nos achados, a facilidade em utilizar o software na aplicação da assistência de enfermagem, reforçando a necessidade em tê-lo nos diferentes serviços de saúde. Observou-se também que o software possibilitou a realização eficaz e integral da Sistematização da Assistência de Enfermagem, estimulando a construção entre a teoria e a prática. Deste modo, também foram pontuados a eficácia do software, enquanto modelo de gestão em saúde e ferramenta eficaz para a comunicação entre as equipes.
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