AVALIAÇÃO DE RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM MALHA RODOVIÁRIA

Autores

  • Tetyana Gurova Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Patrícia dos Santos Matta Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Cleber Vinicius Akita Vitorio Helium Corp Engenharia
  • Raphael do Couto Pereira Troy University (EUA)
  • Letícia Cardoso Ferreira Troy University (EUA)
  • Josimar Ribeiro de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2023.79779

Palavras-chave:

Duplicação de rodovia, Impactos ambientais, Fragmentação de habitat, Matriz de interação

Resumo

A BR 101 é uma rodovia de grande importância para o país e vêm sofrendo obras de duplicação para diminuir o número de congestionamentos e acidentes ao longo de sua extensão. O trecho compreendido entre o km 190,3 ao km 144,2 transpassa uma Unidade de Conservação (UC) e uma Área de Proteção Ambiental (APA), áreas onde a biodiversidade deve ser preservada, tendo seu amparo legal através de Lei 6938/81, Política Nacional do Meio Ambiente. Foram identificados onze impactos ambientais do meio biótico causados por este empreendimento e avaliados através de uma matriz de interação. Os impactos foram negativos e revelam uma situação preocupante devido aos danos permanentes causados ao ecossistema adjacente, que podem afetar as populações da fauna e da flora.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Gurova, T., Matta, P. dos S., Vitorio, C. V. A., Pereira, R. do C., Ferreira, L. C., & Almeida, J. R. de. (2023). AVALIAÇÃO DE RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM MALHA RODOVIÁRIA. Revista Internacional De Ciências, 13(3), 20–22. https://doi.org/10.12957/ric.2023.79779

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>