AVALIAÇÃO DE RISCO, IMPACTO E DANO AMBIENTAL EM SISTEMAS CLIMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2023.79781Palavras-chave:
Sistemas climáticos, Risco ambiental, Impacto atmosférico, Aquecimento globalResumo
Desde o início de sua existência, o homem interage com o meio que o cerca, modificando-o e transformando-o de acordo com suas necessidades. Uma das consequências da crescente capacidade dos seres humanos de modificar e criar seu próprio ambiente foram à capacidade de manter um crescimento populacional constante. As novas tecnologias industriais, agrícolas e medicinais dos últimos 200 anos levaram a taxas crescentes de expansão demográfica. A pesquisa orientada pelo método dialético revela a historicidade do fenômeno e suas relações. As variáveis climáticas são influenciadas por ações do homem como, por exemplo, uma edificação, mesmo em escala reduzida. Cada construção converte a radiação solar que entra no sistema em calor de uma forma diferente. Muitos agem como pequenas ilhas de calor, devido tanto à absorção quanto à subsequente radiação da energia solar. Desta forma, cada edifício torna-se a sua própria pequena célula de convecção com o ar quente ascendente. Em áreas com menor densidade populacional, como as áreas rurais, o clima muda devido às mudanças no uso do solo e da água subterrânea. Exemplos de mudanças climáticas de média escala causadas por interferência humanas fora de áreas urbanas ou recentemente desmatadas são considerados raros, porém as de pequenas escalas é possível sentir à prazo, diferente das mudanças da cidade que são totalmente perceptíveis. As mudanças macro do clima já sentidas na atmosfera da Terra são chamadas de mudanças globais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elenice Rachid da Silva Lenz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.