Metodologia de problematização como processo avaliativo em um curso profissionalizante na área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30285Palavras-chave:
Avaliação, Ensino Profissionalizante, Problematização, Ensino em SaúdeResumo
Este estudo objetiva analisar a utilização da metodologia da problematização como processo avaliativo de estudantes na área da saúde. Utilizou-se como campo de estudo uma turma composta por cinco estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos. Os resultados observados versam sobre a dificuldade em incorporar a metodologia da problematização como um processo avaliativo em um currículo já estruturado. Verificou-se que os alunos ainda possuem um estigma quando indagados sobre avaliações, inferindo sobre situações punitivas. Observou-se que os estudantes compreenderam a importância do processo e utilizaram-se dele para exercitar sua própria aprendizagem. Considera-se que a metodologia utilizada possibilitou mensurar de modo subjetivo a aprendizagem dos estudantes, contemplando suas próprias discussões e conhecimentos prévios estabelecidos em sala de aula.Referências
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