ESTUDO DE CASO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM MALHAS RODOVIÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.90978Resumo
Estradas são vitais para o crescimento da economia de uma nação, contudo, os impactos ecológicos causados por estradas têm sido considerados por muitos autores um dos principais fatores responsáveis pela perda de biodiversidade no mundo. A atividade de Estradas de Rodagem está citada em primeiro lugar na lista de atividades cujo licenciamento dependerá da elaboração e aprovação do EIA/RIMA (Estudo de Impactos Ambientais / Relatório de Impactos Ambientais). A avaliação de impactos ambientais (AIA) é uma análise que nos permite verificar quais impactos podem estar associados a um determinado empreendimento, e uma das ferramentas que podem ser utilizadas para isso é a Matriz de Leopold. Através dos resultados encontrados na Matriz de Leopold, podemos observar que, comparando-se a hipótese de realizar a obra com plano de mitigação de impactos e a hipótese de não realizar a obra, temos o resultado favorável à realização da obra, ou seja a realização da obra, embora traga alguns impactos negativos, com a implementação do plano de mitigação de impactos ambientais, será a melhor alternativa no cenário analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Marquini Zuntini Pinto, Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Josimar Ribeiro de Almeida, Patrícia dos Santos Matta, Raphael do Couto Pereira, Tetyana Gurova

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.