Contribuições teóricas e abordagens históricas do Efeito Fotoelétrico
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.26216Parole chiave:
Efeito fotoelétrico. História das Ciências. Livros Didáticos. Física Moderna.Abstract
Uma crescente produção de trabalhos acadêmicos tem analisado a presença de uma abordagem histórica em conteúdos de disciplinas da Física. Contudo, a maioria dos resultados desses estudos não chega aos professores, deixando-os a mercê de histórias (ou estórias) distorcidas e/ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos (LDs). Ao considerarmos a possibilidade do uso da História das Ciências (HC) no ensino e a importância de se ensinar um conteúdo relacionado a uma Física dita moderna, torna-se relevante examinar como se dá essa articulação nos livros didáticos, uma vez que esses são a principal ferramenta didática a que o docente tem acesso. A pseudo-história encontrada em alguns LDs de Física reforça conhecidos mitos científicos e transmitem falsas concepções históricas a estudantes e professores. Tais percepções evidenciam a necessidade de trabalhos que realcem abordagens históricas de caráter válido acerca de conteúdos de Física. Assim, considerando a importância da HC, destacamos a relevância de se examinar a presença dessa inter-relação nos LDs de Física para o ensino superior, investigando como o conteúdo histórico referente ao efeito fotoelétrico está apresentado nesses materiais. Para isso, tomamos como base dois critérios: o primeiro se refere à fidelidade do material analisado, em comparação com os trabalhos originais, levando em consideração a abordagem histórica do efeito fotoelétrico e o segundo critério consiste na análise da presença de concepções inadequadas em materiais didáticos do ensino superior sobre aspectos históricos da ciência, como mitos, inadequações e anacronismos.
Riferimenti bibliografici
ALLCHIN, D.. Scientific myth-conceptions. Science Education, v. 87, n. 3, p. 329-351, 2003.
EINSTEIN, A.. On a heuristic point of view concerning the production and transformation of light. Annalen der Physik, vol. 17, p. 132-148, 1905. Disponível em < http://www.einsteinpapers.press.princeton.edu/vol2-trans >. Acesso em 20 de outubro de 2014.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos da Física. v.. 4. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
HERTZ, H. R.. Electric waves: Being Researches on the propagation of electric Action With Finite Velocity Through Space. London; Macmillan and Co, 1893.
KLASSEN, S.. The photoelectric effect: Reconstructing the story for the physics classroom. Science & Education, v.18, p. 593-607, 2009.
KUHN, T.. A Estrutura das Revoluções Científicas. [1962]. Ed Perspectiva, São Paulo, (1998).
LEITE, L.. History of science in science education: Development and validation of a checklist for analyzing the historical content of science textbooks. Science & Education, v. 11, n. 4, p. 333-359, 2002.
LENARD.P.E.A.V.. "Uber die lichtelektrische Wirkung." AP, 5 Leipzig, (1902), 149-198.
_______________. On cathode rays. Nobel lecture, may 28, 1906. p.105-134
MANGILI, A. I.. Heinrich Rudolph Hertz e a descoberta do efeito fotoelétrico: Um exemplo dos cuidados que devemos ter ao utilizar a história da ciência na sala de aula. História da ciência e ensino: construindo interfaces. v.6, p. 32-48, 2012.
MARTINS, A.F.P.. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.
MARTINS, L A-C. P.. História da ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005.
MARTINS, R. A.. A maçã de Newton: História, Lendas e Tolices. In: SILVA, C. C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
______. ¿Que es descubrimiento cientifico de um nuevo fenómeno? In: SOTA, Eduardo & URTUBEY, Luis (eds.) Epistemología e Historia de la Ciência. Córdobra: Universidad Nacional de Córdobra, 1999. Vol. 5 (n.5), pp. 281-288.
MATTHEWS, M. R.. Science Teaching - The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
MILLIKAN, R. A.. “A Direct Photoelectric Determination of Planck’s “h”, Physical Review, Second Series, vol. VII, n° 3, p. 355-388, (1916).
NÍAZ, M.; KLASSEN, S.; MC MILLAN, B.; METZ, B.. Reconstruction of the history of the photoelectric effect and its implications for general physics textbooks, Science Education, 94, 903‐931, 2010.
NUSSENZVEIG, H. M.. Ótica, relatividade e física quântica. Curso de Física básica. São Paulo: Blucher, 1998.
PAGLIARINI, C.R.. Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de Física para o ensino médio. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007. Disponível em
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Diss rtacoes/1017.pdf>. Acesso em 15 de abril de 2016.
TYPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A.. Física moderna. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.. Física IV: Ótica e física moderna. v. 4. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
WHEATON, B. R.. Philipp Lenard and the photoelectric effect, 1889 - 1911. Historical Studies in the Physical Sciences, 9, 199 - 322. (1983).
WHITAKER, M. A. B.. History and quasi-history in physics education. Part I, Physics education, vol. 14, p. 108 – 112, 1979.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Il copyright degli articoli pubblicati nel Rivista SUSTINERE appartengono alla (s) è autore (s) in questione (s) (s), con i primi diritti di pubblicazione concessi al SUSTINERE ufficiale.
Gli articoli pubblicati sono accessibili al pubblico, libero di utilizzare, con l'assegnazione obbligatoria di autore originale, in base ai modelli di licenza 4.0 adottata dalla rivista Creative Commons.

Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.