VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS DANOS AMBIENTAIS E FONTES CONTAMINANTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2024.82790Palabras clave:
Avaliação, Dano ambiental, Fontes poluentesResumen
O interesse em massa pelas questões ambientais surgiu no final da década de 1960. Foi então que começaram a ser percebidos com clareza os problemas de degradação do meio ambiente, que a princípio incidiam principalmente na poluição. Naquela época, o conceito de meio ambiente tinha dois significados bastante claros, dependendo do que era aplicado em países industrializados ou em desenvolvimento. No primeiro caso, as questões ambientais incidiam quase exclusivamente sobre os aspectos da poluição, caso em que foi correto considerar que os problemas ambientais eram de natureza tecnológica, ao passo que nos países em desenvolvimento o conceito era muito mais amplo e de carácter socioeconómico e económico. Mais políticos do que tecnológicos, já que se consideravam os problemas ambientais prioritários, justamente os derivados do subdesenvolvimento: problemas sanitários, condições de assentamentos humanos, carência de moradias e escolas, deficiências nutricionais, destruição de florestas e perda de solo, destruição ou má exploração dos recursos naturais ou outros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elenice Rachid da Silva Lenz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.