CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952Keywords:
Corpo e movimento, dança educativa, jogo teatral, teatro-imagem.Abstract
Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.
References
BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Hucitec, 1977.
______. Stop c´est magique! Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.
DANTAS, Estélio H. M. Pensando o Corpo e o Movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1993
LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 3ª ed. Tradução Anna Maria Barros de Becchi; Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.
LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo, Cosac&Naify, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo>. Acesso em 20/julho/2020.
LIMA, H. J.R. O temo no processo criativo das asmarias cia de teatro. (Dissertação de mestrado), Natal RN, 2011.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
NICKEL, Hans-Wolfgang. Regie: Thema und Konzept; .Berlim, Schibri-Vorlag, 2009.
NISTA-PICCOLO, Vilma L; MOREIRA, Wagner W. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2012. 192 p.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. SP : Perspectiva, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed.34, 2009.
RYNGAERT J. J. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
SCARPATO, Marta Thiago. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Campinas, SP, 1999
SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
VYGOTSKI L.S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License