Práticas Intersetoriais do Programa Saúde na Escola (PSE) em Escolas Públicas da Ceilândia/DF
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49364Palavras-chave:
Saúde, Escola, PSE, Intersetorialidade.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as formas de articulação entre os setores de saúde e educação na implementação das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em escolas públicas da Ceilândia/DF. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com caráter descritivo e analítico, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre de 2019, com supervisores e coordenadores pedagógicos de quatro unidades escolares públicas, e as análises foram realizadas de acordo com os aspectos da Análise Textual Discursiva (ATD). Após análise das entrevistas foram elencados dois eixos, o primeiro referente à Gestão Compartilhada e o segundo trata do Monitoramento, Avaliação e Recomendações, com suas categorias e subcategorias. O estudo identificou que os recursos humanos e financeiros são aspectos limitantes das ações intersetoriais do programa, causando prejuízos na efetividade das atividades e êxito do programa. Nesse sentido, o aporte de recursos humanos e financeiros possibilitaria melhorias no desenvolvimento das ações e facilitaria a gestão compartilhada. Verificou-se que as práticas intersetoriais apresentam fragilidades em relação à comunicação, monitoramento e avaliação das ações, necessitando de ajustes nas estratégias de implementação.Referências
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