Construção coletiva de um currículo por competência para a residência em Medicina de Família e Comunidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.25797Palavras-chave:
Educação em Saúde, Currículo, Residência Médica, Medicina de Família e Comunidade, Educação MédicaResumo
Trata-se de um estudo de caso que apresenta o processo e o produto da construção de um currículo por competência, elaborado de forma compartilhada entre os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP), desenvolvido em parceria com a Clínica da Família Victor Valla, no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro. A necessidade de reconfigurar o currículo da Residência em Medicina de Família e Comunidade da UFRJ e da ENSP foi uma resposta ao desejo de qualificação de um processo de ensino em serviço na Atenção Primária à Saúde, como uma demanda de solidificação do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia utilizada foi a de construção coletiva por meio de ciclos de oficinas de currículo e ensino com um total de 64 horas de encontros presenciais, entre os meses de janeiro a março de 2014. Valorizou-se uma abordagem participativa na qual uma equipe multiprofissional de dezessete pessoas trabalhou coletivamente em todo o processo de construção do projeto político-pedagógico do currículo. Como resultado foi elaborado um currículo por competência, organizado em oito dimensões, que buscou interseções entre os campos da Medicina de Família e Comunidade, da Saúde Coletiva e da Educação em Saúde. Este artigo traduz, em prospecção, a expectativa de abertura ao diálogo, na esperança de que outros programas de residência também promovam a ressignificação de seus currículos e qualifiquem o debate sobre formação profissional para o SUS.
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