Estágios supervisionados em serviços públicos de saúde da Universidade Estadual de Londrina e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia: uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.47978Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Educação em Odontologia, Currículo, Estágio, Serviços de SaúdeResumo
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em Odontologia estão descritas as competências gerais e específicas relacionadas ao processo de formação do cirurgião-dentista. Para o cumprimento dessas competências, as DCN mencionam ser imprescindível a aproximação do profissional ao sistema de saúde vigente no país, ratificando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação em saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar as atividades formativas de estágios supervisionados em serviços públicos de saúde do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e seu alcance em relação ao cumprimento das competências gerais das DCN. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo pesquisa documental, no qual foram analisadas as DCN em Odontologia, o Projeto Pedagógico e os programas de aprendizagem dos módulos das referidas atividades de ensino do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin para análise dos dados. Os resultados mostram o quão convergentes encontram-se os programas de aprendizagem e as atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes, durante a experiência dos estágios supervisionados da UEL, tendo como referência as competências gerais descritas nas DCN para os cursos de Odontologia no Brasil. Conclui-se que os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde desempenham importante contribuição no desenvolvimento das competências descritas nas DCN. As experiências, tanto profissionais quanto pessoais, vivenciadas durante as atividades extramuros, podem ser consideradas indispensáveis para formação de cirurgiões-dentistas mais completos, aptos a desenvolverem práticas humanizadas e resolutivas e, sobretudo, mais preparados e seguros para o mercado de trabalho.
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