Avaliação da efetividade do ensino em cursos de educação a distância.
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36745Palavras-chave:
Avaliação, Efetividade do ensino, Ensino a distância, Formação docenteResumo
Diversos fatores contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, dentre eles metodologia avaliativa, a qual serve de base para tomada de decisão. Por ser peça chave no entendimento dos processos que ocorrem nas instituições de ensino, a avaliação vem ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de uso cotidiano dos gestores, professores e alunos. No entanto esse movimento de melhoria do ensino-aprendizagem pode ser amplificado por meio de uma ressignificação do processo de avaliação. Esta pesquisa associa o conceito de Efetividade do Ensino ao contexto de Educação à Distância para comparar o desempenho de três cursos de formação docente numa Instituição de Ensino Superior observados a partir de cinco Fatores relacionados a qualidade do ensino segundo percepção discente. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados elaborado a partir da metodologia SETE, para captar a percepção discente em seguida realizou-se uma análise de variância com as médias dos cursos em cada um dos fatores. Resultados preliminares apontam para homogeneidade pedagógica dos cursos e um elevado grau de satisfação dos estudantes com sua aprendizagem.Referências
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