Competências e habilidades para aplicar a avaliação subjetiva global para fins de diagnóstico nutricional
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.39228Palavras-chave:
Estudantes, Ensino, Competência Profissional, Avaliação Nutricional, Estado Nutricional.Resumo
A avaliação subjetiva do estado nutricional de indivíduos enfermos deve ser feita por meio de abordagem multivariada, sendo essencialmente clínica. Assim, a Avaliação Subjetiva Global, é vista como um dos melhores métodos para obtenção do diagnóstico do paciente. O estudo teve o objetivo de verificar se os discentes concluintes do curso de nutrição apresentam competência e habilidades para aplicar a avaliação subjetiva global para fins de diagnóstico nutricional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítica-exploratória, transversal, com abordagem quantitativa. A população foi constituída de cem discentes, ambos os sexos, regularmente matriculados, concluintes de quatro Instituições de Ensino Superior do curso de Nutrição de Belém/Pará. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado, com perguntas fechadas sobre à percepção dos discentes no processo de avaliação e diagnóstico nutricional pela avaliação subjetiva global. Aplicou-se análise de correspondência para verificar associação entre as categorias das variáveis quantitativas relacionadas com a avaliação nutricional subjetiva e as respostas dos discentes das respectivas instituições de ensino superior. As variáveis associadas foram: finalidade da ferramenta; classificação do estado nutricional do paciente e técnica para realizar o exame físico. Destaca-se problemas relacionados: abordagem ao paciente; interpretação das perguntas de cunho clínico; como realizar o exame físico; e o mais preocupante, como interpretar o resultado da avaliação subjetiva global para fins de diagnóstico nutricional do paciente. As dificuldades observadas na aplicação da avaliação subjetiva global limitaram as habilidades e competências adquiridas no âmbito acadêmico pelos discentes.
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