Percepção de profissionais de saúde sobre utilização de tecnologias de informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.51280

Palavras-chave:

Educação permanente em saúde, Tecnologia da informação, Pesquisa qualitativa, Pessoal de Saúde.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas necessárias para a qualificação da gestão em saúde. O objetivo do trabalho foi avaliar a aceitação de profissionais de saúde sobre a utilização das TICs nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a construção coletiva e práticas interprofissionais na qualificação da gestão e atenção à saúde. Inicialmente foram capacitados especializandos em saúde pública da Escola de Saúde Pública do Paraná para utilização de ferramentas livres do Google para compartilhamento de documentos, planilhas, agenda e realização de webconferências. Após a capacitação, foram realizadas entrevistas com um roteiro semiestruturado. As transcrições foram realizadas manualmente e posteriormente, analisadas pela análise de conteúdo de Bardin, utilizando o software ATLAS.ti 8.0. Os resultados apontaram fatores facilitadores para a utilização das TICs: "aceitação das TICs no serviço" e "reconhecimento das TICs como auxiliar para a prática da EPS", e barreiras como: "desconhecimento sobre as TICs e ferramentas livres do Google" e "falta de entendimento do conceito e da prática da educação permanente em saúde (EPS)". A capacitação oportunizou novos modelos mentais sobre o processo de trabalho e a apropriação tecnológica. Além disso, contribuiu para a reflexão coletiva e o desenvolvimento do senso crítico, que podem auxiliar na prática da EPS, na otimização do trabalho e na consolidação da interprofissionalidade.

Biografia do Autor

Tânia Harumi Uchida, Universidade Estadual de Maringá - UEM Departamento de Odontologia - DOD Área de Saúde Coletiva

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutoranda pelo Programa de pós-Graduação em Odontologia Integrada, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringá - UEM Departamento de Odontologia - DOD Área de Saúde Coletiva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Odontologia, na área de Cariologia na pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, na área de Saúde Coletiva. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: terapia fotodinâmica, fluoreto, prevenção de doenças bucais, formação de recursos humanos e gestão em saúde. Além disso, coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão em escolas e Centros de Educação Infantil nos municípios de Maringá, Marialva, Sarandi e Paiçandu e o Curso "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal" em municípios do Estado do Paraná.

Josely Emiko Umeda, Universidade Estadual de Maringá - UEM Departamento de Odontologia - DOD Área de Saúde Coletiva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, com bolsa doutorado sanduíche em University of Louisville (EUA). Pós-Doutorado em Odontologia Integrada (Saúde Coletiva) pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Gestão em Saúde, Odontologia Social e Preventiva, Saúde Coletiva e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde bucal, Sistema Único de Saúde, cárie dentária, prevenção de agravos bucais, educação em saúde, dinâmica de sistemas, vias de sinalização celular, fatores de virulência, adesão, invasão, periodontopatógenos.

Maura Sassahara Higasi, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Saúde Coletiva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Saúde Coletiva, especialização em Saúde Coletiva e Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2004). É professora Assistente AS D da Universidade Estadual de Londrina.Membro câmara de conciliação e instrução de processo do Conselho Regional de Odontologia do Paraná. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da Universidade Estadual de Maringá.

Pablo Guilherme Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Saúde Coletiva

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual foi bolsista de Extensão Universitária, bolsista do Programa de Iniciação Científica (I.C.), bolsista do Programa de Iniciação Extensionista (I.EXT.) e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Foi cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Piracicaba-SP. Especialista em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), Especialista em Gestão em Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP), Especialista em Informática em Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), sob orientação da Prof. Dr. Ana Estela Haddad, Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especialista em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), sob orientação do Prof. Dr. Samuel Jorge Moysés. Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, e Doutor em Odontologia (Área: Cariologia), sob orientação da Profa. Dra. Livia Maria Andaló Tenuta, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Professor Adjunto A do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Positivo (UP) - Londrina. Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGMDO) da Universidade Positivo (UP), sob supervisão da Profa. Dra. Marilisa Carneiro Leão Gabardo. Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Bioquímica Oral, Cariologia e Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Odontologia, Cárie Dentária e Flúor.

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Publicado

16-07-2020

Como Citar

Uchida, T. H., Fujimaki, M., Umeda, J. E., Higasi, M. S., & Caldarelli, P. G. (2020). Percepção de profissionais de saúde sobre utilização de tecnologias de informação e comunicação. Revista Sustinere, 8(1), 4–22. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.51280