Saúde mental e vida universitária: desvendando burnout em estudantes de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50314

Palavras-chave:

Saúde do Estudante, Universidades, Esgotamento Psicológico, Saúde Mental.

Resumo

A síndrome de burnout em adultos ou trabalhadores tem sido objeto crescente de pesquisas mundiais. Entretanto, o esgotamento psicológico em estudantes universitários carece de discussões no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a presença de burnout e suas subescalas em estudantes de psicologia. Estudo descritivo transversal foi conduzido em estudantes voluntários de um curso de Psicologia de universidade pública do interior do Nordeste. Foram aplicados questionário demográfico e o Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS) validado para português. As faixas de frequência de burnout (alta exaustão emocional, alta descrença e baixa eficácia profissional) e de suas subescalas individuais foram comparadas por sexo, faixa etária e períodos acadêmicos (primeiro, terceiro, quinto, sétimo e nono). Os dados não paramétricos tiveram análise estatística pelo teste do qui-quadrado para amostras independentes e pós-teste exato de Fisher, considerando graus de confiança de 95% ou 90%. Na amostra de 135 participantes, houve uma prevalência geral em burnout de 20%. Não houve associação de burnout quanto ao sexo ou a idade. Houve diferenças entre os períodos, com terceiro e quinto período exibindo burnout maior que os demais, e maior associação de duas subescalas nas variáveis analisadas. Os resultados valorizaram o uso do MBI-SS e evidenciaram a importância do monitoramento da saúde mental dos estudantes durante sua formação universitária.

Biografia do Autor

Igor Iuco Castro-Silva, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto dos Cursos de Psicologia e Odontologia e do Mestrado Acadêmico em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, Brasil. Bacharel em Odontologia (UFF), Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde (UNIRIO), Mestre em Patologia (UFF) e Doutor em Odontologia (UFF). Bolsista de produtividade da FUNCAP no quadriênio 2016-2020. Líder do Grupo de Estudos em Morfologia (DGP-CNPq), atuante em pesquisas sobre Bioética e Ensino em Saúde.

Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família (UFC) e da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (RENASF-UVA), Sobral, Brasil. Bacharel em Odontologia (UFC), Mestre em Saúde da Família (UFC) e Doutor em Odontologia (UFC). Bolsista de produtividade da FUNCAP no biênio 2020-2022. Líder do Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa Interprofissional de Saúde Coletiva (DGP-CNPq), atuante em pesquisas sobre Epidemiologia e Ensino em Saúde.

Marcelo Miranda de Melo, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado dos Cursos de Finanças e Economia e do Mestrado Acadêmico em Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sobral, Brasil. Bacharel em Engenharia Civil (UFC), Mestre em Gerência de Projetos de Construção (UMIST-Inglaterra) e Doutor em Economia (UFC). Atua em docência e pesquisas na área de Bioestatística.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Castro-Silva, I. I., Maciel, J. A. C., & Melo, M. M. de. (2021). Saúde mental e vida universitária: desvendando burnout em estudantes de Psicologia. Revista Sustinere, 9(1), 5–22. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50314