Construção de práticas educativas em saúde: hegemonia versus contra-hegemonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.50769

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação continuada, Saúde pública, Políticas públicas, Gestão em saúde

Resumo

Objetivou-se analisar as práticas educativas em saúde na práxis da gestão municipal de saúde. Trata-se de Pesquisa social aplicada, qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida em um município localizado no Norte Central do estado do Paraná-Brasil. A coleta e análise dos dados ocorreu a partir de análise documental utilizando 47 documentos da gestão municipal, além de entrevistas realizadas com 16 gestores municipais. Utilizou-se como referencial teórico-analítico a teoria dialética e hegemônica de Gramsci. Seguiram-se todos os preceitos éticos vigentes. Como resultados, emergiram as categorias temáticas: 1) A hegemonia da práxis educativa em saúde é caracterizada por correntes tradicionais de gestão e educação; e 2) As práticas educativas em saúde contra hegemônicas: um caminho em construção. Identificou-se o desenvolvimento de práticas educativas hegemônicas, reforçadas por correntes tradicionais de gestão e educação, e contra hegemônicas, viabilizadas pelas novas políticas e reflexões dos profissionais.

Biografia do Autor

Célia Maria Gomes Labegalini, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Iara Sescon Nogueira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Vera Maria Sabóia, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Labegalini, C. M. G., Nogueira, I. S., Sabóia, V. M., Higarashi, I. H., & Baldissera, V. D. A. (2023). Construção de práticas educativas em saúde: hegemonia versus contra-hegemonia. Revista Sustinere, 11(2), 642–661. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.50769