INCORPORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA SUA APLICABILIDADE NO FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.89147Resumo
Esta pesquisa abordou uma proposta de diálogo nas aulas de matemática acerca das transformações tecnológicas ocasionadas pela inteligência artificial (IA), de forma contextualizada com o futebol. O objetivo desse trabalho foi incorporar a inteligência artificial nas aulas de matemática através da sua aplicabilidade no futebol, dialogando com a construção de conhecimentos de conteúdos de estatística, geometria e porcentagem, por um viés da educação matemática crítica. A metodologia utilizada é a pesquisa-formação multirreferencial, tendo como contexto a docência na cibercultura, pesquisando em sintonia com o exercício docente. Ademais, a investigação se deu por meio de uma proposta e experienciação de uma sequência didática, sendo os praticantes culturais estudantes de uma turma do ensino médio. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade da construção de estudantes críticos e reflexivos acerca das consequências que do avanço da IA e suas implicações em nossa sociedade. Mas a questão colocada é: as aulas de matemática podem contribuir com a formação de cidadãos críticos no que concerne às transformações tecnológicas causadas pela IA? Através do desenvolvimento desse estudo, foi possível discorrer sobre os pontos positivos, contrapontos e questões éticas que atravessam a IA e sua aplicabilidade no futebol, sendo possível observar que apesar de os alunos estarem imersos na era tecnológica, ainda precisam refletir sobre o uso correto e ético das tecnologias a seu favor, bem como entender as consequências das transformações que estão ocorrendo nos últimos anos em nossa sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana da Silva Soriano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional