Potencialidades da mídia independente como referencial didático no ensino médio para o combate ao racismo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33785Palavras-chave:
Mídia Independente, Referencial Didático, Ensino Médio, Racismo AmbientalResumo
Esta é uma sugestão de pesquisa em torno das potencialidades da mídia independente como referencial didático no Ensino Médio para uma formação crítica de combate às injustiças e ao racismo ambiental. Como proposta sugestiva, o lócus objeto de estudo escolhido foi o CIEPS – Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro – e o nível básico de execução foi o Ensino Médio, mas poderia ser outro, dado que a pesquisa poderia ser executada em qualquer espaço escolar, período e ano do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica brasileira. Cabe destacar que o trabalho em questão, além de contribuir para novas perspectivas de análise no que tange à arte do tema proposto, se configura como espaço para reflexão acerca dos processos e dos caminhos de pesquisa que poderão se desenrolar em uma proposta de investigação científica despontando como oportunidade para a alfabetização científica de graduandos e de pós-graduandos com dificuldades para elaboração de projetos de pesquisa para as seleções em todo o país. Para a discussão, apresentam-se algumas considerações iniciais sobre a importância da pesquisa, referências teóricas que poderão consubstanciá-la, possibilidade de problema de investigação, demonstrações e procedimentos para a condução da pesquisa-ação, provável produto final e resultados esperados.
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