Construção coletiva de um currículo por competência para a residência em Medicina de Família e Comunidade

Autores

  • Gustavo de Oliveira Figueiredo
  • Valéria Ferreira Romano Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Pereira Stelet Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Esteves Teixeira-Júnior Faculdade de Medicina Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.25797

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Currículo, Residência Médica, Medicina de Família e Comunidade, Educação Médica

Resumo

Trata-se de um estudo de caso que apresenta o processo e o produto da construção de um currículo por competência, elaborado de forma compartilhada entre os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP), desenvolvido em parceria com a Clínica da Família Victor Valla, no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro. A necessidade de reconfigurar o currículo da Residência em Medicina de Família e Comunidade da UFRJ e da ENSP foi uma resposta ao desejo de qualificação de um processo de ensino em serviço na Atenção Primária à Saúde, como uma demanda de solidificação do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia utilizada foi a de construção coletiva por meio de ciclos de oficinas de currículo e ensino com um total de 64 horas de encontros presenciais, entre os meses de janeiro a março de 2014. Valorizou-se uma abordagem participativa na qual uma equipe multiprofissional de dezessete pessoas trabalhou coletivamente em todo o processo de construção do projeto político-pedagógico do currículo. Como resultado foi elaborado um currículo por competência, organizado em oito dimensões, que buscou interseções entre os campos da Medicina de Família e Comunidade, da Saúde Coletiva e da Educação em Saúde. Este artigo traduz, em prospecção, a expectativa de abertura ao diálogo, na esperança de que outros programas de residência também promovam a ressignificação de seus currículos e qualifiquem o debate sobre formação profissional para o SUS.

 

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

Figueiredo, G. de O., Romano, V. F., Stelet, B. P., & Teixeira-Júnior, J. E. (2017). Construção coletiva de um currículo por competência para a residência em Medicina de Família e Comunidade. Revista Sustinere, 4(2), 265–286. https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.25797