TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH): UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE BASE COGNITIVO COMPORTAMENTAL

Autores

  • Maria Claudia Dutra Lopes Barbosa FAETEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2014.11806

Palavras-chave:

Transtorno desafiador de oposição, altas habilidades, abordagem psicopedagógica de base cognitivo-comportamental.

Resumo

DOI: 10.12957/sustinere.2014.11806

Este artigo tem por objetivo discutir os vários instrumentos adotados pela abordagem cognitivo-comportamental, no atendimento psicopedagógico de uma criança com transtorno desafiador de oposição e altas habilidades. A partir do diagnóstico realizado por um neuropediatra, relativo ao transtorno desafiador de oposição, instrumentos foram introduzidos no processo psicopedagógico, tais como a Investigação das cognições, emoções e ações; a Economia de fichas; a Parada na ação indesejada e o Cartão de informe, com vistas a promover o decréscimo do comportamento disruptivo da criança pesquisada. No que diz respeito ao comportamento relativo às altas habilidades, foram introduzidas a Lista de Características de Altas Habilidades; as Matrizes Progressvas de Raven e o Modelo Triádico de Renzulli & Mönks. Os resultados da pesquisa registraram decréscimo do comportamento relativo ao transtorno desafiador de oposição e a expressão do comportamento relativo às altas habilidades/superdotação.

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Publicado

11-07-2014

Como Citar

Barbosa, M. C. D. L. (2014). TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH): UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE BASE COGNITIVO COMPORTAMENTAL. Revista Sustinere, 2(1), 37–48. https://doi.org/10.12957/sustinere.2014.11806