Uso da tecnologia como recurso didático no ensino em enfermagem: percepções dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38455Palavras-chave:
Ensino, Ensino em Enfermagem, Tecnologias em Sala de Aula, Tecnologias em Saúde, Ensino em Saúde, Instituição de Ensino Superior.Resumo
Resumo: Este estudo objetiva verificar as percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula em uma Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 31 estudantes da disciplina de Exercício Profissional, integrante do currículo específico do curso de graduação em enfermagem. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação em sala de aula de questionário estruturado, com quatro perguntas sobre o assunto. Para a análise de dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo teorizada por Bardin, para tanto, foram elencadas quatro categorias: O professor e suas tecnologias: as percepções dos alunos sobre o uso em sala de aula; Oportunidades do uso de tecnologias em sala de aula: a prática do professor a partir das percepções dos estudantes; Ensino e tecnologias: compreensões dos estudantes sobre sua relação; A formação em enfermagem e o uso de tecnologias: intersecções sobre o mercado de trabalho. Partindo da análise dos dados, é possível inferir que houve dois posicionamentos em relação aos estudantes, aqueles que percebem o uso da tecnologia como algo importante no dia-a-dia e outros que, ao contrário, não a utilizam com tanta profundidade para a sua aprendizagem.Referências
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