Residências multiprofissionais em saúde: um olhar ampliado para o cuidado
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33410Palavras-chave:
Saúde Pública, Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Interdisciplinaridade, Internato e Residência.Resumo
As RMS podem ser consideradas uma das principais estratégias para se repensar o processo de formação em saúde, fortalecendo as ações para a integração ensino-serviço-comunidade. Além disso, ressalta-se a importância das RMS na formação de profissionais comprometidos e aptos para intervir de maneira crítica e reflexiva sobre o processo de trabalho dos serviços de saúde, com ênfase na integralidade, resolutividade e humanização do cuidado.
Referências
BRASIL. Lei nº 11.129/05. Institui as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde. Brasília (DF), 2005.
BRASIL. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília (DF), 1990.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Residência Multiprofissional [internet]. Brasília; 2018. [Acesso em 31 mar. 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n° 1, de 30 de janeiro de 2012. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Institui as Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União 31 jan. 2012; Seção 1.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, Série B. Textos Básicos de Saúde, 2006. 414 p.
BRASIL. Portaria Interministerial n° 1.077, de 12/11/2009. Institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Brasília (DF), 2009.
OSHIMA, A.M.M.Y.; BESEGATO, J.F.; LIMA, C.V.; NORONHA, M.S.; HOEPPNER, M.G.; CALDARELLI, P.G. Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil. Revista da ABENO, v. 18, n.1, p. 134-145, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.