Análise de processos de ensino-aprendizagem de temas nutrição em salas de espera
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.31602Palavras-chave:
Avaliação Funcional Descritiva, Sala de espera, Educação não formalResumo
Este estudo investigou a prática educativa de uma graduanda do último ano do curso de Nutrição no espaço de educação não formal denominado na literatura por ‘Sala de Espera’ em distintas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Buscou-se investigar a atuação da participante e como procedia à delimitação de objetivos, estratégias de ensino e de avaliação em três distintas atividades de interações com os pacientes. Além de verificar se a ferramenta Avaliação Funcional Descritiva, largamente utilizada na Análise Aplicada do Comportamento, poderia fornecer elementos para que a própria participante modificasse sua prática educativa durante a interação com os pacientes em situação de espera. Os resultados evidenciaram que a participante executou modificações na maneira como passou a descrever seus objetivos, estratégias de ensino e medidas de avaliação dos pacientes. A participante também promoveu alterações no modo como conduziu as Salas de Espera, isto é, em seu repertório de ensino e como passou a “interpretar”, isto é, relatar processos de ensino-aprendizagem decorrentes, além de ter promovido mudanças significativas na maneira como conduziu as interações com os pacientes em situação de espera.
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