A importância da Farmácia Universitária frente aos serviços clínicos prestados à comunidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.35348Palavras-chave:
Assistência farmacêutica. Farmacoterapia. Farmácia Clínica.Resumo
A Farmácia Universitária é um estabelecimento de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas magistral e de dispensação de especialidades farmacêuticas, proporcionando aos acadêmicos do curso de farmácia a oportunidade de aliarem os conhecimentos teóricos adquiridos à prática diária das atividades do farmacêutico no exercício da profissão. O artigo tem como objetivo esclarecer os benefícios para a comunidade dos serviços disponibilizados pela farmácia universitária, juntamente com a atuação do Farmacêutico. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual utilizou-se para realização da pesquisa as seguintes bases de dados: Pubmed, Bireme e Scielo, sendo selecionados após leitura dos resumos trabalhos completos de 2001 a 2017, perfazendo o total de 31 artigos. Nesse sentido, o farmacêutico assiste e orienta o paciente quanto a sua terapia medicamentosa, o mesmo atua na farmácia universitária que é uma farmácia comunitária que pertence a Instituição de Ensino, comportando atividades de consulta farmacêutica, seguimento farmacoterapêutico, dispensação de medicamentos, análise de água e manipulação de fitoterápicos. Os serviços disponibilizados devem atender as carências dos pacientes, orientando quanto a terapia farmacológica e não farmacológica dos mesmos. Desse modo, a farmácia universitária é um importante degrau para a formação acadêmica dos futuros profissionais, aliando ensino a prática, funcionando como um instrumento para a aproximação do profissional com a comunidade, refletindo no Uso Racional de Medicamentos, alcance de metas farmacoterapêuticas e na inclusão do mesmo junto a equipes multiprofissionais aliando conhecimentos e buscando a melhor efetivação dos serviços de saúde.
Referências
BATISTA, J. L. A implantação da farmácia-escola: o desafio de uma parceria público privada na melhoria da gestão da assistência farmacêutica de Lajeado, RS. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário nacional da farmacopeia brasileira / Brasil. 2ª edição. Brasília: Anvisa, 2012. 224 p.
______ . Lei 13.021 de 8 de agosto de 2014. Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias, e dá outras providências. Resolução nº 499, de 17 de dezembro de 2008. Lex: Diário Oficial da União, 2008.
______ . Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na farmácia universitária e dá outras providências. Resolução nº 610, de 20 de março de 2015. Lex: Reunião Plenária SHIS QI 15 Lote L. Lago Sul, Brasília, 2015.
______ . Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. Resolução nº 67, de 8 de outubro de 2007. Lex: Diário Oficial da União, 2007.
______ . Ementa: Dispõe sobre as atribuições do Farmacêutico no controle de qualidade e tratamento de água para consumo humano, seu padrão de potabilidade e controle ambiental, bem como o controle de operação das estações de tratamento de água e esgotos domésticos e industriais, de piscinas, praias, balneários, hotéis, condomínios e congêneres. Resolução nº 463, de 27 de junho de 2007. Lex: Diário Oficial da União, 2007.
______ . Ementa: Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências. Resolução nº 586, de 29 de agosto de 2013. Lex: Diário Oficial da União, 2013.
CORRER, C.J.; OTUKI, M.F. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Artmed. Porto Alegre, 2013.
______ . Método clínico de atenção farmacêutica. Revista Pan -Amazônica de Saúde. Março, 2011.
DADER, M.J.; MUNÕZ, P.A.; MARTÍNEZ, F. Atenção Farmacêutica: conceitos, processos e casos práticos. Tradução e revisão de Maria Denise Funchal Witzel. São Paulo. RCN Editora, 2007.
FURTADO, G. R. Noções Básicas sobre Atenção Farmacêutica. Curitiba: Editora UFPR, 2001. 23 p.
GALATO, D.; ALANO, G.M.; TRAUTHMAN, S.C.; VIEIRA, A.C. A dispensação de medicamentos: uma reflexão sobre o processo para prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 44, n. 3, jul./set. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2008.
HERNÁNDEZ, D.S.; CASTRO, M.M.S.; DÁDER, M.J.F. Método Dáder. Manual de seguimento farmacoterapêutico. Edições Universitárias Lusófonas. Terceira Edição - Versão em Português Europeu. Lisboa, 2010.
MACHADO, R.M.C.; FREITAS, E.L.; PEREIRA, M.L.; OLIVEIRA, D.R. Implementação da Atenção Farmacêutica na Farmácia Universitária da UFMG. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 12 a 15 de setembro de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ementa: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Resolução nº 6, de 19 de outubro de 2017. Lex: Diário Oficial da União, Seção 1, p. 30. Brasília, 2017.
MIRANDA, T.M.M.; PETRICCIONE, S.; FERRACINI, F.T.; BORGES FILHO, W.M. Interventions performed by the clinical pharmacist in the emergency department. Einstein. Vol. 10, n. 1, p. 74-85, 2012.
MIYOSHI, E.; BAGLIE, S. Projeto integrado de uso racional de medicamentos e de assistência farmacêutica e médica no CRUTAC. 12º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão. Ponta Grossa, 2014.
OLIVEIRA, A.B.; OYAKAWA, C.N.; MIGUEK, M.D.; ZANIN, S.M.W.; MONTRUCCHIO, D.P. Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Vol. 41, n. 4, out./dez. Universidade Federal do Paraná, 2005.
PIMENTA, P.S. A farmácia escola e suas relações com a sociedade: Uma representação do caso da FAU/UFF. Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Rio de Janeiro, 2010.
POSSAGNO, G.C.H.; TOLEDO, A.C.O.; GARABELI, A.A.; MYIOSHI, E.; VEBER, A.P. Atividades desenvolvidas na farmácia escola Prof. Horacio Droppa - UEPG de 2013 a 2015. 14º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG. Ponta Grossa, 2016.
PRUDENTE, L.R.; FERREIRA, T.X.A.M.; BARBOSA, N.L.; DEWULF, N.L.S. A importância da comunicação entre o farmacêutico e o paciente na farmácia comunitária: Relato de caso. 1º Congresso de Farmácia Comunitária. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
ROSSIGNOLI, P.; CORRER, C.J., FERNANDEZ-LLIMOS, F. Interés de los alumnos en las actividades de prácticas tuteladas en farmacia escuela en Curitiba-Brasil. Seguimiento Farmacoterapeutico. Vol. 1, n. 2, p. 62 - 68, 2003.
RUSTON, M.D.; SILVA, N.S. A importância da atenção farmacêutica. XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba. São Paulo, 2011.
SATURNINO, L.T.M., FERNÁNDEZ-LLIMÓS, F. A Farmácia Escola no Brasil: estado de arte e perspectivas. Revista Brasileira de Farmácia, 2009; Vol. 90, n. 3, p.204-10.
SILVA, E., NAVES, J.O.S., VIDAL, J. O papel do farmacêutico comunitário no aconselhamento ao paciente. Boletim Farmacoterapêutica. Julho/outubro, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.