Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da reorientação da formação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30559Palavras-chave:
Ensino, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Integração docente assistencialResumo
A proposta da integração ensino-serviço-comunidade se orienta pelos pressupostos conceituais que incorporam o processo de educação à transformação social, com base nas necessidades dos sujeitos, no âmbito do seu contexto histórico e social. O estudo apresenta como objetivo identificar resultados produzidos pela implementação dos programas interministeriais (Ministérios da Saúde e Educação) Pró-Saúde e Pet-Saúde na integração ensino-serviço, de acordo com o olhar de profissionais e gestores. Estudo de caso realizado no município de Chapecó/SC, cujos dados foram coletados por meio de grupos focais. A integração ensino-serviço está, em grande medida, presente no pensamento e no trabalho dos profissionais e dos gestores, os quais se compreendem como (co)responsáveis no processo de reorientação da formação. Todavia, a maior parte dos atores refere dificuldades para participar das ações e demandas da Instituição de Ensino, seja pelo excesso de trabalho, seja por falta de estímulos ou ainda por desconhecimento do que envolve o processo de formação na saúde.Referências
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