TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH): UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE BASE COGNITIVO COMPORTAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2014.11806Parole chiave:
Transtorno desafiador de oposição, altas habilidades, abordagem psicopedagógica de base cognitivo-comportamental.Abstract
DOI: 10.12957/sustinere.2014.11806
Este artigo tem por objetivo discutir os vários instrumentos adotados pela abordagem cognitivo-comportamental, no atendimento psicopedagógico de uma criança com transtorno desafiador de oposição e altas habilidades. A partir do diagnóstico realizado por um neuropediatra, relativo ao transtorno desafiador de oposição, instrumentos foram introduzidos no processo psicopedagógico, tais como a Investigação das cognições, emoções e ações; a Economia de fichas; a Parada na ação indesejada e o Cartão de informe, com vistas a promover o decréscimo do comportamento disruptivo da criança pesquisada. No que diz respeito ao comportamento relativo às altas habilidades, foram introduzidas a Lista de Características de Altas Habilidades; as Matrizes Progressvas de Raven e o Modelo Triádico de Renzulli & Mönks. Os resultados da pesquisa registraram decréscimo do comportamento relativo ao transtorno desafiador de oposição e a expressão do comportamento relativo às altas habilidades/superdotação.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Il copyright degli articoli pubblicati nel Rivista SUSTINERE appartengono alla (s) è autore (s) in questione (s) (s), con i primi diritti di pubblicazione concessi al SUSTINERE ufficiale.
Gli articoli pubblicati sono accessibili al pubblico, libero di utilizzare, con l'assegnazione obbligatoria di autore originale, in base ai modelli di licenza 4.0 adottata dalla rivista Creative Commons.

Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.