Indicadores de sustentabilidade para monitoramento de projetos de recuperação de áreas degradadas
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2015.17326Palavras-chave:
Recuperação de áreas degradadas, Monitoramento, Matriz de indicadores, Método Delphi.Resumo
Nos últimos anos o crescimento da população e a ação do homem transformou diversos ecossistemas, aumentando significativamente a quantidade de áreas degradadas. Tendo em vista a necessidade de recuperar essas áreas, o Estado brasileiro determina a realização de Projetos de Recuperação de Àreas Degradadas (PRADs), que incluem monitoramento e avaliação da área. Este artigo teve como base duas formas de monitoramento, a proposta SER (2004) que apresenta diretrizes universais de recuperação, 9 atributos de áreas restauradas e 3 estratégias de avaliação, embora não apresente indicadores RAD;e a proposta de MELO et al., (2010) que apresenta uma Matriz de Avaliação de Projetos de Restauração, com 7 indicadores RAD. Os indicadores de sustentabilidade para essas áreas foram definidos por meio do Método Delphi. A aplicação da matriz de indicadores de sustentabilidade é um importante instrumento de planejamento, monitoramento e avaliação de áreas degradadas e a utilização do método Delphi para a construção da matriz garante um trabalho de monitoramento e avaliação mais eficiente e completo.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2015.17326
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.