Saúde mental e vida universitária: desvendando burnout em estudantes de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50314Palavras-chave:
Saúde do Estudante, Universidades, Esgotamento Psicológico, Saúde Mental.Resumo
A síndrome de burnout em adultos ou trabalhadores tem sido objeto crescente de pesquisas mundiais. Entretanto, o esgotamento psicológico em estudantes universitários carece de discussões no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a presença de burnout e suas subescalas em estudantes de psicologia. Estudo descritivo transversal foi conduzido em estudantes voluntários de um curso de Psicologia de universidade pública do interior do Nordeste. Foram aplicados questionário demográfico e o Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS) validado para português. As faixas de frequência de burnout (alta exaustão emocional, alta descrença e baixa eficácia profissional) e de suas subescalas individuais foram comparadas por sexo, faixa etária e períodos acadêmicos (primeiro, terceiro, quinto, sétimo e nono). Os dados não paramétricos tiveram análise estatística pelo teste do qui-quadrado para amostras independentes e pós-teste exato de Fisher, considerando graus de confiança de 95% ou 90%. Na amostra de 135 participantes, houve uma prevalência geral em burnout de 20%. Não houve associação de burnout quanto ao sexo ou a idade. Houve diferenças entre os períodos, com terceiro e quinto período exibindo burnout maior que os demais, e maior associação de duas subescalas nas variáveis analisadas. Os resultados valorizaram o uso do MBI-SS e evidenciaram a importância do monitoramento da saúde mental dos estudantes durante sua formação universitária.Referências
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