Residências multiprofissionais em saúde: um olhar ampliado para o cuidado

Autores

  • Pablo Guilherme Caldarelli Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Saúde Coletiva / Bioquímica Oral / Cariologia https://orcid.org/0000-0002-4589-9713

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33410

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Interdisciplinaridade, Internato e Residência.

Resumo

As RMS podem ser consideradas uma das principais estratégias para se repensar o processo de formação em saúde, fortalecendo as ações para a integração ensino-serviço-comunidade. Além disso, ressalta-se a importância das RMS na formação de profissionais comprometidos e aptos para intervir de maneira crítica e reflexiva sobre o processo de trabalho dos serviços de saúde, com ênfase na integralidade, resolutividade e humanização do cuidado.

Biografia do Autor

Pablo Guilherme Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Saúde Coletiva / Bioquímica Oral / Cariologia

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual foi bolsista de Extensão Universitária, bolsista do Programa de Iniciação Científica (I.C.), bolsista do Programa de Iniciação Extensionista (I.EXT.) e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Especialista em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), Especialista em Gestão em Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP), Especialista em Informática em Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ). Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, e Doutor em Odontologia (Área: Cariologia), sob orientação da Profa. Dra. Livia Maria Andaló Tenuta, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Integrante do Grupo de Pesquisa em Cariologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa em Política, Avaliação e Gestão em Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Professor Assistente A do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Professor da Escola de Saúde Pública do Paraná da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (ESPP-SESA). Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Bioquímica Oral, Cariologia e Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Odontologia, Cárie Dentária e Flúor. 

Referências

BRASIL. Lei nº 11.129/05. Institui as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde. Brasília (DF), 2005.

BRASIL. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Brasília (DF), 1990.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Residência Multiprofissional [internet]. Brasília; 2018. [Acesso em 31 mar. 2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n° 1, de 30 de janeiro de 2012. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Institui as Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União 31 jan. 2012; Seção 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, Série B. Textos Básicos de Saúde, 2006. 414 p.

BRASIL. Portaria Interministerial n° 1.077, de 12/11/2009. Institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Brasília (DF), 2009.

OSHIMA, A.M.M.Y.; BESEGATO, J.F.; LIMA, C.V.; NORONHA, M.S.; HOEPPNER, M.G.; CALDARELLI, P.G. Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil. Revista da ABENO, v. 18, n.1, p. 134-145, 2018.

Downloads

Publicado

19-07-2018

Como Citar

Caldarelli, P. G. (2018). Residências multiprofissionais em saúde: um olhar ampliado para o cuidado. Revista Sustinere, 6(1), 215–217. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33410

Edição

Seção

OLHAR PROFISSIONAL