Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil
  • Nélia Maria Pontes Amado Universidade de Algarve - Portugal
  • Susana Paula Graça Carreira Universidade de Lisboa - Portugal
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil
  • Arlete Eli Kunz da Costa Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30285

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino Profissionalizante, Problematização, Ensino em Saúde

Resumo

Este estudo objetiva analisar a utilização da metodologia da problematização como processo avaliativo de estudantes na área da saúde. Utilizou-se como campo de estudo uma turma composta por cinco estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos. Os resultados observados versam sobre a dificuldade em incorporar a metodologia da problematização como um processo avaliativo em um currículo já estruturado. Verificou-se que os alunos ainda possuem um estigma quando indagados sobre avaliações, inferindo sobre situações punitivas. Observou-se que os estudantes compreenderam a importância do processo e utilizaram-se dele para exercitar sua própria aprendizagem. Considera-se que a metodologia utilizada possibilitou mensurar de modo subjetivo a aprendizagem dos estudantes, contemplando suas próprias discussões e conhecimentos prévios estabelecidos em sala de aula.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário UNIVATES (2016). Especialização em andamento em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEnsino da mesma instituição, onde é docente vinculado ao Núcleo de Educação Continuada para a área da saúde. Também atua como Enfermeiro na área de Atenção à Saúde da Cooperativa Unimed VTRP, além de docente em cursos profissionalizantes junto ao Instituto Mix de Profissões. Tem experiência nas áreas de Ensino e Tecnologias em Saúde; Processos de Enfermagem; Educação em Saúde; Envelhecimento Humano; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Sustentabilidade e Qualidade de Vida, atuando como pesquisador integrante dos projetos "A saúde materna e a rede de atenção à saúde", "Sustentabilidade em propriedades produtoras de leite" e "Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior".

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

 

Nélia Maria Pontes Amado, Universidade de Algarve - Portugal

Graus Académicos
Doutoramento em Matemática, especialidade de Didática da Matemática, Universidade do Algarve, 2007

Área de Investigação
Didática da Matemática, Formação de Professores, Tecnologias no Ensino da Matemática, Avaliação da Aprendizagem.

Unidade de Investigação e Desenvolvimento/Centro
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Universidade de Lisboa

 

Susana Paula Graça Carreira, Universidade de Lisboa - Portugal

Graus Académicos
Doutoramento em Educação, especialidade de Didática da Matemática, Universidade de Lisboa, 1999
Master in Education (Mathematics Education), Universidade de Lisboa, 1992
Licenciatura em Matemática, Universidade de Lisboa, 1987

Área de Investigação
Didática da Matemática, Tecnologias no Ensino da Matemática, Modelação Matemática e Aplicações no Ensino, Resolução de Problemas, Formação de Professores.

Unidade de Investigação e Desenvolvimento/Centro
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

 

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Brasil

Possui graduação em Enfermagem - Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e doutora em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates (2016). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates e coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, assistência de enfermagem, enade, terceira idade e equipe multiprofissional.

Referências

ALVES, R. C.; FARIA, M. L. C.; COSTA, F. M. Avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre a espécie invasora Achatina fulica (Pulmonata, Achatinidae) em uma escola de ensino fundamental de Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil. Gaia Scientia, v. 11, n. 1, 2017.

BATISTA, V. M. D. et al. Avaliação do conhecimento e atitudes dos profissionais de saúde de um hospital de ensino sobre proteção radiológica. 2017.

CARNEIRO, V. F. et al. Avaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp., p. 900-915, 2017.

CARVALHO, R. M.; MEIRELLES, R. M. S. Ensino de Ciências e Saúde para Idosos: Uma proposta de construção de Cartilha Informativa em Grupos de Convivência. Revista Práxis, v. 1, n. 2, 2017.

COSTA, G. D.; COTTA, R. M. M. Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. CIAIQ2016, v. 1, 2016.

COUTINHO, C. V.; DIAS, G. Á. Curta SUS: avaliação sobre um projeto de cinema e educação popular na promoção à Saúde Pública. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 18, n. 4, p. 46-54, 2017.

CUNHA, M. et al. Atitudes do enfermeiro em contexto de ensino clínico: uma revisão da literatura. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 38, p. 271-282, 2016.

FERNANDES, D. Avaliações externas e melhoria das aprendizagens dos alunos: questões críticas de uma relação (im)possível. Conferência apresentada no colóquio: Avaliação externa e qualidade das aprendizagens. Conselho Nacional de Educação, 2014.

FREIRE, P. Educação e mudança. 27ª Ed. Paz e Terra. 1979.

GUERIN, C. S. et al. Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 30, n. 1, p. 5-12, 2017.

HARTZ, Z. M. A. Cuidados primários, avaliação e ações intersetoriais em promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 3, p. 687-688, 2017.

POLIZELI, L. V. B. et al. Caracterização e impacto dos projetos de pesquisa em saúde encaminhados a um conselho municipal de avaliação em pesquisa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 7, 2017.

RIBEIRO, D. G.; DOVIGO, L. N.; SILVA, S. R. C. Avaliação de um método educativo em saúde bucal aplicado em escolares de ensino público. Arquivos em Odontologia, v. 45, n. 3, 2016.

ROCHA, P. F.; WARMLING, C. M.; TOASSI, R. F. C. Preceptoria como modalidade de ensino na saúde: atuação e características do preceptor cirurgião-dentista da atenção primária. Saberes Plurais: Educação na Saúde, v. 1, n. 1, 2016.

SANTOS, B. É. F. Avaliação discente sobre interação ensino, serviços e comunidade em equipes de saúde integradas ao Programa Mais Médicos em estado da Amazônia. 2016.

SORDI, M. R. L.; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, 2009.

VELOSO, L.; ABRANTES, P.; CRAVEIRO, D. A avaliação externa de escolas como processo social. Educação, Sociedade & Culturas, n. 33, p. 69-88, 2011.

XAVIER, D. B. et al. Portfolio Reflexivo Eletrônico: experiência inovadora de sanitaristas na Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hub/UnB. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 11, n. 1, 2017.

ZIMMERMANN, M. H.; SILVEIRA, R. F. M.; GOMES, R. Z. Formação continuada no ensino de ciência da saúde: avaliação de habilidades e feedback efetivo. Ensino & Pesquisa, v. 14, n. 02, 2016.

Downloads

Publicado

16-01-2018

Como Citar

Pissaia, L. F., Quartieri, M. T., Amado, N. M. P., Carreira, S. P. G., Rehfeldt, M. J. H., & Costa, A. E. K. da. (2018). Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde. Revista Sustinere, 5(2), 279–295. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30285