INCORPORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SUA APLICABILIDADE NO FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.89147Abstract
Esta pesquisa abordou uma proposta de diálogo nas aulas de matemática acerca das transformações tecnológicas ocasionadas pela inteligência artificial (IA), de forma contextualizada com o futebol. O objetivo desse trabalho foi incorporar a inteligência artificial nas aulas de matemática através da sua aplicabilidade no futebol, dialogando com a construção de conhecimentos de conteúdos de estatística, geometria e porcentagem, por um viés da educação matemática crítica. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação multirreferencial, tendo como contexto a docência na cibercultura, pesquisando em sintonia com o exercício docente. Ademais, a investigação se deu por meio de uma proposta e experienciação de uma sequência didática, sendo os praticantes culturais estudantes de uma turma do ensino médio. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade da construção de estudantes críticos e reflexivos acerca das consequências que do avanço da IA e suas implicações em nossa sociedade. Mas a questão colocada é: as aulas de matemática podem contribuir com a formação de cidadãos críticos no que concerne às transformações tecnológicas causadas pela IA? Através do desenvolvimento desse estudo, foi possível discorrer sobre os pontos positivos, contrapontos e questões éticas que atravessam a IA e sua aplicabilidade no futebol, sendo possível observar que apesar de os alunos estarem imersos na era tecnológica, ainda precisam refletir sobre o uso correto e ético das tecnologias a seu favor, bem como entender as consequências das transformações que estão ocorrendo nos últimos anos em nossa sociedade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Mariana da Silva Soriano

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License